plasamed

plasamed

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Alerta para o verão: desidratação em pessoas idosas



13/02/2023


Clínico da Casa de Saúde São José orienta sobre a prevenção de casos
A estação mais quente do ano traz uma preocupação importante, principalmente com as pessoas idosas. Nesse período, os cuidados com o corpo devem ser redobrados porque eles podem sofrer com a desidratação.

“O organismo é incapaz de armazenar água, eliminando-a de diversas formas, por meio do suor, fezes e urina. Por essa razão, eles devem se hidratar para que o organismo funcione de maneira adequada. Por vezes, a perda de água pelo organismo é maior que a ingestão, o que ocasiona a desidratação”, explica Dr. Guilherme Penna, clínico e intensivista da Casa de Saúde São José.

Ainda segundo o médico, é comum pacientes idosos desidratados. Eles são mais suscetíveis devido a menor mobilidade e limitações, bem como a utilização de alguns medicamentos, em especial os diuréticos, que podem induzir os idosos a urinarem mais vezes, perdendo um volume maior de líquido.

“Inicialmente, a desidratação provoca dores de cabeça, cansaço, olho fundo, boca e axilas secas, diminuição das funções cognitivas e urina concentrada e em pouca quantidade. O tratamento para esses casos é hidratação oral com água ou líquidos isotônicos”, pontua.

Para a prática de atividade física, o ideal é escolher horários em que a temperatura esteja mais amena, priorizando sempre a hidratação e a alimentação balanceada, sem esquecer do protetor solar.


A Cura D'Alma 



Nenhum comentário:

Postar um comentário