19/01/2024
Ao longo de sete anos, o projeto Paciente Seguro, iniciativa do Ministério da Saúde liderada pelo Hospital Moinhos de Vento, realizou uma série de ações em instituições públicas ou filantrópicas a fim de garantir a segurança do paciente durante o período de internação hospitalar. Viabilizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o trabalho, para além dos resultados práticos obtidos, produziu um Caderno de Aprendizagem, que reúne dados, ferramentas utilizadas, dicas, metodologia de aplicação e relatos sobre a jornada no decorrer de três triênios. O material é gratuito e está disponível online.
“Esse material é destinado a profissionais da saúde – tanto os que participaram como os que não participaram do projeto nesse período. Como traz informações, métodos, ferramentas e como implementá-los, pode ser utilizado por aquelas instituições que não integraram a iniciativa”, destaca Marina Gassen, consultora técnica do projeto Paciente Seguro.
Nos sete anos de realização, 96 hospitais públicos e 6.646 profissionais de saúde se envolveram diretamente no Paciente Seguro. Eles foram guiados por seis protocolos: quedas, lesões por pressão, higiene de mãos, identificação, cirurgia segura e dispensação correta de medicamentos.
Os resultados finais da iniciativa foram apresentados em novembro de 2023, em Brasília. Os números foram positivos nos dois ciclos, conforme tabela abaixo.
A Cura D'Alma
Nenhum comentário:
Postar um comentário