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sexta-feira, 19 de novembro de 2021

PROADI-SUS oferece 50 cursos online gratuitos para profissionais de saúde de todo o país

 

18/11/2021


Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e em parceria com o Ministério da Saúde, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), está com inscrições abertas para 50 cursos de qualificação voltados aos profissionais da área da saúde. As aulas na modalidade EaD são gratuitas e fazem parte de cinco projetos que a instituição conduz pelo PROADI-SUS – os períodos de inscrição variam de dezembro deste ano a dezembro de 2023. Os temas abordados são voltados à ética em pesquisa com seres humanos, compreensão de diretrizes assistenciais, segurança do paciente na assistência farmacêutica, medidas de inspeção em comunidades terapêuticas e práticas em serviços de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica.

Conheças as iniciativas que oferecem as qualificações:

·         TeleUTI (Pediátrica): disponível até dezembro de 2021

Com o objetivo de utilizar a telemedicina para discussão de casos clínicos, educação a distância e treinamentos em Unidades de Terapia Intensiva, visando a sistematização do atendimento, qualificação do cuidado e redução de riscos inerentes à assistência aos pacientes críticos, o projeto TeleUTI oferece cinco cursos online sobre Suporte Básico e Avançado de vida em Pediatria, Avaliação da dor e Recomendações para Prevenção de IPCS.

Duração: De 2h a 4h.

Público-alvo: Profissionais de saúde que atuam em Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas.

·         Paciente Seguro: disponível até março de 2022

Visando implantar e qualificar o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em instituições de saúde do Brasil, o projeto Paciente Seguro disponibiliza 11 cursos abordando Segurança do Paciente, Gestão de Riscos, Liderança e Trabalho em Equipe. Os cursos sobre Modelo de Melhoria, são os primeiros deste formato produzidos por especialistas nacionais e dentro do contexto brasileiro.

Duração: De 1h a 6h.

Público-alvo: Profissionais clínicos e não-clínicos da área da saúde, graduados em nível superior que desenvolvam ações de melhoria contínua na promoção da segurança do paciente.

·         EAD ANVISA: disponível até dezembro de 2021

Em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Hospital Moinhos de Vento disponibiliza 17 ferramentas educacionais com acesso a diretrizes que embasam as práticas de excelência de funcionamento dos serviços de saúde no país. O intuito das capacitações é orientar como devem funcionar os serviços de assistência médica tendo como base as medidas regulatórias propostas pela ANVISA, além de fornecer ao profissional total domínio da aplicabilidade das normas, portarias e resoluções que norteiam as inspeções nos diversos estabelecimentos de saúde do país.

Duração: De 4h a 6h.

Público-alvo: Profissionais assistenciais e não-assistenciais que atuam com controle de infecções ou controle do uso de antimicrobianos; profissionais que atuem no processo de inspeção de serviços de saúde, públicos e privados.

·         Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa (Qualificação CEPs): disponível até dezembro de 2021

O projeto, elaborado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), em conjunto com o Ministério da Saúde e Hospital Moinhos de Vento, disponibiliza 13 cursos autoinstrucionais com o intuito de educar e promover o conhecimento do sistema de acompanhamento das pesquisas, composto por Comitês de Ética e Pesquisa e a Conep. O objetivo é melhorar o trabalho administrativo e a celeridade da análise ética dos CEPs para, no final, fortalecer a proteção dos participantes da pesquisa.

Duração: De 2h a 3h.

Público-alvo: Coordenadores, membros, funcionários administrativos dos CEPs e demais usuários do sistema CEP/Conep.

·         Diretrizes clínico-assistenciais: disponível até novembro e dezembro/2023

O desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais para o processo de atendimento em saúde é essencial para uma melhor qualidade e para a padronização de rotinas médicas, além de uniformizar os procedimentos pode aperfeiçoar os cuidados de saúde e aos pacientes e melhorar a alocação de recursos na área. Para apoiar o SUS na formulação dessas diretrizes, a iniciativa oferece dois cursos de capacitação: um deles focado no desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais e o outro é o Sistema GRADE (Graduação da certeza da evidência). Ambas as qualificações têm como objetivo disseminar o conhecimento e gerar recomendações para uma melhor qualidade do sistema público de saúde, com foco especial em diretrizes ao Ministério da Saúde.

