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quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Idosos em planos de saúde somam 7,5 milhões de beneficiários no Brasil

 

24/01/2024

Diferentemente de faixas etárias de menor idade, que têm sofrido oscilações no volume de adesões, as contratações de planos médico-hospitalares voltadas ao público idoso têm crescido de forma constante. Em novembro de 2023, os beneficiários com 60 anos ou mais atingiram a marca de 7,5 milhões no país, número recorde desde o início da série histórica disponibilizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 2000.

As informações são da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 89, desenvolvida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). O estudo revela ainda que as contratações de planos de saúde para atender à população idosa foram expressivas e se superaram, especialmente, no período de 12 meses encerrados em novembro do ano passado em todas as modalidades.

Nos coletivos empresariais, por exemplo, a variação anual foi de 5,9% – passaram de três milhões de vínculos, em novembro de 2022, para 3,2 milhões no mesmo mês de 2023. Os individuais ou familiares cresceram 3,1% e totalizaram 2,7 milhões de beneficiários. Já os coletivos por adesão, que contam com 1,6 milhão de vínculos, registraram crescimento de 4,3% no mesmo período.

Para José Cechin, superintendente executivo do IESS, o aumento é representativo nas contratações de planos na faixa etária de 60 anos ou mais, grupo este que naturalmente tende a utilizar mais os serviços de saúde. “Nota-se um crescimento exponencial com recorde de idosos em todas as modalidades de contratação nesse levantamento, diferente dos números apresentados em outras faixas etárias, que tiveram seu ápice em dezembro de 2014 e depois disso sofreram variações”, afirma, reconhecendo que esse público faz um grande esforço para manter os contratos, que contam com mensalidades mais elevadas.

Importante frisar que essa indicação de alta constante em adesões a planos de saúde para idosos também está relacionada com o envelhecimento da população brasileira, conforme dados do Censo Demográfico do IBGE. Entre 2010 e 2022 a população idosa passou de 20,6 milhões para 32,1 milhões, uma alta de 56% desse público que representa 15,8% da população total no último ano.

Vale lembrar que, no Brasil, o total geral de beneficiários com planos de saúde médico-hospitalares atingiu, em novembro do ano passado, a marca histórica de 50,9 milhões de beneficiários.

Clique aqui para ver o estudo a Análise Especial da NAB 89 na íntegra.

A Cura D'Alma






terça-feira, 23 de janeiro de 2024

No verão, idosos devem ficar atentos à desidratação

 

23/01/2024


Doença aumenta o risco de infecções, perda de peso e, em casos mais graves, pode levar à morte


O verão vem registrando temperaturas acima dos 40 graus em muitas cidades brasileiras. O fenômeno traz uma preocupação a mais para pessoas idosas e seus familiares. Segundo o clínico e intensivista da Casa de Saúde São José (CSSJ), Dr. Guilherme Penna, é comum pessoas idosas ficarem desidratadas. A terceira idade é mais suscetível à desidratação devido à menor mobilidade e limitações, bem como a utilização de alguns medicamentos - em especial os diuréticos - que podem induzir a urinarem mais vezes, perdendo um volume maior de líquido.

O médico explica que o organismo é incapaz de armazenar água, eliminando-a de diversas formas, por meio do suor, fezes e urina. “É preciso se hidratar para que o organismo funcione de maneira adequada. Por vezes, a perda de água pelo organismo é maior que a ingestão, o que ocasiona a desidratação. Os sinais são simples de serem identificados. Inicialmente, provoca dores de cabeça, cansaço, olho fundo, boca e axilas secas, diminuição das funções cognitivas, cãibras musculares devido à perda de eletrólitos através da transpiração, arrepios ou intolerância ao calor, pele corada e urina concentrada e em pouca quantidade. Uma pessoa desidratada também pode parecer confusa, irritada ou ansiosa”, pontua.

Os sintomas mais graves da enfermidade requerem atenção médica imediata. Estes sintomas incluem: ritmo cardíaco acelerado e queda de pressão, dificuldade em mover-se ou andar, confusão ou desorientação, desmaio, diarreia ou vômitos que duram mais de 24 horas.

Geriatra da CSSJ, Dra. Priscila Taublib, ressalta que, em períodos de calor extremo, qualquer um pode ser suscetível à desidratação, mas os idosos, em especial, estão em um risco um pouco maior porque a composição corporal vai se modificando com a idade. “As pessoas com mais de 65 anos têm simplesmente menos água no corpo do que os adultos mais jovens ou as crianças. A diminuição da função renal também pode afetar os níveis de fluidos. Além disso, o idoso tem menos sensação de sede, o que pode impedir que essa reserva, já baixa, seja reposta. Quando um adulto mais velho sente sede, isso já é indicação de desidratação inicial”.

Sobre uma forma simples e fácil de prevenir a desidratação, a especialista alerta para uma regra: oito copos de água por dia para manter o corpo saudável.

