plasamed

plasamed

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Hospital Dona Helena recebe o Selo Prata no Programa Brasileiro GHG Protocol

 

16/11/2023


Centro de excelência em serviços médicos, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), é a única instituição de saúde em Santa Catarina a entrar no Registro Público de Emissões, plataforma pioneira no país para divulgação transparente dos inventários de emissões de gases de efeito estufa das organizações participantes do Programa Brasileiro GHG Protocol. Mais de 1.450 organizações já ingressaram no sistema, que se constitui na maior base de inventários organizacionais públicos da América Latina.

A instituição catarinense acaba de receber o Selo Prata do programa, a partir das informações sobre os impactos de sua atividade na emissão de gases de efeito estufa. Banco de dados multissetorial, a presença na plataforma promove o reconhecimento das organizações pela iniciativa voluntária de transparência e exercício de responsabilidade socioambiental corporativa. A adesão do Dona Helena é resultado de uma parceria entre o InovaDona, o centro de inovação do hospital, e a Organa Biotech Soluções Ambientais, startup de biotecnologia. Chander Turcatti, gerente do InovaDona, salienta que a iniciativa partiu de uma demanda do hospital, que buscou suporte na Biotech para viabilizar a ideia. “A conexão de empresas de todos os portes com as startups fomenta o seu crescimento, contribuindo para o desenvolvimento econômico das cidades”, reforça.

A equipe da Organa Biotech produziu um minucioso levantamento sobre o consumo de recursos operacionais e energia necessários para o funcionamento do hospital, apurando a emissão de gases de efeito estufa – a chamada “pegada de carbono” de sua operação. “A parceria foi extremamente frutífera e demonstra a intenção do hospital em fazer a sustentabilidade, de fato e de direito, em sua área”, avalia o CEO da Biotech, Guilherme Ottoni Zimmermann. O executivo destaca que o programa não deve ser visto como um ranking, mas como um posicionamento de que a instituição está disposta a mostrar o impacto ambiental de sua atividade.

“Temos o maior orgulho por mais este reconhecimento por nossas boas práticas, o que demonstra, mais uma vez, o nosso pioneirismo e o nosso compromisso com a comunidade”, afirma o diretor geral José Tadeu Chechi.

No campo da sustentabilidade, entre outras iniciativas, o Dona Helena adota a logística reversa, reencaminhando para o fornecedor materiais descartáveis que possam ser reciclados – e, assim, reduzindo o volume de lixo hospitalar. Recentemente, também em parceria com fornecedor, implementou o rastreamento por chip em todas as peças de hotelaria utilizadas por pacientes e funcionários, o que permite a otimização dos estoques, com melhor gerenciamento da vida útil das roupas, além da redução do índice de carbono e consumo de água para a lavagem das peças. Outra ação foi a substituição de aventais descartáveis por aventais reutilizáveis – em seis meses, 210 mil aventais no padrão anterior deixaram de ser descartados.

Fonte: Hospital Dona Helena

Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

A Cura D'Alma




Nenhum comentário:

Postar um comentário