O primeiro curso tem como intuito a capacitação de profissionais de saúde para a compreensão do panorama dessa temática no país, bem como avaliar criticamente os processos, desenvolver e aperfeiçoar as diretrizes existentes, incluindo os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). Já o curso do Sistema GRADE tem como objetivo apresentar a importância do sistema para a avaliação de certeza da evidência em diretrizes, abordando as revisões sistemáticas e avaliações tecnológicas em saúde para a tomada de decisão, além de transpor informações contidas em revisões sistemáticas paras as tabelas de sumário e perfil das evidências.

Duração: 20h.

Público-alvo: Profissionais com conhecimento em revisão sistemática ou avaliação de tecnologias em saúde, que estejam envolvidos em atividades da REBRATS ou CONITEC, incluindo membros de NATS e servidores do Ministério da Saúde. Acadêmicos, profissionais que trabalham com a temática diretrizes e ATS, gestores e público científico que se relaciona com a área.

Informações: edx.hospitalmoinhos.org.br

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Hospital Angelina Caron recebe inscrições para seleção de médicos residentes

 

17/11/2021


Referência em procedimentos de alta complexidade há 38 anos, com estrutura de ponta e mais de 400 mil atendimentos todos os anos, o Hospital Angelina Caron (HAC), em Campina Grande do Sul (PR), está com vagas abertas para o processo seletivo de residência médica. Essa é uma oportunidade para acadêmicos que estão concluindo o curso de Medicina realizarem sua residência em um ambiente moderno e de referência no estado e no país. O formulário de inscrição e o edital estão disponíveis no site.

As inscrições vão até 19 de novembro e podem se candidatar estudantes do último semestre do curso de Medicina, credenciado e autorizado pelo Ministério da Educação, que pretendem cursar residência médica em uma especialidade (sem pré-requisito), além de médicos formados em busca de residência médica em uma especialidade (com ou sem pré-requisito). 

Somente serão aceitos pré-requisitos cumpridos em programas de residência médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, conforme Resolução CNRM Nº 02 /2006, ou médicos brasileiros ou de outra nacionalidade, formados em outros países que tenham diploma revalidado conforme a Resolução CFM n° 1.832/2008.

Edital e inscrições: residencia.angelinacaron.com.br/curso.asp?id=6

 

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Artigo – Como a conectividade pode beneficiar a engenharia clínica


17/11/2021

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e, nos hospitais, a conectividade emerge como um elemento tão importante quanto os equipamentos e sistemas utilizados no atendimento clínico.

Porém, o conceito de hospital inteligente vai muito além do uso das plataformas de gestão em telemedicina para o cuidado à distância do paciente, das cirurgias realizadas com o apoio de robôs, da aplicação da inteligência artificial para suporte à decisão clínica e do atendimento informatizado ao paciente.

Tudo o que não está visível aos olhos também pode ser beneficiado dessa inteligência. É o caso da área de engenharia clínica, que tem uma grande importância dentro de um hospital, pois é responsável por  gerenciar e manter o parque tecnológico de unidades hospitalares, ou seja, garantir que todas essas tecnologias utilizadas no atendimento funcionem perfeitamente.

Isso porque não estamos falando só de um ambiente bem equipado com tecnologia de ponta, mas de tudo o que está por trás. Todos os sistemas que suportam essa estrutura precisam ser integrados, trabalhando em conjunto e de forma dinâmica para que as tecnologias sejam utilizadas com seu máximo potencial e possam aumentar a segurança do paciente.

Em alguns casos, o paciente não percebe diretamente essas vantagens proporcionadas, já que muitos dos processos ocorrem internamente ou na infraestrutura do setor.  Aliás, esse é o principal objetivo: que tudo ocorra da maneira mais imperceptível possível. Porém, é notável o avanço e o aumento de performance de um estabelecimento cada vez mais conectado.

Isso inclui desde casos simples, como a infraestrutura de ar-condicionado, ventilação, passando por criticidades moderadas, como controles de temperaturas em câmaras de conservação, ruídos,  até aspectos críticos como sistemas de energia, água, controle de gases, entre outros. Falhas em quaisquer um desses sistemas podem ser literalmente fatais e provocar danos irreversíveis, inclusive à vida dos pacientes.

Porém, segundo a consultoria Gartner, apenas 52% dos hospitais locais têm um plano de destreza digital, com estratégias efetivas para o uso da tecnologia no dia a dia. Ou seja, a conectividade ainda não é efetivamente aplicada na prática, em especial na área de engenharia clínica.

O processo ainda é tradicional e manual na maioria dos hospitais. Equipes são responsáveis por fazer o monitoramento dos sinais vitais de todos os equipamentos e de toda a infraestrutura. Uma ronda é feita de tempos em tempos e anotações são realizadas manualmente. Este processo, além de moroso, está obviamente sujeito às falhas humanas, imprevistos, atrasos e uma série de outras intercorrências que podem acontecer no meio do caminho.

A IoT (Internet Of Things) emerge como uma excelente alternativa. Com ela, é possível ter mais clara a ideia de onde atuar e também reduzir as manutenções corretivas e, em contrapartida, ampliar as manutenções preventivas. Isso porque, com o uso de sensores que coletam dados nos equipamentos e trazem para uma plataforma, é possível prever qualquer problema.

A boa notícia é que, mais do que uma tendência, essa tecnologia tem ficado cada vez mais acessível, do ponto de vista financeiro. Tais soluções podem ser contratadas como serviço, com um CAPEX muito baixo e baseadas em OPEX. Ou seja, o céu é o limite.

Em suma, quando falamos de um hospital inteligente, estamos falando de sistemas, programas e equipamentos operando em rede, sem falhas ou interrupções, que trazem às instituições de saúde maior foco em eficiência, agilidade, otimizando a rotina, e garantindo mais segurança na operação, economia, e, claro, redução de custos.



Marcelo Fanganiello é diretor de GetConnect, divisão de Telemedicina, Integração e Conectividade da Oxy System, que desenvolve plataformas de gestão em saúde, integrando ferramentas tecnológicas de ponta e projetos de telemedicina para o mercado, priorizando a humanização

 

 

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Hospital Estadual de Bauru lança site com memórias da pandemia


 

12/11/2021

“Corremos tanto, percorremos um longo caminho, sempre olhando para o paciente que estava sob nossos cuidados, e, de repente, paramos um pouquinho, olhamos para trás e enxergamos que uma jornada imensa, cansativa e difícil foi percorrida, com perdas irreparáveis, mas também com muitas vidas salvas por nossas mãos”, suspira com certa dose de alívio a médica Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, diretora executiva do Hospital Estadual de Bauru (SP). A unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp completou 19 anos de fundação em 11 de novembro. Para a gestora, o lançamento de um portal para reunir e retratar essas histórias em textos, fotos e vídeos, é uma forma de reconhecer e homenagear o importante trabalho dos gestores, profissionais da saúde, pessoas e empresas que estiveram envolvidos direta ou indiretamente no combate à Covid-19. “Nossos funcionários foram capazes de seguir em frente e superaram muitas adversidades, e as empresas e pessoas voluntárias, com suporte em doações, serviços e mão de obra, mostraram o que é a solidariedade na prática, e o site é uma forma de perpetuar esses feitos históricos e homenagear os envolvidos”, comenta.

O site narrativascovid.famesp.org.br  reúne depoimentos em vídeos e textos de 17 gestores integrantes do grupo de enfrentamento, além dos inúmeros relatos. O Comitê de Resposta Rápida à Covid-19 foi criado no Hospital Estadual antes mesmo de a pandemia chegar ao país. O acervo digital online também traz a vivência e sentimentos dos profissionais da saúde na linha de frente, mostra as transformações pelas quais o hospital passou nas várias fases da pandemia e a estrutura de capacitação, atendimento, amparo e respaldo psicológico montada para os trabalhadores. A história sobre as mudanças e adequações na relação entre profissionais da saúde, pacientes e familiares também está registrada. “Aliados” é o título do menu que destaca o papel essencial dos voluntários em cada batalha. O desenvolvimento do portal é da empresa 2RS – Criação de Sites, Lojas Virtuais e Apps.

