Já consolidado como um dos maiores congressos de oncologia do Estado, ECIP concentrará mais de 800 profissionais de saúde no interior de São Paulo
O segundo dia do 5º Encontro de Cancerologia no Interior Paulista (ECIP), que é realizado em conjunto com o 12º Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária, será marcado por palestras que apresentarão grandes novidades no tratamento contra o câncer de mama. As apresentações serão realizadas na manhã desta sexta-feira, 24, no Centro de Convenções da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).
As duas apresentações mostram a importância dos avanços científicos para o tratamento do câncer de mama, o segundo mais incidente em mulheres no mundo, representando 24,5% de novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Somente em 2022 foram atendidas 337 pessoas diagnosticadas com a doença na Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (Funfame), que organiza o 5ª ECIP.
A primeira palestra, apresentada pelo oncologista clínico Dr. Antonio Carlos Buzaid, falará do medicamento inovador “trastuzumabe deruxtecana”. O remédio age sobre a proteína HER2, uma das principais vias de estímulo para proliferação celular responsáveis por causar o câncer de mama.
O médico irá explicar a melhor maneira de conduzir tratamentos com a medicação além de abordar e discutir dados dos principais estudos com a mesma. Tal medicamento ajuda no controle de casos graves da doença, como metástases (quando o câncer se espalhou para outras regiões do corpo, inclusive sistema nervoso).
Na sequência, a apresentação ministrada pelo oncologista clínico, Dr. Carlos Henrique dos Anjos, abordará novas evidências em tratamentos mamários combinados, ou seja, que une dois ou mais tipos de modalidades de terapia oncológica.
Ele abordará dois quadros específicos, de pacientes com tumores mamários: oligometastáticos (quando há cinco ou menos pontos de metástase no corpo), e de oligoprogressão (quando o controle sistêmico de doença está adequado, exceto em um ou dois sítios de progressão).
"Existem casos em que vale a pena adicionar tratamento local, como radiocirurgia, cirurgia, ou radioablação, ao invés de manter apenas o tratamento medicamentoso, como é feito atualmente. Na palestra, discutiremos a abordagem desse tipo de consulta e como ela pode ser realizada de forma mais eficiente”, afirma Dr. Carlos Henrique dos Anjos.
Sábado terá enfoque na melhoria da qualidade de vida de pacientes
O sábado, 25, também é marcado por grandes apresentações, como a do médico oncologista do HB Onco, Dr. João Daniel Guedes. Dessa vez o tema será a eficácia da imunoterapia, que ajuda o sistema imunológico a identificar as células defeituosas que causam o câncer, mudando a forma como o tratamento pode ser conduzido e aumentando a qualidade de vida dos pacientes.
Segundo o especialista, por muito tempo tratamentos de tumores se baseavam em cirurgias, radioterapias e quimioterapias convencionais. Porém, estudos recentes mostraram que a imunoterapia é muito eficaz no tratamento de determinados tipos de câncer, como o ginecológico.
Além disso, o urologista oncológico Dr. Stenio Cássio Zequi também fecha o último dia de evento, abordando tratamento de pacientes que perderam a bexiga devido a tumores. Serão debatidos os prós e contras da técnica de bricker (que consiste no uso bolsa de urostomia) e da neobexiga (quando é construída uma nova bexiga com o uso de parte do intestino delgado). Segundo o especialista, os critérios dessa escolha devem ser baseados na qualidade de vida do paciente e esse será um dos focos da palestra.
Esses são alguns dos diversos temas abordados na 5º edição do ECIP, que reúne mais de 800 grandes profissionais de saúde em Rio Preto. A programação completa está disponível no site https://ecip.com.br .
Horário das apresentações:
Sexta-feira: Módulo Mama – 08h às 12h
Apresentação às 08h45 às 09h Câncer de mama HER-2 low: como manejar. Palestrante: ANTONIO CARLOS BUZAID (SP)
Apresentação às 09h às 09h15 Controvérsias no câncer de mama metastático: doença oligometastática e oligoprogressão. Palestrante: CARLOS HENRIQUE DOS ANJOS (SP)
Sábado:
10h15 às 12h - Módulo Urooncologia // Apresentação às 10h15 às 10h30 Bricker ou neobexiga? Vantagens e desvantagens em 2023. Palestrante: STENIO CASSIO ZEQUI (SP)
13h às 15h - Módulo Oncoginecologia // Apresentação às 14h10 às 14h30 Mudanças no paradigma terapêutico dos cânceres ginecológicos através da imunoterapia. Palestrante: JOÃO DANIEL CARDOSO GUEDES (SP)
A Cura D'Alma
Nenhum comentário:
Postar um comentário