“A água é ideal para a hidratação, mas todos sabemos que bebê-la todos os dias e todas as horas pode tornar-se entediante. Para tornar esse copo de líquido transparente um pouco mais interessante, adicione fruta fatiada, como limão ou morangos. Também há muitas outras opções. O leite de vaca ou as alternativas ao leite oferecem hidratação e nutrição. O mesmo se aplica aos sucos de fruta. Além disso, muitos alimentos têm um elevado teor de água e podem ajudá-lo a manter-se hidratado, por exemplo, pepino, aipo e melancia.”, aconselha a Dra. Priscila.

Por fim, a médica ressalta que as pessoas com determinadas condições médicas - insuficiência cardíaca, por exemplo - podem ter necessidades mais específicas de líquidos. Certifique-se de consultar um profissional de saúde antes de efetuar alterações significativas na ingestão de líquidos. E lembre-se, quando a temperatura subir, tenha uma boa caneca, garrafa ou copo sempre à mão


A Cura D'Alma







Instituto Sírio-Libanês planeja 100% de unidades paperless no SUS até 2027

 

23/01/2024


Com 10 unidades de saúde sob sua gestão, entre hospitais públicos, ambulatórios e núcleos de saúde, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) planeja novas conquistas para os próximos anos, focando em humanização e aceleração tecnológica: até 2027, 100% das unidades do Instituto se tornarão paperless e, até 2024, o objetivo é que a marcação de consultas seja automatizada, melhorando cada vez mais a experiência do paciente SUS.

digitalização vai além da modernização da recepção, abrangendo toda a jornada do paciente. O agendamento por hora marcada já foi implantado em uma das unidades administradas pelo Instituto, proporcionando mais facilidade para a população e reduzindo o tempo de espera e faltas nos atendimentos.

“Mas os desafios ainda são grandes. A saúde pública brasileira enfrenta problemas complexos, mas Organizações Sociais de Saúde (OSS), como o IRSSL, têm sido aliadas fundamentais para complementar e fortalecer os serviços prestados pelo SUS. Nesse sentido, o Instituto se destaca com sua expertise reconhecida e consolidada no setor privado, trazendo avanços expressivos para a gestão de saúde pública em São Paulo”, explica Carolina Lastra, diretora-executiva do IRSSL.

Desde sua criação, o IRSSL atua como um agente de transformação da saúde pública ao disponibilizar conhecimentos que beneficiam diversos setores e liderando projetos inovadores em saúde. Sua vocação e mobilização são direcionadas para o fortalecimento da saúde pública no Brasil e o grande diferencial neste tipo de gestão é a abordagem, que envolve a atenção a indicadores de qualidade, profissionalização da equipe, excelência e adoção de padrões semelhantes aos da iniciativa privada, adotando o que há de melhor no setor e adaptando-o à realidade do SUS.

Como protagonista na gestão de saúde, o IRSSL vem investindo em projetos inovadores que transformam a vida de pacientes. No Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, por exemplo, o programa para crianças com fissura labiopalatina é um sucesso, atendendo em média 150 pacientes por ano nascidos em maternidades do SUS na cidade. E no Hospital Geral do Grajaú, o protocolo ágil para atendimento de AVC garante que os pacientes sejam atendidos em até 13 minutos, superando as metas ideais para minimizar sequelas e salvar vidas.


A Cura D'Alma




segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Hospital do GRAACC reinaugura UTI pediátrica após obras de readequações

 

22/01/2024

GRAACC reinaugura mais uma área de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de seu hospital com dez leitos. O espaço passou por obras de revitalização para continuar oferecendo medicina de excelência com mais segurança e conforto às crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Com a reabertura da UTI, o GRAACC passa a contar com 19 leitos destinados ao atendimento intensivo dos pacientes mais graves, que necessitam de ampla vigilância clínica de equipe médica e multiprofissional.

“Revitalizamos toda a planta da UTI, incorporando um sistema de ar condicionado central essencial para prevenção de infecções hospitalares, além de incluirmos dez leitos, sendo quatro quartos privativos destinados ao isolamento respiratório. Essa reestruturação é fundamental para dar assistência médica adequada em um ambiente seguro aos pacientes que precisam passar pela UTI”, ressalta Dafne Bourguignon, coordenadora da UTI pediátrica oncológica do Hospital do GRAACC.

As melhorias na UTI, localizada no 6º andar da Unidade Botucatu, seguem os padrões de excelência na prestação de cuidados intensivos do Hospital do GRAACC. A nova infraestrutura está pronta para oferecer suporte integral aos pacientes e suas famílias, proporcionando um ambiente propício para a recuperação e tratamento personalizado.

“Desde 2022, o GRAACC vem passando por melhorias em sua estrutura física para continuarmos exercendo nosso propósito de oferecer todas as chances de cura do câncer infantojuvenil com qualidade de vida. Estamos investindo R$ 20,7 milhões para realizarmos todas as adequações necessárias em nosso hospital. Além da construção de uma nova UTI, entregue em março do ano passado, e a reforma do espaço que estamos reabrindo agora, também readequamos áreas assistenciais, como nossa farmácia e hemoterapia. Já investimos cerca de 55% dos valores previsto e, até 2024, teremos mais atualizações em nosso hospital”, explica o CEO do Hospital do GRAACC, André Negrão.


A Cura D'Alma




sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Projeto Paciente Seguro, do Hospital Moinhos de Vento, lança Caderno de Aprendizagem

 

19/01/2024

Ao longo de sete anos, o projeto Paciente Seguro, iniciativa do Ministério da Saúde liderada pelo Hospital Moinhos de Vento, realizou uma série de ações em instituições públicas ou filantrópicas a fim de garantir a segurança do paciente durante o período de internação hospitalar. Viabilizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o trabalho, para além dos resultados práticos obtidos, produziu um Caderno de Aprendizagem, que reúne dados, ferramentas utilizadas, dicas, metodologia de aplicação e relatos sobre a jornada no decorrer de três triênios. O material é gratuito e está disponível online.



“Esse material é destinado a profissionais da saúde – tanto os que participaram como os que não participaram do projeto nesse período. Como traz informações, métodos, ferramentas e como implementá-los, pode ser utilizado por aquelas instituições que não integraram a iniciativa”, destaca Marina Gassen, consultora técnica do projeto Paciente Seguro.

Nos sete anos de realização, 96 hospitais públicos e 6.646 profissionais de saúde se envolveram diretamente no Paciente Seguro. Eles foram guiados por seis protocolos: quedas, lesões por pressão, higiene de mãos, identificação, cirurgia segura e dispensação correta de medicamentos.

Os resultados finais da iniciativa foram apresentados em novembro de 2023, em Brasília. Os números foram positivos nos dois ciclos, conforme tabela abaixo.

A Cura D'Alma






quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Santa Casa de Bragança Paulista inaugura Centro de Fisioterapia

 

18/01/2024


Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista inaugurou o seu mais novo Centro de Fisioterapia com capacidade para atender cerca de 2.800 pacientes por mês. O espaço foi projetado para oferecer serviços especializados em reabilitação física.

Com uma área de 651 m², o Centro de Fisioterapia será um ambiente inovador e moderno, dividido estrategicamente em setores dedicados a tratamentos especializados, contando com uma ampla gama de instalações: salas de tratamento individualizadas, consultórios, área de cinesioterapia com aparelhos de última geração, área de eletroterapia equipada com tecnologia de ponta, sala de liberação miofascial, recepção e estacionamento para pacientes.

“É fundamental termos um local referência em metodologias terapêuticas de fisioterapia em suas diversas especialidades, o que garante assertividade no tratamento e acelera o processo de reabilitação dos pacientes”, afirma a fisioterapeuta responsável pelo local, Michele Michelan.

A nova estrutura tem como objetivo oferecer serviços de excelência para se tornar um ponto de referência para pacientes em busca de tratamentos eficazes e personalizados em fisioterapia na região.

“É um mix de gratidão, muito amor e alegria poder fazer parte desse projeto tão grandioso que trará muitos benefícios para a população bragantina, ajudando, reabilitando, cuidando e tratando dos pacientes”, finaliza a coordenadora Michele Michelan.


Serviço:

O espaço oferece reabilitação ortopédica, neurológica, respiratória, além de pediátrica e saúde da mulher. Os agendamentos já podem ser feitos pelos telefones (11) 4481-8270 e (11) 97183-2185. A unidade de saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e está localizada na rua Cel. Osório, nº 106 – Centro.


A Cura D'Alma




quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Hospital Oto Meireles conquista selo de certificação ONA 2

 

17/01/2024

Hospital Oto Meireles celebra sua primeira certificação. No final de 2023, a instituição passou por avaliações realizadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que resultaram na certificação nível 2 – Acreditado Pleno, concedida a hospitais que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas.

O processo de Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de requisitos previamente definidos, reforçar a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Com isso, o Oto Meireles, antigo hospital Gastroclínica, reforça o compromisso, firmado desde sua fundação há 46 anos, em cuidar com excelência e dedicação.

“A certificação é um reconhecimento que reflete um enorme avanço do hospital ao longo dos últimos anos. Apesar de ser uma instituição com mais de quatro décadas de existência, sabemos que o crescimento, o desenvolvimento e a melhoria dos nossos serviços não podem parar. É com muito orgulho que comemoramos essa conquista. É fruto de muito trabalho de equipes incansáveis em oferecer a melhor assistência aos pacientes”, destaca o diretor médico do hospital, Marcos Alencar.

“É fundamental para o hospital o cumprimento dos protocolos de segurança e qualidade. Faz parte do nosso compromisso a melhoria contínua dos processos para levar assistência de qualidade. Estamos muito felizes, pois sabemos que é conquista de todos”, reforça Waneska Nobre, coordenadora de Qualidade da Rede OTO.

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