Programação de Aniversário 

Além do lançamento do portal de narrativas da Covid-19, outras ações integram o calendário comemorativo do Hospital Estadual de Bauru. A Comissão de Eventos da unidade promoveu almoço especial com bolo de aniversário de sobremesa para trabalhadores, contratados e terceirizados, para marcar a data de aniversário, 11 de novembro, e uma escadaria da área externa foi toda decorada com cores e palavras inspiradoras. No dia 26, o programa “Famesp entrevista” da TV Unesp recebe a diretora executiva do HEB, Deborah Rosa, para um bate-papo sobre o aniversário do hospital e ações realizadas na unidade. No dia 27/11 haverá inauguração da obra do Centro de Convivência Familiar do HEB, em parceria com a Associação Bauruense de Combate ao Câncer (ABCC), e no dia seguinte, 28/11, domingo, acontece o 1º Pedal solidário do HEB, aberto à população.

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Pacientes do SUS em São Paulo podem realizar mamografias em sala personalizada com musicoterapia



 12/11/2021

One Laudos, empresa de radiologia, atua em parceria com o Hospital Municipal Integrado Santo Amaro (HISA) – gerido pelo INTS há 1 ano -, e aproveitou o movimento das campanhas de câncer de mama para lançar uma iniciativa que se tornou permanente: personalizar a sala de mamografia, tornando-a mais acolhedora, com luzes LED cor de rosa, frases motivacionais e musicoterapia, a fim de confortar e relaxar as pacientes durante o exame.

A ideia partiu do CEO, o médico radiologista Dr. Augusto Romão. “Pensamos em criar um espaço que fosse muito mais do que uma decoração, trazendo conforto e humanidade a essas mulheres que, muitas vezes, chegam tensas e ansiosas, principalmente devido aos números: foram estimados 66.280 novos casos em 2021, segundo pesquisas do INCA (2020), o que nos levou a realizar estudos acerca da cromoterapia, pois entendemos que a luz rosa cria um ambiente de tranquilidade e harmonia. Finalizamos essa ambientação trabalhando com a musicoterapia, com sons calmos, além de frases de apoio e empoderamento para as pacientes”, afirma.

Foram utilizados cerca de 12 metros de fita de LED na cor rosa. As paredes receberam adesivos com frases motivacionais, de empoderamento e acolhimento. Durante o exame, a paciente é recebida com musicoterapia, músicas selecionadas exclusivamente com o objetivo de acolher e relaxar, para que esse momento delicado seja uma experiência de afeto e cuidado.

Segundo relatos de algumas pacientes, a experiência oferecida pela One Laudos em proporcionar um ambiente totalmente personalizado no cuidado com cada uma delas é reconfortante. “Vim fazer o exame de rotina. Faço todos os anos e, se precisasse, faria todos os meses. Quero deixar um recado para as mulheres: venham cuidar da saúde, principalmente da prevenção contra o câncer de mama. A sala toda rosa, maravilhosa, trouxe uma vida; queria que as mulheres sentissem essa ‘vida’ que senti aqui”, afirma Severina Helena da Silva, de 57 anos.

“É a segunda vez que venho fazer o exame de mamografia e percebi tudo diferente. A música na sala e outro aparelho, mais moderno e que causa menos dor: a experiência foi muito diferente. Na primeira vez que eu fiz, foi muito assustador e dolorido. Agora, eu vim com muito medo, porque estou com uma dor muito forte na mama esquerda mas, no fim, foi muito tranquilo. Eu queria uma sala dessa na minha casa; muito linda, de verdade. O mundo, que está sofrendo, deveria passar por essa sala. Queria que a minha mãe, que faleceu há dois anos, tivesse a oportunidade de fazer a mamografia desse jeito, tão amoroso”, diz a paciente Regina Marta de Melo, de 48 anos.

