A Unimed Nacional inaugurou no Tatuapé, na zona leste da capital paulista, a clínica Cuidar Mais Terapia. O novo espaço é um recurso próprio da cooperativa dedicado ao tratamento multidisciplinar de crianças com diagnóstico de autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, disfunções de neurodesenvolvimento e deficiência intelectual. O objetivo é oferecer mais uma opção especializada para o tratamento desses pacientes.
A nova clínica foi estruturada para atender cerca de 135 pacientes por semana e proporcionar cerca de 10 horas semanais por criança e 40 horas de terapias mensais. O espaço conta com 1.133 m², possui 28 salas, sendo 26 consultórios e duas salas de terapia ocupacional, sala de conforto para a família, brinquedoteca e cobertura para atividades externas. Toda comunicação visual do espaço, bem como a ambientação, foi pensada para oferecer segurança, bem-estar e conforto para as crianças e seus acompanhantes.
A unidade conta com 20 profissionais de diversas áreas. Oferece musicoterapia, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, com sala equipada com recursos de última geração para integração sensorial, psicomotricista, psicopedagogos e atendimento psicológico com a metodologia ABA. A sigla, em inglês, vem de Applied Behavior Analysis, ou, em português, Análise do Comportamento Aplicada, um tipo de intervenção que tem alcançado altos índices de efetividade na abordagem do TEA.
“O novo espaço conta com abordagem multidisciplinar de ponta e tem foco no atendimento individualizado e humanizado. Oferecemos todos os recursos necessários para impulsionar o desenvolvimento dos nossos pacientes”, conta a psicopedagoga Maiara Roraro, coordenadora da unidade.
De acordo com o presidente da Unimed Nacional (UN), Luiz Paulo Tostes Coimbra, a nova clínica demonstra a preocupação da cooperativa em ofertar tratamento de ponta dentro do próprio sistema. “Oferecemos tratamentos cientificamente comprovados para que os pacientes possam evoluir cada vez mais”, diz Coimbra. Segundo ele, entre 2022 e 2023 os investimentos da UN direcionados ao tratamento de TEA já somam R$ 11 milhões. “Vamos construir também unidades especializadas na região central de São Paulo, em Brasília e em Salvador. ”
Cuidado integral
A Unimed Nacional também oferece aos familiares o Programa Singular. Ele é dedicado exclusivamente ao acompanhamento de pacientes TEA e já são atendidas 545 pessoas no total. O atendimento é assistencial e feito por um canal exclusivo para suporte multiprofissional e administrativo através de contato telefônico. É um benefício a mais para família, sem custo adicional.
O Autismo
O Transtorno do Espectro Autista não é uma doença. Como o próprio nome indica, trata-se de um transtorno no desenvolvimento neurológico da criança que gera alterações na comunicação, dificuldade (ou ausência) de interação social e mudanças no comportamento. Quanto mais cedo o diagnóstico e o início do tratamento maiores são as chances de o paciente ganhar qualidade de vida e alcançar autonomia. O transtorno atinge de 1% a 2% da população mundial e, no Brasil, aproximadamente dois milhões de pessoas. Pelos dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, entre as crianças, a proporção é de que uma a cada 44 seja diagnosticada com o transtorno.
A Cura D'Alma
Nenhum comentário:
Postar um comentário