15/06/2023
Até pouco tempo, pacientes com necessidade de avaliações cardíacas para procedimentos cirúrgicos ou aqueles com investigação de cardiopatia isquêmica precisavam se deslocar aos grandes centros do Estado para a realização de exames mais precisos, como a angiotomografia coronariana e o escore de cálcio. Mas desde o ano passado, o tempo de espera desses pacientes para ter um diagnóstico reduziu drasticamente, tornando o processo mais rápido e prático.
Isso graças ao novo tomógrafo adquirido em 2022 pelo Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) do Hospital Santa Cruz (HSC). O aparelho Multislice Revolution Maxima, de 64/128 canais, permite que tais avaliações e exames sejam feitos agora em Santa Cruz do Sul, proporcionando resultados mais definidos por meio de imagens de alta resolução. “A angiotomografia, além de não ser invasiva, oferece uma avaliação precisa das coronárias, agilizando e qualificando ainda mais o tratamento”, comemora o cirurgião cardíaco e diretor médico da Instituição, Leonardo Dorneles de Souza.
“É um método de rápida execução e realizado de maneira sincronizada aos batimentos cardíacos, permitindo assim o detalhamento de pequenas estruturas, como as coronárias”, complementa um dos médicos responsáveis pelo CDII, Rodrigo Ardenghi. “Com o novo equipamento, a unidade passa a contar com dois tomógrafos, o que também contribui para agilizar o atendimento e ampliar a oferta de horários para a realização de outros exames, beneficiando os pacientes”, acrescenta.
A ampliação do parque tecnológico e os investimentos em equipamentos de alta tecnologia, aliás, têm sido prioridade no Hospital Santa Cruz e materializa um dos princípios que orientam a conduta da Instituição, que é a inovação. Por meio dela é possível promover a construção do conhecimento, o avanço científico e a integração com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que assim como o Hospital é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). Essa sinergia resulta no desenvolvimento de pesquisas e na formação e aprimoramento de profissionais nas diferentes áreas da saúde, consolidando o papel do HSC como Hospital de Ensino.
“A implantação do curso de Medicina em Santa Cruz do Sul, por exemplo, potencializou os serviços e a qualidade da saúde no município, atraindo profissionais e trazendo outros médicos especialistas para atuarem pelo SUS na região”, destaca a professora e diretora de ensino e pesquisa do HSC, Giana Diesel Sebastiany. “Essa conquista foi fundamental para que a Instituição se tornasse um hospital de ensino, vindo a oferecer posteriormente cinco residências médicas e o programa de residência multiprofissional em saúde, qualificando ainda mais os serviços”, acrescenta.
E qual o tamanho do impacto que a implantação do curso de Medicina trouxe para a região? Conforme Giana, que abordou o tema em sua tese de doutorado, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde contava com 83 médicos clínicos gerais credenciados para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2007, quando o curso dava seus primeiros passos. Em 2014, esse número já era de 255 médicos.
Parte da formação desses profissionais ocorre na Unidade Ambulatorial Acadêmica do Hospital, que dispõe de todos os recursos e infraestrutura necessários para os alunos e professores do curso de Medicina da Unisc. O espaço conta com um bloco cirúrgico ambulatorial que foi revitalizado e ampliado em 2022, permitindo a realização de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade. Sua estrutura física disponibiliza equipamentos anestésicos e cirúrgicos de qualidade para atender pacientes que não requeiram pernoite hospitalar, liberando mais leitos no Hospital para internação de pacientes que necessitem realizar cirurgias mais complexas.
Esses procedimentos mais complexos, em especial das áreas de traumatologia e cardiovascular, são realizados no Centro Cirúrgico do Hospital, que também está em processo de ampliação e revitalização assim como o Centro de Materiais Esterilizados (CME) da Instituição. O objetivo da reestruturação destes espaços, segundo o diretor geral Vilmar Thomé, é qualificar ainda mais a estrutura e promover o aumento de procedimentos cirúrgicos no Hospital, possibilitando a redução das filas de espera do SUS, bem como a qualificação da assistência com maior resolutividade.
Com uma média anual de 11.300 procedimentos, o Centro Cirúrgico é a área de maior demanda de materiais para processamento no CME, unidade de apoio técnico responsável por descontaminar, preparar e esterilizar todos os materiais de uso assistencial nas diversas unidades do hospital. “A construção de um novo prédio, prevista para iniciar este ano, ampliará o número de salas cirúrgicas e de leitos de recuperação, com ambientes devidamente equipados, possibilitando um incremento estimado de até 15% da capacidade de procedimentos cirúrgicos, o que representa aproximadamente 1.700 cirurgias a mais por ano”, estima Thomé.
Evolução constante na infraestrutura
Passado o período crítico da pandemia, o Hospital Santa Cruz renovou as esperanças por dias melhores. E assim foram surgindo outras conquistas e avanços significativos ao longo de 2022, que consolidaram o protagonismo da Instituição e o seu compromisso de oferecer soluções em saúde para a população em parceria com o poder público, com as instituições e entidades representativas e também com a comunidade.
Um desses avanços foi a inauguração da nova estrutura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta, que impulsionou o HSC a dar um importante passo para se tornar um polo de terapia intensiva no município. A obra incluiu reformas e adequações no espaço físico da unidade, que conta agora com 232 metros quadrados e 20 leitos, dobrando a sua capacidade de atendimento. Ao todo foram adquiridos 39 itens para a UTI, como estativas, monitores multiparamétricos, osmose reversa, eletrocardiograma, entre outros.