Só durante o mês de outubro, devido à campanha Outubro Rosa, a One Laudos superou a marca de 8500 mamografias desde janeiro, com cerca de 32 mamografias realizadas por dia.

domingo, 14 de novembro de 2021

Rede D’Or anuncia aquisição do Hospital Arthur Ramos, em Maceió


 

12/11/2021


A Rede D’Or anunciou o ingresso no mercado de saúde no estado de Alagoas com a aquisição do Hospital Arthur Ramos, em Maceió. Referência do setor na capital alagoana, a unidade, voltada para atendimento de alta complexidade, dispõe atualmente de 176 leitos com previsão de expansão para que 240 leitos. O valor da negociação foi de R$ 371,8 milhões. A compra inclui os imóveis em que opera o hospital e um terreno para futura expansão.

Desde 1999, o Hospital Arthur Ramos era administrado pela Cooperativa de Serviços de Médicos e Hospitalares de Maceió (Medcoop). Na época, a Unidade chamava-se Hospital do Sesi e, com a nova administração, recebeu o nome do médico Arthur Ramos, natural da cidade de Pilar.

A estrutura do Hospital Arthur Ramos conta com ambulatórios, leitos de apartamento, centro cirúrgico, emergência, laboratório de análises clínicas, unidade de diagnóstico, Núcleo de Tratamento da Obesidade e Doenças Metabólicas, UTI Geral e UTI Neonatal.

A Rede D’Or São Luiz tem uma forte presença no Nordeste, com unidades presentes nos estados do Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe. A cidade do Recife irá receber a primeira unidade da linha Star do Nordeste, com o Hospital Memorial Star, que entrará em funcionamento no primeiro semestre de 2023. Outra unidade está em construção em Salvador, o Aliança Star.

A operação ainda está sujeita à verificação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Hospitais apuram que 7 entre 10 pacientes estão satisfeitos com a telemedicina

 


12/11/2021

A telemedicina ou saúde digital foi um importante legado da pandemia. Com o excessivo aumento da demanda por atendimento e a necessidade do distanciamento social, os serviços de saúde adotaram esse formato de atendimento.

Pesquisa do SindHosp – Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, que ouviu 139 hospitais privados no estado de São Paulo (20% na capital e 80% no interior), teve como objetivo principal compreender como foi a experiência com a telemedicina durante a realidade de distanciamento social. E como objetivo secundário, o levantamento pretendeu descobrir se ainda há espaço para a telemedicina em um momento pós-pandemia e se as instituições de saúde pretendem manter o serviço.

Para o médico Francisco Balestrin, a telemedicina veio para ficar agilizando o diagnóstico, permitindo acesso facilitado para regiões remotas e melhorando a adesão de pacientes para terapias que exigem uma frequência semanal.

Resultados

A pesquisa detectou que 22% dos hospitais pesquisados iniciaram o serviço de telemedicina a partir da pandemia de Covid-19 principalmente nos prontos socorros, 78% aprimoraram o serviço de telemedicina em especial nos ambulatórios.


Mesmo após a pandemia, 76% querem aumentar os atendimentos por teleconsultas, 85% querem ampliar o uso da telemedicina e 88% querem ampliar para o telemonitoramento de pacientes crônicos.


No entanto, ainda a adesão à telemedicina é baixa no interior: apenas 18% dos hospitais atendem por telemedicina. Na capital, 46% dos hospitais entrevistados adotaram a telemedicina.

Diminuição de faltas

Para 90% dos respondentes, a utilização da teleconsulta não alterou o intervalo entre as consultas, que é de 5 minutos. Mas para 85% a duração da teleconsulta aumentou: leva em média de 21 a 30 minutos, o que corresponde a um aumento no tempo de consulta de
1 a 9 minutos. Provavelmente, esse aumento de tempo de consulta deve-se ao processo de adaptação de médicos e pacientes à nova tecnologia.

Ao mesmo tempo, 70% dos serviços informam que a falta dos pacientes às consultas diminuiu com a teleconsulta embora a frequência de remarcação de consultas também tenha aumentado para 70% dos entrevistados.

Pagamento

8,5 entre 10 hospitais informaram que os planos de saúde estão pagando as teleconsultas nos mesmos moldes da consulta tradicional. Nas consultas particulares, o ticket médio cobrado por uma teleconsulta é de R$ 400,00.

Atendimento multidisciplinar

Além dos médicos, 75% dos serviços de saúde informam que a teleconsulta está sendo realizada por outros profissionais de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos).