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quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Programa reduz em mais de 40% níveis de tabagismo e hipertensão entre colaboradores

 


27/10/2021

O Programa Saúde Integral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, focado na atenção à saúde do colaborador e seus dependentes registrou queda nos níveis de fatores de riscos da saúde entre os profissionais da Instituição do nos últimos dez anos. Tabagismo e hipertensão, por exemplo, foram reduzidos em 43% e 42% respectivamente, enquanto a dislipidemia (elevação do colesterol ou gordura no sangue) teve queda expressiva de 46%. O estresse também foi reduzido em 19%.

Segundo o Dr. Leonardo Piovesan, Gerente Médico do Saúde Integral, os indicadores positivos refletem a gestão do cuidado de forma integrada, realizada por uma equipe multidisciplinar, composta por médico de família, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas.

“A evolução na saúde dos nossos colaboradores demostra que o caminho é atenção primária como coordenadora do cuidado. Nesse formato cerca de 90% dos casos são conduzidos pelo médico da família. E essa alta taxa de resolução da atenção primária evita que o paciente passe por vários médicos e faça exames repetidos, não onera o sistema como um todo resulta e, o mais importante: permite um melhor cuidado paciente”, explica.

Outros dados comprovam o sucesso e adesão do Saúde Integral, mesmo em ano de pandemia, cerca de 86% dos colaboradores fizeram o exame médico periódico em 2020, e 95% das colaboradoras gestantes participaram do Gerar, núcleo que oferece atendimento multidisciplinar e que auxilia no autocuidado durante todo o processo de gestação.

Para assegurar o monitoramento em tempo real desses indicadores o Programa conta com a plataforma Sabes®, um banco de dados onde são registrados os hábitos de vida, histórico médico que auxiliam ao médico a conhecer melhor cada indivíduo e definir um plano de cuidado adequado ao seu perfil e sua necessidade. Atualmente, 12.500 vidas, entre colaboradores do Hospital e de outras empresas parceiras são monitoradas pelo Saúde Integral.

De acordo com o Dr. Leonardo, os atendimentos do Saúde Integral cresceram durante a pandemia. O número de teleconsultas aumentou em 300% entre março e abril de 2020. No cenário atual, 25% das consultas são realizadas por meio de telemedicina, sendo 90% destes atendimentos de psicologia, nutrição e assistência social. No formato presencial são realizadas 75% dos atendimentos, como exames médicos ocupacionais, fisioterapia, entre outros. Antes da pandemia, apenas 1% das consultas eram feitas por telemedicina.

Saúde Mental dos colaboradores

No âmbito da saúde mental, o Programa Saúde Integral também registrou redução de 19% nos níveis de estresse entre seus colaboradores. No último ano, foram 644 atendimentos em psicologia, 572 atendimentos de psiquiatria e 122 de coaching para gerenciamento do estresse, com adesão de 30% da comunidade do Hospital. O programa conta com um núcleo dedicado ao mapeamento de sintomas de cansaço, depressão e ansiedade a fim de prevenir a piora do quadro clínico e de acolher os colaboradores em estado de sofrimento que precisam de apoio dentro da Instituição.

Para desconstruir o tabu que rodeia o assunto, sensibilizar e esclarecer sobre os sintomas e consequências dos principais transtornos psicológicos como o estresse, a ansiedade e a depressão, assim como dependência química e Burnout, os colaboradores recebem, periodicamente, materiais didáticos e de conscientização pelo celular e por canais institucionais. Para auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento individual, a cada seis meses é enviado para todos os colaboradores um questionário digital para preenchimento, que são sigilosos, com o uso de instrumentos validados cientificamente, para realizar o mapeamento populacional. Ao término da pesquisa, o colaborador é encaminhado para o tratamento de acordo com seu diagnóstico. A iniciativa também conta com atuação da psicologia em áreas mapeadas como críticas, com a finalidade de acolher a equipe e desenvolver habilidades antiestresse, como a resiliência, além de incluir neste processo a participação da liderança.

Para Piovesan, saúde mental é, hoje, segundo a OMS, a segunda maior causa de afastamentos entre colaboradores no mundo todo, perdendo apenas para os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). “Por conta do atual momento, acredita-se que os profissionais da linha de frente da Covid-19 são os mais acometidos por doenças psíquicas ou os mais sobrecarregados. Porém, muitos profissionais estão tendo dificuldades em lidar com a dupla jornada, cuidado da casa, família e filhos, além do acúmulo de reuniões”, pondera o médico.

“O Saúde Integral já contava com atendimento psicológico, mas diante dos números de casos crescendo no mundo todo, criamos um atendimento exclusivo para tratamento de doenças mentais, para assegurar que os colaboradores do Hospital tenham uma vida mais equilibrada e saudável. Partimos da premissa de que quem é bem cuidado cuida melhor. Por isso, também ampliamos as iniciativas de acolhimento e prevenção”, complementa.

Empresas

Reconhecido internacionalmente pelo Global Centre for Healthy Workplace e pelo Prêmio Nacional Qualidade de Vida (PNQV) em 2017 e 2012, respectivamente, e que alçou a Instituição ao Melhores Empresas Gestão Saudável 2021 do Great Place to Work, o Saúde Integral está disponível para empresas que necessitam de apoio para realizar a gestão de seus colaboradores. A consultoria é customizada conforme as necessidades e características de cada organização, abordando pontos como a orientação e adequação das medidas sanitárias para a retomada de serviços presenciais, a implementação do cuidado na atenção primária com equipe de enfermeiros, psicólogos e médico da família, o diagnóstico, tratamento e monitoramento da saúde dos profissionais.

De acordo com o gerente médico do Saúde Integral focar na atenção básica e levá-la para dentro das empresas traz a oportunidade de obter um cuidado integral do colaborador, tendo um médico da família como referência, com um olhar mais amplo. “Essas parcerias ampliam o conhecimento sobre a importância da atenção primária, na coordenação do cuidado, e que entrega um melhor resultado em saúde”, declara.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

 



27/10/2021

O Hospital Esperança Recife (PE) inaugura uma nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) voltada exclusivamente para o público idoso. O diferencial é que os pacientes ficarão em ambientes individuais e com a presença de acompanhantes 24 horas por dia. São espaços que se assemelham aos apartamentos de internação, porém munidos de todos os equipamentos da UTI e com a presença de equipes multidisciplinares especializadas.

Atualmente, mais da metade dos pacientes internados na UTI Geral são idosos. Percebendo os cuidados especiais que esse público demanda, o hospital criou uma nova unidade diferenciada de internação. Experiências mostram que os pacientes, quando estão acompanhados por familiares, mostram-se mais dispostos a aceitar o tratamento, além de permanecerem mais tranquilos durante a internação.

A proposta da nova UTI é deixar o paciente com sua rotina a mais próxima possível das atividades que ele tem em casa, mantendo hábitos como horários de remédios e companhias. Esse bem-estar que o paciente sente reverte em um tratamento mais eficaz, inclusive com uso mais racional de medicamentos, evitando ao máximo efeitos colaterais indesejados que, nos idosos, são mais frequentes por questões fisiológicas.

“Os pacientes terão mais privacidade e mais personalização do atendimento durante a internação, sempre acompanhado por profissionais capacitados e que têm mais afinidade com o atendimento ao idoso. As equipes multidisciplinares seguem se comunicando constantemente, para melhor atender ao paciente de forma mais eficaz”, relata a coordenadora da UTI Geral do Hospital Esperança Recife, Mariza da Fonte.

O Hospital Esperança Recife já possui um atendimento diferenciado em internação em apartamento para os pacientes geriátricos. Um andar inteiro é dedicado ao público, com equipe multidisciplinar especializada, formada por geriatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas. A integração de especialidades permite que os pacientes recebam alta hospitalar sem declínio de suas habilidades físicas e, consequentemente, da qualidade de vida.


Artigo – Saúde e compliance na era da governança de riscos



 27/10/2021

Os desafios e pressões enfrentados pelo setor de Saúde devido à crise da Covid-19 terão efeitos significativos sobre a necessidade, já inerente ao setor, de aumentar o nível de maturidade de programas de Governança, Riscos e Compliance (GRC). Maiores exigências em relação à gestão de riscos e conformidade refletem na implementação de programas dinâmicos, robustos e altamente tecnológicos.

Tal tendência é confirmada pelos dados expostos no relatório “O mercado Global de Governança, Riscos e Compliance até 2025” desenvolvido pela Bravo Research, braço de pesquisa qualificada e insights da Bravo GRC, e publicado em julho deste ano. Segundo o levantamento, o mercado de GRC no Brasil terá um crescimento anual médio de 10,8% para o setor de Saúde entre 2019-2025, atrás apenas do setor Bancário-Securitário, que deverá crescer 11,6%, conforme demonstra o quadro a seguir.

No mundo, em termos absolutos, o setor de Saúde poderá se tornar o segundo maior em mercado após 2025, com projeções de U$ 7,5 bilhões, enquanto Bancário-Securitário e Manufatura aparecem com projeções de U$ 10,3 bilhões e U$ 7,6 bilhões já em 2025, respectivamente.

A pesquisa “2021 Healthcare Compliance Benchmark Survey”, conduzida pela SAI Global em parceria com a Strategic Management Services nos Estados Unidos, trouxe à tona dados muito relevantes sobre a área de Hospitais e Instituições da Saúde, os quais corroboram com as tendências trazidas pelo levantamento da Bravo Research e ainda revelam findings cruciais como a preocupação com a privacidade de dados e registros médicos dos pacientes. Tendo em vista o contexto de pandemia, o aumento exponencial da quantidade de informações coletadas pelo setor em razão da avalanche de atendimentos e internações é um forte fator explicativo. Seguindo a mesma lógica, a gestão dos gastos e conformidade regulatória aparecem como segunda e terceira top prioridades.

Em meio à crise da Covid-19, o estresse sofrido pelo setor evidenciou pontos críticos para o gerenciamento de riscos, não somente atrelados ao compliance e privacidade de dados (legislações, normas e regulamentos diante de um fluxo enorme de procedimentos e dados), mas também financeiros e de gestão dos recursos. Tais pontos têm reflexo nas principais iniciativas para 2021 notadamente relacionadas à privacidade de dados, cybersecurity, auditoria, riscos regulatórios e implementação de softwares e tecnologias.

No entanto, apesar das prioridades serem claras, as empresas do setor de Saúde ainda têm um longo caminho a percorrer para garantir o cumprimento das etapas e, efetivamente, atingir tais prioridades. Todo este cenário emergente de iniciativas, prioridades e identificação de riscos está sendo imposto por uma profunda transformação cultural que unifica tecnologia, as ameaças na área de segurança de dados, o compliance e a governança.

Mergulhar nesta transformação implica alto nível de treinamento e metodologias renovadas. Os serviços de treinamento figuram como prioridade no planejamento de contratação de serviços terceirizados. Contudo, o processo de avaliação de aderência à “cultura do compliance” ainda deixa larga margem para aperfeiçoar-se. Sobre este tema, a pesquisa da SAI Global revela que 71% dos respondentes aplicam avaliações exclusivamente internas para acessar seu grau de aderência à “cultura do compliance”, enquanto apenas 29% elaboram avaliações através de processos independentes de análise por partes de fora da organização, como por exemplo a contratação de auditorias externas.

As metodologias empregadas para identificar, analisar e direcionar os riscos enfrentados pela organização são bastante variadas, conforme revelou a pesquisa da SAI. Para aprimorar os Sistemas de Gestão da Aprendizagem e compliance dentro das instituições, as empresas de Saúde apostam em metodologias de treinamento que permeiam o ambiente de trabalho a todo instante, o que inclui treinamentos ao vivo, online, por e-mail ou até por newsletters.

O setor de Saúde é extremamente sensível à gestão e privacidade dos dados, principalmente pelo rápido aumento do volume de dados que passa a ter acesso. Além disso, este setor deve colocar sua energia no estabelecimento de uma governança aberta que seja capaz de abraçar a gestão, a visibilidade dos riscos, além de um programa de compliance efetivo, evitando assim vazamento de dados e descasamentos financeiros que podem provocar desequilíbrio das contas e colocar a saúde e a reputação da empresa em risco.

Suelen A. da Silva é Research Coordinator na Bravo GRC, Mestre em Estratégia Empresarial pela FGV EAESP, com especialização em estratégia para negócios sustentáveis pela Harvard Business School

Ísis Camarinha é Analista de Research na Bravo GRC, Doutora em Economia Política Internacional pela UFRJ e Mestre em Economia pela PUC-SP

 

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Cientistas identificam enzimas que podem ser ferramentas para combater resistência a antibióticos

 


26/10/2021

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) determinaram a estrutura e a função de duas enzimas envolvidas na produção de gentamicinas pela bactéria de solo Micromonospora echinospora, responsáveis por tornar esse antibiótico menos suscetível à resistência das bactérias. O conhecimento produzido pelo grupo pode servir de base para modificar outros antibióticos da mesma classe, os aminoglicosídeos, tornando-os capazes de contornar a resistência desenvolvida pelas bactérias e diminuindo a sua toxicidade, o que permitiria um uso mais abrangente desses fármacos. O trabalho, financiado pela FAPESP e que fez parte da tese de doutorado de Priscila dos Santos Bury, foi publicado na revista científica ACS Catalysis.

A gentamicina é frequentemente utilizada na forma de cremes e pomadas para tratamento de infecções tópicas, mas não costuma ser aplicada para tratar infecções internas por ser tóxica para o ouvido e para os rins. É considerada um antibiótico injetável de último recurso, para casos de infecções muito resistentes. “Os aminoglicosídeos foram descobertos na década de 1950 e tratam diversas infecções bacterianas sérias, como a tuberculose. Por serem moléculas mais antigas e já terem sido amplamente utilizadas, as bactérias já adquiriram resistência a muitas delas”, explica o professor Marcio Vinícius Bertacine Dias, coordenador do estudo e responsável pelo Laboratório de Biologia Estrutural Aplicada do ICB.

Feita em colaboração com cientistas da Universidade de Wuhan, na China, e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, a pesquisa focou em identificar quais eram as enzimas que realizam as últimas modificações na biossíntese das gentamicinas, tornando-as capazes de driblar a resistência das bactérias e manter a sua eficácia – característica que é única dentro de sua classe. O estudo identificou a estrutura e função das enzimas GenB3 e GenB4, que são muito similares, mas catalisam reações totalmente diferentes, algo raro dentro da bioquímica.

Antibióticos mais eficazes – A partir dessa descoberta, é possível pensar em duas estratégias para aprimorar os antibióticos futuramente: através da biocatálise, utilizando as enzimas para tentar modificar os compostos já existentes in vitro, ou da biologia sintética, introduzindo os genes responsáveis pela expressão dessas enzimas em outros microrganismos, como bactérias e leveduras, para produzir novas estruturas de antimicrobianos. “Já existe uma tendência na indústria farmacêutica para tentar modificar antibióticos por biocatálise ou biologia sintética e torná-los menos sensíveis à resistência. Com esses estudos, será possível selecionar as características boas de cada molécula e produzir uma molécula que seja menos tóxica e mais eficaz”.

A necessidade de desenvolver novos antibióticos ou adaptar os fármacos atuais é cada vez mais urgente, já que as bactérias evoluem em uma velocidade maior que a ciência. “As bactérias criam resistência aos antibióticos em um período de dois a três anos, enquanto a produção de novas moléculas pode durar até 20 anos. É preciso investimento para acelerar estudos como os nossos e desenvolver fármacos mais eficazes, se não os antibióticos podem se tornar obsoletos. E assim voltaríamos a ter mortes por infecções que hoje são facilmente tratadas”, ressalta o pesquisador.

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Tecnologia pode ser aliada no enfrentamento de desafios na área da saúde



 25/10/2021

O crescimento populacional, a desigualdade no acesso e gastos que aumentam a cada ano são desafios na área da saúde em todo o mundo. Para mudar esse cenário e nos preparar para o futuro, especialistas explicam que é necessário repensar a forma como fazermos saúde. “Em 2017, a OMS deixou claro que não temos tempo hábil para formar mais médicos e acompanhar a demanda mundial da saúde”, disse Guilherme S. Hummel, head mentor no eHealth Mentor Institute (EMI), durante a palestra ‘Tecnologia associada à força de trabalho na saúde e os desafios da usabilidade’, realizada no Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp). A mesa também contou com Eduardo Cordioli, gerente médico do Hospital Israelita Albert Einstein, Robson Capasso, reitor associado, chefe de cirurgia do sono e professor da Universidade de Stanford e Romeu Cortes Domingues, conselheiro Anahp, presidente-executivo do Conselho de Administração da DASA e moderador do debate.

O professor da Universidade de Standford trouxe dados de pesquisas realizadas nos Estados Unidos que nos permitem traçar alguns panoramas e conclusões, ainda que cada país tenha suas especificidades. “De tudo o que se gasta com saúde globalmente, 78% são consumidos por apenas 18% da população e, observando os Estados Unidos, existe uma disparidade no acesso à saúde e não existe quem pague os gastos financeiros, que a cada ano aumentam mais”, diz Robson Capasso.

Uma importante questão é também o crescimento populacional, que traz impactos em diversos setores e principalmente o da saúde, uma vez que todo individuo em algum momento da vida precisará de atendimento médico. “O déficit de acesso da saúde no mundo é o que causa a inflação de custeio na área médica e é um fator incontrolável até o final do século, pois não existirá um equilíbrio entre a demanda e a oferta. Precisamos nos planejar para uma cultura em que a função médica será mais de instruir e educar, do que de cuidador, pois precisamos que os indivíduos sejam mais independentes e conheçam a saúde básica”, complementa Guilherme Hummel.

Sobre os gastos na área da saúde, é possível traçar uma relação entre os países que gastam mais e o modelo de gestão utilizado. “Em países como França, Inglaterra e Alemanha, até os 65 anos de idade se gasta mais em saúde por pessoa do que nos Estados Unidos e, ainda assim, estes têm um gasto reduzido pela metade ao compararmos com o último país. A partir disso, vemos que esses países da Europa são geridos a partir de uma cultura preventiva e não reativa, mostrando que a medicina preventiva é capaz de detectar fatores de risco antes de um evento agudo, com isso o esforço e gastos feitos na prevenção é menor do que os feitos após a manifestação do evento”, explica Eduardo Cordioli.

Os palestrantes concordam que para atendermos às necessidades globais de saúde precisaremos atuar em times multidisciplinares, com variedade de médicos e outros profissionais, como os programadores e cientistas de dados. Uma solução proposta foi a educação da população para desde cedo conhecermos a saúde básica, garantindo maior independência e diminuindo a demanda na saúde. Além disso, citaram também a importância da telemedicina nesse processo e como os médicos precisam constantemente se educar para oferecerem atendimentos eficazes através das tecnologias.

Pandemia mostrou que telemedicina deve se manter como uma opção para o paciente

A pandemia trouxe de uma vez só uma série de situações novas para a população mundial. O que para alguns setores profissionais abriu caminhos de forma mais lenta, para a saúde, as mudanças exigiram decisões urgentes. Foi dessa demanda que surgiram inovações capazes de mostrar caminhos que devem se manter e outros que precisam ser desenvolvidos. O tema foi discutido no Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), durante a palestra ‘Como a pandemia acelerou as inovações e tecnologias em saúde’, que teve a moderação de Fernando Ganem, diretor geral do Hospital Sírio-Libanês e a participação de Diogo Dias, diretor clínico do Hospital Porto Dias, Joel Formiga, country manager na MphRx e ex-coordenador de inovação digital da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e Marco Bego, diretor executivo do Instituto de radiologia do InovaHC.

“A inovação começa pela necessidade do cliente, nasce da demanda e não da tecnologia”, afirmou Joel Formiga durante sua fala no evento. Ele atuou na linha de frente junto a outros profissionais quando a pandemia no Brasil estava em sua pior fase. “A primeira percepção que tivemos na Secretaria de Estado da Saúde foi que os dados precisavam ser valorizados, organizados, turbinados e principalmente compartilhados. Ou seja, precisávamos valorizar a informação”, conta.

Uma constatação que foi compartilhada por todos os participantes: a aceitação de canais digitais para tratar da saúde foi uma barreira ultrapassada por médicos e pacientes. Na opinião de todos, a telemedicina, que teve ampla aceitação e larga utilização, já apresentou diminuição. Mas, segundo observação de todos os profissionais, o uso da tecnologia deve continuar acima do período anterior à pandemia.

“Os canais digitais vão se estabilizar nessa nova realidade como os principais meios de comunicação e resolução de problemas, quando não forem os únicos”, conta Formiga. “A telemedicina é uma ferramenta que veio para ficar e muda o jogo para permitir o tratamento integrado. É fato que dessa primeira imersão nessa jornada já saímos com uma série de empresas que, inclusive, vão trabalhar apenas nessa vertical”, acrescenta Diego Dias.

Em outra frente, mas que também ganha a concordância entre os participantes, está a organização dos dados e aplicação de inovações. “Durante a fase mais crítica da pandemia, tínhamos quase 70 inciativas inovadoras nos processos que adotávamos. Passada essa fase, temos 20 atualmente. Nosso maior desafio foi fazer com quem as linguagens – tecnologia e medicina – se falassem sem obstáculos. Hoje, percebemos que conseguimos fazer essa ponte”, finaliza Marco Bego.

A convivência harmônica entre o compartilhamento de dados e a privacidade é um dos maiores desafios atuais

A Lei Geral de Proteção de Dados sancionada em 2020 apontou quais devem ser os rumos do uso de dados no Brasil. Entretanto, ainda há uma ‘zona cinzenta’ sobre o assunto, como diz Fábio Cunha, coordenador do Grupo de Trabalho Legal-Regulatório da Anahp e diretor Jurídico, Compliance, Relações Governamentais e ESG na Dasa, que foi moderador da plenária ‘Governança de dados com o avanço das inovações trazidas por novas tecnologias’, realizada no Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp). O debate contou também com a presença de Rogéria Leoni Cruz, coordenadora do Grupo de Estudo de LGPD da Anahp e diretora jurídica do Hospital Israelita Albert Einstein, Barbara Ubaldi, head de digital e governança de dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e de Waldemar Ortunho Junior, diretor-presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Um dos pontos principais levantados pelos participantes foi o conflito de interesses comerciais que ameaça o compartilhamento desses dados entre os sistemas privado e público, por exemplo, se configurando em um obstáculo que deixa de ser técnico. Para Barbara, o uso dos dados faz parte das transformações digitais do mundo todo e deve ser entendido como um recurso chave para todos os setores. “O crescimento com o uso de dados é muito mais preciso. É essencial abrir as informações para o setor público, com esforços combinados os resultados são melhores e as decisões mais coerentes”, afirma.

Outro obstáculo se relaciona com a cultura, ou seja, com o risco de armazenar e o medo de ter um vazamento desses dados geram. De fato, o risco existe, mas para o presidente da ANPD, Waldemar Ortunho Junior, “é fundamental usar novas tecnologias mitigando esses riscos, com técnicas que vão proteger os dados que oferecem mais atratividade ao invasor”.

Na mesma trilha, segue o ponto de vista de Rogéria Leoni Cruz. “Lidamos com dados sensíveis e a medicina tem se inovado. Temos que dar oportunidade para essas mudanças, mas, ao mesmo tempo, temos que lidar com a privacidade e a segurança. Muitas organizações já estão conseguindo enxergar as vantagens práticas de uma segurança de dados, seja por uma melhor estratégia ou pela melhor organização e confiança do cliente. Isso aprimora a tomada de decisões, e permite uma gestão efetiva de riscos”, conta.

“Reduzir desigualdades e disparidades por meio da inteligência artificial é um dos principais objetivos. Os cuidados devem chegar a todos”, diz Greg Corrado, neurocientista e pesquisador do Google

Por trás de cada tecnologia que utilizamos hoje como a leitura de código de barras pelo celular, decodificação de áudios em textos e os próprios avanços nos estudos da inteligência artificial estão pessoas, pesquisadores comprometidos a tornar a vida melhor. A inteligência artificial está em desenvolvimento no mundo e a utilização dela para área da saúde pode resultar em ganhos imensuráveis. Greg Corrado é neurocientista do Google e encerrou o ciclo de palestras desta edição do Conahp e quem mediou a apresentação foi o vice-presidente da Comissão Científica do Conahp2021, Charles Souleyman.

De forma geral, a inteligência artificial já está na palma de nossas mãos. Pelo celular podemos acessar o Google Fotos, por exemplo, e ver agrupamentos e pesquisas sofisticadas de reconhecimento facial a partir de qualquer aparelho. Outra forma de vermos a inteligência artificial sendo aplicada é por meio da capacidade dos celulares de entenderem idiomas, traduzirem conteúdos e aceitarem comandos somente a partir da voz humana, com toda as variações que elas possam ter.

A inteligência artificial, segundo Greg, pode ser pensada como útil tanto a usuários quanto a empresas. Para a maioria das ações atuais, mesmo as repetitivas e complexas, a programação dos computadores facilita a rotina. A parte mais profunda da inteligência artificial é que já podemos construir máquinas capazes de aprender com os dados. Atualmente, o Google lê imagens a partir de pixels, há softwares capazes de reconhecer qualquer discurso humano e, ainda, traduzir falas para outros idiomas de forma quase automática. Todos esses sistemas foram aprimorados com o tempo. Eles passaram por um processo de aprendizagem por meio da inteligência artificial.

“Muita gente acha que a inteligência artificial é feita para prever as coisas. Talvez fosse mais acurado dizer que a grande função dela seja reconhecer as coisas”, afirma Greg. Os dados trabalhados pela inteligência artificial facilitam o reconhecimento de forma intuitiva, por exemplo, de uma categoria ou condição. A máquinas aprendem ao imitar modelos. Se quisermos criar um sistema capaz de reconhecer imagens de gatos e cachorros, por exemplo, precisamos dar a ela modelos básicos desses animais.

Na relação desse tipo de inteligência com a capacidade de aprendizagem humana, a base está num método conhecido como ‘deep learning‘. Isso é basicamente a reencarnação de uma tecnologia chamada de redes neurais artificiais que existe desde 1980. E esse modelo se baseia em como humanos aprendem as coisas, na forma como a capacidade humana processa o aprendizado. Nesse modelo, cada neurotransmissor se associa a outros formando redes artificiais ou neurais capazes de fazer com que as tarefas programadas sejam realizadas.

