14/06/2023
Campanha visa aumentar o número de doações no período de outono/inverno
Além das festividades juninas, que já são bem conhecidas e aguardadas pelos brasileiros, recentemente o mês de junho ganhou um novo significado. Na verdade, o mês ganhou uma cor: vermelho. A Campanha do “Junho Vermelho” tem o objetivo de conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.
Durante o período de outono e inverno é comum que o número de doadores diminua, já que nessas épocas ocorre um aumento de infecções respiratórias e resfriados. Pensando nisso, a campanha foi criada com o intuito de mudar esse cenário.
A Dr. Patrícia Barbosa, que é responsável técnica pelo banco de sangue que fica localizado no Hospital São José, conta que as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira de 11h até 12h. Além disso, ela aproveita para ressaltar que todo tipo sanguíneo é bem-vindo!
“O tipo sanguíneo que carece de mais doações é o de fator negativo. O-, por exemplo, tem uma grande demanda pelo fato de ser compatível com todos, universal. Contudo, todo tipo de sangue pode e deve ser doado, ajudando a salvar muitas vidas!”
Para ser um doador de sangue a pessoa deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenho sido feita até os 60. Caso contrário, até 59), pesar mais de 50Kg, estar descansado, estar alimentado e apresentar documento original com foto no momento da coleta.
Alguns impedimentos temporários são: resfriado (7 dias após o desaparecimento dos sintomas), gravidez, 90 dias após o parto normal de 180 dias após a cesariana, amamentação (12 meses), ingestão de bebidas alcóolicas nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem ou maquiagem definitiva (6 meses), procedimento endoscópico (6 meses), tratamento de canal ou extração dentária (7 dias).
Sobre a alimentação antes do procedimento, a médica lembra que antes da coleta é importante não ingerir derivados de leite nem comidas gordurosas. Após a coleta o doador está liberado para seguir a sua rotina alimentar normalmente.
Mulheres podem doar até 3 vezes ao ano, com intervalo de 4 meses entre uma ação e outra. Já os homens podem doar até 4 vezes ao ano, com intervalo de 3 meses. Segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa sangue regularmente, o que gera a baixa dos estoques. Mudar essa história pode começar por você! Doar sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo. Uma doação pode ajudar a salvar até 4 vidas. Participe dessa campanha!
A Cura D'Alma
Nenhum comentário:
Postar um comentário