plasamed

plasamed

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Primeira Eucaristia e Crisma no Hospital Santa Teresa

 

19/06/2024


Internada há alguns dias, a paciente Marlene Aguiar, de 52 anos, confessou um desejo à equipe de Pastoral e ao sacerdote Frei Fernando do Hospital Santa Teresa. Ela gostaria de receber a Primeira Eucaristia e ser crismada. Prontamente, a Pastoral da Unidade, juntamente com os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem se mobilizaram para realizar o sonho da enferma.

Na manhã do último dia 28 de maio, foi celebrada uma Santa Missa em Ação de Graças pela Primeira Eucaristia e Crisma da dona Marlene, no box -06 do CTI São Judas Tadeu. Durante a celebração, era nítido a emoção da equipe de enfermagem do setor, assim como das demais equipes que se fizeram presentes.

"Foi uma honra poder participar desse momento tão importante para a Dona Marlene. A Missa e a comunhão são momentos de conexão com Deus e, poder proporcionar isso para a paciente que não tinha condições de ir à igreja foi emocionante!  Foi lindo ver algo que parecia ser tão distante, acontecendo ali: dentro da UTI, no leito da paciente! Gostaria de parabenizar a parceria da Pastoral e da equipe da UTI, que juntos tornaram um sonho possível', contou Erika Cristina Câmara Ribeiro, Enfermeira da UTI São Judas Tadeu.

No decorrer da Santa Missa, um misto de emoção e alegria, tomou conta de todos que estavam participando do momento. A Pastoral do Hospital preparou com muito carinho e afeto, um altar, para que Jesus pudesse se fazer presente na Eucaristia, pelas mãos consagradas do sacerdote Frei Fernando de Araújo, ofm.

“Eu costumo dizer que a minha vida profissional caminha junto com a minha vida religiosa e que vivo um sonho diário aqui e sou muito grata por isso. Porém, nunca poderia imaginar que enquanto colaboradora católica, Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão, pudesse um dia presenciar uma paciente em um leito da UTI, com seus olhos brilhantes, sendo tão grata por receber Jesus Cristo Eucarístico pela primeira vez e o sacramento da Crisma, além de poder vivenciar a santa missa celebrada dentro da unidade em uma benção sem tamanho”, relata Daiana Wepler, Técnica de Enfermagem 

O Coordenador de Pastoral, Daniel Silbernagel, ressalta e agradece o empenho da equipe de Enfermagem que conseguiu a liberação médica para que este sonho pudesse se concretizar.

“Agradeço ao Hospital Santa Teresa, em nome de sua Diretoria e das Irmãs de Santa Catarina, e a toda a equipe multidisciplinar do CTI São Judas Tadeu que, com carinho, me ajudaram a organizar o altar e os objetos sagrados para que esse sublime e tocante momento pudesse acontecer. O saudoso Papa João Paulo II já nos dizia sobre a importância da Eucaristia no ambiente hospitalar e na vida da Igreja: ‘Durante a celebração da Santa Missa, o Céu toca a terra e o milagre de Jesus Vivo e Ressuscitado na hóstia consagrada, se dá aos olhos de cada um de nós.’”, finaliza Daniel.


A Cura D'Alma




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário