24/11/2022
Evento contou com palestras e visou a troca de informações e experiências entre os profissionais
O Novembro Roxo é conhecido como o mês internacional de sensibilização à prematuridade. O objetivo da campanha é conscientizar a população acerca das prevenções e consequências do parto antecipado. A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade. No Brasil, cerca de 340 mil partos prematuros são realizados por ano, o que dá ao país a décima posição no ranking mundial.
Pensando nisso, o Hospital Santa Teresa realizou um Simpósio de prematuridade para celebrar a data. O evento ocorreu no salão nobre e contou com a presença de profissionais que são referência em neonatologia. O intuito foi sensibilizar e capacitar os presentes para lidar com as consequências da prematuridade.
“O simpósio é importante porque dessa forma trazemos inovações para o nosso Hospital. Nós compartilhamos informações e experiências, sempre buscando oferecer mais segurança aos pacientes”, explica a supervisora da UTI Neonatal e pediátrica do Hospital Santa Teresa, Flávia Carvalho Santos.
Desde a abertura da UTI Neonatal e Pediátrica, em 2019, mais de 500 bebês já foram atendidos. “Nossa equipe é muito comprometida com o bem-estar dos bebês e familiares. Estamos sempre promovendo ações na tentativa de alertar sobre o tema e acolher os pais que ficam muito tempo na unidade, acompanhando os filhos. Também nos preocupamos muito com eles, pois sabemos como é difícil deixar um bebê internado e não poder levá-lo para a casa”, conta a supervisora.
Durante o simpósio, os presentes puderam conferir palestras sobre: Neuroproteção, Broncodisplasia em prematuros, medidas de conforto no alívio da dor, como o bebê deve ser tratado após receber alta da UTI, lesões de pele e oxigenoterapia. Além disso, ao final, algumas mães de UTI também foram convidadas para contar sobre suas experiências e angústias durante o tempo de internação dos seus filhos.
Para finalizar a semana de comemoração e conscientização sobre o tema, tendo como referência o slogan: “Lute como um prematuro”, os pequenos ganharam roupas de lutador para celebrar a data. O objetivo era atrair a atenção dos familiares e mostrar que, apesar do pouco tamanho, os bebês estão lutando para sair dali e conhecerem logo o seu novo lar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário