16/05/2024
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e à Secretaria de Estado da Saúde de SP, recebe o selo de reacreditação da Joint Commission International (JCI), acreditação internacional que reconhece a excelência no atendimento e serviços oferecidos à população.
Em 2014, o Icesp foi o primeiro hospital da rede pública de saúde localizado na capital a ser acreditado pela organização. Desde então, a cada três anos, tem sido reacreditado pela organização, que é considerada uma das principais referências mundiais para atestar qualidade da assistência em saúde. A visita da JCI aconteceu no final de fevereiro e foram avaliados protocolos de tratamento, procedimentos, controle de infecções, manutenções de equipamentos, com o objetivo de promover a melhor experiência ao paciente.
Ao todo, o Instituto já está em sua quarta acreditação, com selos conquistados anteriormente nos anos de 2014, 2017 e 2021, o que reflete todo o comprometimento e capacitação dos profissionais que atuam na Instituição para garantir o melhor atendimento aos pacientes oncológicos.
“Este reconhecimento é resultado de todo o empenho dos profissionais que atuam no Icesp para garantir a melhor assistência ao paciente. Ao mantermos esta acreditação, não só demonstramos que atendemos todos requisitos em uma rigorosa avaliação, como também apresentamos as melhores práticas em qualidade e segurança e nos consolidamos como referência em Oncologia no mundo”, destaca o Prof. William Nahas, presidente do conselho diretor do Icesp.
“Com apenas 16 anos, o Icesp conquista sua 4º acreditação consecutiva pela Joint Commission International (JCI). Este ano, como único hospital do país, que atende integralmente pela rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS), com esta importante certificação. Um resultado que divulga, internacionalmente, a cultura de qualidade e segurança vigente no Instituto desde a sua implantação e que reflete o empenho de toda a comunidade Icesp, com as melhores práticas em assistência, ensino, pesquisa e gestão”, afirma a diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes.
Alguns números da JCI no Brasil e no mundo mostram a importância da reacreditação:
- A Joint Commission International é referência em Qualidade e Segurança e atestou o comprometimento do Icesp com a sociedade brasileira.
- Referente ao Programa Hospitalar, 678 instituições no mundo receberam o selo da JCI. No Brasil, há 73 instituições de saúde que possuem o selo, sendo 53 hospitais. Desse total, o Icesp é a única instituição que atende integralmente pela rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS).
- No estado de São Paulo são 26 instituições com selo JCI, sendo 24 delas localizadas na capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário