plasamed

plasamed

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Nutrição Oncológica: a importância da alimentação saudável durante o tratamento do câncer

 

19/06/2024                                   Mayara Freitas - Nutricionista                    


Nutricionista do Hospital São José explica algumas estratégias que podem ser utilizadas quando o paciente sofre de perda de apetite


A nutrição desempenha um papel importante no tratamento do câncer, auxiliando na manutenção da saúde, prevenção de complicações e interrupção do tratamento e auxiliando na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Isso porque a alimentação tem um papel emocional e social significativo, sendo essencial para o conforto e bem-estar do paciente. Sabendo dessa importância, a nutricionista do Hospital São José, Mayara Freitas, fala sobre os alimentos mais e menos indicados para consumo durante o tratamento.

“A alimentação do paciente oncológico deve ser saudável e variada. Incluir frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas. Procure variar esses alimentos e faça deles a base da sua alimentação. O consumo de frutas, legumes e verduras da época é uma ótima opção, os alimentos que estão na safra são mais baratos e mais saborosos!”, explica a especialista.

Contudo, vale lembrar que alguns alimentos devem ser evitados, como os ultraprocessados e bebidas industrializadas, que incluem lasanhas prontas, salgadinhos, biscoitos, fast-food, refrigerantes e sucos industrializados. Esses alimentos geralmente contêm adição de grandes quantidades de açúcar, gordura, sal, conservantes e corantes, além de fornecerem poucas fibras, vitaminas e minerais. Carnes processadas, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e peito de peru, também devem ser deixados de lado. Uma alimentação adequada durante o tratamento pode auxiliar na manutenção do peso e reduzir os efeitos colaterais do tratamento, além de diminuir o risco de infecções.

A redução na ingestão de alimentos e as alterações metabólicas causadas pelo tumor são as principais causas da desnutrição que é comum em pacientes com câncer, podendo levar a uma resposta reduzida ao tratamento, diminuição da qualidade de vida e aumentar os riscos de complicações.

Alguns pacientes sofrem com perda de apetite, para eles, as seguintes estratégias podem ser úteis: fracionar a dieta em pequenas porções, preferir refeições leves, ajustar a consistência da dieta, optar por sopas, que são nutritivas e atraentes, manter-se hidratado, evitar frituras e alimentos gordurosos e utilizar temperos naturais como manjericão, alecrim, orégano e hortelã. Por fim, Mayara finaliza falando dos “alimentos milagrosos” da cultura popular que dizem curar a doença. “É um mito que um alimento específico pode curar o câncer. Uma alimentação variada e saudável contribui tanto para a prevenção quanto para o tratamento do câncer.

Suplementos alimentares podem ser uma estratégia utilizada para pacientes que apresentam perda de apetite, redução do consumo alimentar e perda de peso, complementando a oferta calórica e proteica, mas a suplementação deve ser feita apenas com orientação médica ou de um nutricionista”.


A Cura D'Alma








Nenhum comentário:

Postar um comentário