plasamed

plasamed

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Lesões na Coluna: ortopedista do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição detalha tratamento e cuidados relacionados à condição

 

Dr. Alex Sandro Martins da Silva
14/06/2023


Dr. Alex Sandro Martins da Silva recomenda evitar sobrecarga de peso, cuidados com a postura, boa alimentação e atividades físicas regulares

Quem já não sofreu de dor nas costas após um dia cansativo e estressante? É um sintoma muito comum e pouco grave, geralmente desaparecendo dentro de alguns dias ou semanas. A coluna vertebral é uma pilha de ossos ligada por articulações e separadas por discos de cartilagem que podem se tensionar naturalmente por um excesso de esforço ou uma postura corporal ruim. Por isso, as lesões na coluna são um problema sério e merecem atenção e cuidado.

Elas podem ser associadas a diversos motivos. De lesões causadas por questões de movimento e postura, como a lombalgia mecânica postural, até oriundas de traumas como acidentes de trânsito e quedas. Outras causas comuns são as hérnias de disco, a discopatia degenerativa (desgaste dos discos vertebrais) e as espondilites, que são inflamações da coluna e articulações.

A hérnia de disco é uma das lesões mais comuns na coluna, podendo provocar sintomas que vão além da dor nas costas e pescoço. “As queixas de dor na perna, característica da hérnia de disco lombar, correspondem à dor irradiada devido ao efeito compressivo do disco herniado sobre a raiz nervosa correspondente”, explica o Dr. Alex Sandro Martins da Silva, coordenador do serviço de traumatologia e ortopedia do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição.

Ele afirma, ainda, que para prevenir as lesões na coluna deve-se buscar o controle da postura corporal, a perda de peso, dependendo do caso, e a realização de atividades físicas supervisionadas. “É necessário evitar a sobrecarga de peso, atentar para cuidados com a postura e alguns movimentos repetitivos, além de praticar atividades físicas regulares com boa alimentação e hidratação”, completa Alex Sandro.

Como as lesões na coluna podem ser diversas, sendo provocadas por inúmeras causas diferentes, o tratamento pode variar apesar de ter uma orientação geral comum. “O principal tratamento consiste no controle da dor com reabilitação fisioterápica com métodos como o RPG. Geralmente também são prescritos medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios, anti-neuróticos e até corticoides”, comenta o ortopedista do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição. A intervenção cirúrgica também pode ser indicada em casos de déficit neurológico e déficit motor com ausência de resposta e dor intratável.

A Cura D'Alma



Nenhum comentário:

Postar um comentário