plasamed

plasamed

terça-feira, 7 de março de 2023

Hospital São José promove doação de cabelos para mulheres com câncer

 

Projeto “Seu Cabelo por um Sorriso” empodera pacientes desde 2016

07/03/2023

No dia 8 de março se celebra o Dia Internacional das Mulheres, data que busca não só celebrar e reconhecer conquistas sociais, mas também protestar e lutar pelos direitos delas. Para muito além do mês de março, o Hospital São José procura participar dessa luta com um tratamento humanizado e digno para todas as mulheres. Exemplo disso é o projeto “Seu Cabelo por um Sorriso”, que estimula a doação de cabelos para pacientes com câncer.

O projeto, criado em 2016, busca empoderar e recuperar a autoestima das pacientes que podem sofrer com a alopecia (queda de cabelos) durante o tratamento. “Um dia uma paciente que amava o cabelo dela me pediu uma peruca e, quando fomos verificar, não tínhamos nenhuma que atendesse a necessidade dela. O nosso objetivo foi construir um caminho de amor e trazer o sorriso para elas”, revela Alexandra Gallindo, supervisora de Oncologia do Hospital São José.

Qualquer pessoa com um cabelo um pouco mais longo pode contribuir com as doações: basta amarrar um rabo de cabelo a partir de 15 cm, cortar acima do elástico e depois entregá-lo na recepção do ambulatório de oncologia. As entregas podem ser feitas a partir das 13h, de segunda à sexta-feira. As perucas são todas doadas para pacientes que fazem tratamento quimioterápico no Hospital São José.

São aceitos todos os tipos de cabelo, inclusive os que foram submetidos a algum tratamento químico. “No momento da entrega, tiramos uma foto e criamos um certificado para estimular as pessoas a doarem. Recebemos muita entrega de cabelo de criança, elas têm satisfação em doar”, completa Alexandra.

“O cabelo para a mulher é o nosso cartão de visita e perdê-lo é como perder a nossa identidade. Levar a autoestima e esperança para as nossas pacientes faz toda a diferença, deixá-las com um sorriso no rosto mostrando para elas que com cabelo ou sem cabelo elas continuam sendo mulheres bonitas. Essa atitude fortalece a nossa missão e o nosso compromisso com o tratamento humanizado”, conclui a Supervisora de Oncologia do Hospital São José.

O projeto já contou com algumas parcerias, mas hoje quem confecciona as perucas é José Paulo, morador de Petrópolis que após uma perda familiar decidiu se voluntariar e ajudar essas mulheres. Você também pode ajudar, doe!

A Cura D'Alma



Nenhum comentário:

Postar um comentário