Até agosto também está prevista a conclusão das obras de reforma e adequação das UTIs neonatal e pediátrica do HSC. Em espaços separados, a UTI Pediátrica, que atende crianças de 29 dias a 12 anos, passará de dois para cinco leitos, sendo quatro para atendimento pelo Sistema Único de Saúde. Na UTI Neonatal, que atende recém-nascidos até 28 dias, o número de leitos passará de oito para 10, sendo oito para o SUS. Ainda na área materno-infantil, Pediatria e Maternidade estão sendo restauradas.
Outra obra importante prevista para este ano é a ampliação e reforma da Unidade de Pronto Atendimento SUS/Urgência e Emergência do Hospital, com recursos da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Além de melhorias no ambiente interno e ampliação da área destinada à unidade, adequando o espaço já existente, será construído um novo ambiente na parte externa, em frente ao prédio, garantindo melhor acesso e acolhida aos familiares e acompanhantes que desejam ficar no local. Anualmente, mais de 40 mil atendimentos são realizados na unidade.
“Estamos sempre buscando soluções para poder atender cada vez melhor a população, proporcionando melhores condições de saúde aos pacientes atendidos, por meio da remodelação de fluxos e atendimentos, bem como para oferecer uma melhor acolhida e conforto aos pacientes, familiares e acompanhantes”, ressalta Thomé. “Esperamos, com essas mudanças, promover ainda mais qualidade de vida e humanização”.
Sistema de Gestão
O Hospital Santa Cruz é uma engrenagem que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com uma equipe de quase mil funcionários e um corpo clínico de 295 médicos que se alternam em quatro turnos de trabalho. Ao todo são mais de 150 mil atendimentos ambulatoriais e 11 mil procedimentos cirúrgicos por ano, além de uma média de 170 partos mensais. O Hospital recebe, ainda, cerca de 800 estudantes de diferentes áreas da graduação e de cursos técnicos que circulam pela Instituição a cada semestre.
Para conciliar todo esse fluxo de trabalho e de atendimento, o HSC conta com um importante aliado, que é o sistema de gestão hospitalar SoulMV. A ferramenta reúne um conjunto de soluções que otimizam o fluxo de dados entre os setores e integram todos os processos hospitalares, concedendo à Instituição o status de Hospital Digital.
O SoulMV disponibiliza à Instituição diversas funcionalidades, mais segurança, agilidade, excelência e otimização de processos, com atualização constante do sistema. Em uma única plataforma, ele gerencia informações clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas, resultando em eficiência na gestão e no atendimento. Com o ganho na gestão hospitalar, o software dá suporte para toda a cadeia de atendimento e beneficia todos os setores ao reduzir custos e padronizar processos. Consequentemente, a maior eficiência nas áreas administrativas e assistenciais impacta de forma positiva no atendimento clínico, beneficiando os pacientes e os usuários dos serviços do Hospital.
Na área de recursos humanos, o HSC investe na qualificação e atualização constante dos seus profissionais por meio de capacitações e incentivos ao aperfeiçoamento, como descontos em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação da Unisc. Ao longo de 2022, as capacitações promovidas pelo Hospital abordaram 137 temas e tiveram 8.860 participantes, com um total de 21.115 horas de atividades para os funcionários, que contam ainda com programas de qualidade de vida e acompanhamento de saúde física e mental.
E para o futuro?
Ao completar 115 anos de história, o HSC não só investe no presente como também já planeja o seu futuro. Em 2022, a Instituição elaborou e colocou em prática o seu Planejamento Estratégico para os próximos quatro anos, após amplas discussões que envolveram gestores do Hospital, coordenações e funcionários de todos os setores, unidades e turnos de trabalho. O objetivo é fortalecer ainda mais a atuação do HSC junto à comunidade enquanto prestador de serviços na área da saúde, produtor de conhecimento e formador de profissionais em padrões de excelência assistencial e acadêmica. O trabalho definiu as estratégias e metas institucionais do HSC para o período 2023-2026.
Entre as novas diretrizes do Hospital está a sua Visão, que é ser uma Instituição acreditada Nível 3 ONA, comprometida com o ensino, o desenvolvimento científico e a inovação. O Hospital Santa Cruz faz parte de um seleto grupo de 6,5% dos hospitais brasileiros que já possuem a certificação ONA, que é o principal selo de qualidade nacional concedido às instituições de saúde.
Para atingir o Nível 1 da Acreditação foram promovidas uma série de ações com o objetivo de aprimorar ainda mais os recursos humanos existentes, uniformizar os processos e qualificar as estratégias de gestão, com foco na segurança do paciente. Segundo o diretor geral Vilmar Thomé, a conquista foi resultado da aplicação dos princípios norteadores da gestão do Hospital, decorrente de uma visão estratégica de gestão pela qualidade, pela melhoria contínua.
“E é dessa forma que já estamos trabalhando em cima das observações feitas pelos avaliadores da ONA para buscarmos o Nível 2, que é a Acreditação Plena”, aponta o diretor. “Posteriormente, vamos trabalhar para alcançar o terceiro e mais alto nível, que é a Acreditação com Excelência”, conclui.
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