14/02/2023
Referência nos cuidados com a saúde integral da mulher, da gestante e do neonato, o Grupo Santa Joana – que contempla os hospitais e maternidades Santa Joana, Pro Matre Paulista e Santa Maria – acaba de receber acreditação internacional por meio de seu Centro de Simulação Realística. O selo do SESAM – Society for Simulation in Europe torna o Grupo Santa Joana o primeiro da América do Sul a conquistar tal reconhecimento, sendo que atesta o elevado padrão de qualidade do Programa de Educação da Instituição.
O SESAM é uma organização que tem como objetivo incentivar e apoiar o uso da simulação realística no treinamento e pesquisa na área da saúde. Para receber esta acreditação, a instituição precisa cumprir determinados padrões e estar em conformidade com as melhores práticas educacionais em simulação realística. Entre os critérios de avaliação para obtenção do selo estão: promoção da segurança do paciente e melhoria da qualidade na saúde; atividades baseadas em princípios educacionais sólidos, relacionando as atividades diárias com as metas educacionais; oferecimento de oportunidades de aprendizagem de alta qualidade; segurança psicológica de todas as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem no Centro de Simulação; e demonstração de alto profissionalismo.
“Conquistar a acreditação do SESAM reforça o compromisso que temos com a atualização e capacitação de nossos profissionais com foco nos mais elevados padrões de qualidade e sólidos princípios educacionais. Além disso, mostramos que nossa excelência vai além da assistência, abordando também o ensino. Nossos treinamentos são desenhados com base em um levantamento de necessidades da Instituição, o que contribui ainda mais para a melhoria da qualidade e segurança dos serviços prestados diariamente aos nossos pacientes”, destaca Lissandra Borba da Cunha, gerente do Centro de Ensino do Grupo Santa Joana.
A busca contínua do Santa Joana por melhorias resulta em uma taxa de infecção hospitalar baixíssima (0,3%), nove vezes menor que a média nacional (2,8%). Outro índice importante é o de mortalidade materna: 10 vezes menor do que a média brasileira.
A Cura D'Alma
Nenhum comentário:
Postar um comentário