“As máquinas hoje, por exemplo, podem enxergar. É possível categorizarem imagens, localizarem e descreverem conteúdos imagéticos. Nesse sentido, é possível que essa tecnologia seja usada para ler imagens médicas, reconhecer deformidades, exames e facilitar a compreensão de fraturas, por exemplo”, anuncia Greg.

Uma das medidas citadas pelo neurocientista em relação ao trabalho desenvolvido pelo Google na área da saúde tem relação com o diabetes e foi desenvolvido com parceiros na Índia. Na região onde o experimento foi feito havia poucos profissionais capazes de fazerem o diagnóstico da doença através da retina dos pacientes. Assim, máquinas foram desenvolvidas para serem capazes de realizar um tipo de triagem diagnóstica. Foram tiradas 130 mil imagens de retinas e, com a ajuda de profissionais, o nível de diabetes foi categorizado. O resultado foi o desenvolvimento de um sistema capaz de verificar a doenças em pacientes de forma bem próxima a percepção de médicos treinados.

Segunda analisa Greg, as inteligências humana e das máquinas são complementares. Enquanto humanos são excelentes em extrapolar a partir de um pequeno número de exemplos, as máquinas são muito eficazes fazer interpolação dentro de muitos exemplos. Máquinas programadas com grandes quantidades de dados históricos e humanos são melhores em eficiência analítica.

É preciso perceber que esses sistemas de inteligência artificiais não são caixas pretas inacessíveis e cujo conteúdo interno seja completamente desconhecido. “A gente acredita que os sistemas artificiais podem colaborar com as pessoas da mesma forma que as pessoas colaboram entre si”, diz o neurocientista. Esse tipo de inteligência seria capaz, inclusive de explicar o porquê de escolher categorizar suas percepções a partir de sua programação. “Voltando ao exemplo do diagnóstico de diabetes, por exemplo, o sistema pode mostrar a causa pela qual escolheu categorizar a doença no indivíduo como moderada”, afirma Greg.

Outros caminhos são possíveis para estreitar o relacionamento de forma ainda mais próxima entre a gestão de dados e a medicina. Dentre eles estão os processos de criação de medicamentos que utilizam dados, identificação de erros de amostragens ou mesmo feitura de triagens. Em última instância, o valor do uso da inteligência artificial estaria na criação de um sistema de saúde de aprendizagem. O ideal é que cada vez que se atende um paciente, a experiência seja melhorada para um próximo paciente. Os sistemas de machine learning podem nos dar diretrizes importantes para aumentar a eficácia do sistema como um todo e melhorar a experiência de quem os utiliza.

Sobre a atuação do Google na pandemia, o neurocientista ressaltou que a empresa percebeu a importância da informação correta e que, utilizada na hora certa, pode salvar vidas. Sobre o uso do Google no autodiagnóstico dos usuários, Greg alertou que “apesar das ferramentas e informações estarem disponíveis, há um jeito certo de usá-las. É complexo. Nossa jornada na saúde é entender o papel da tecnologia e o papel que ela não é capaz de desempenhar”, analisa o neurocientista. “Eu acredito que vai levar muitos anos, mas, no futuro, seremos capazes de estar em um lugar onde a tecnologia será mais utilizada, difundida e confiável. Há muito para se caminhar, mas é possível sonhar com uma medicina preventiva em nível global, com o apoio e o trabalho de muitas pessoas e instituições”, finaliza.

domingo, 24 de outubro de 2021



22/10/2021

A pandemia de Covid-19 mudou o comportamento do consumidor e trouxe novas necessidades, inclusive na área de saúde. Se antes o cuidado era sinônimo de ir aos consultórios e hospitais, agora a sociedade vive uma realidade de atendimentos presenciais mais seletivos. Os fatores para essa mudança incluem desde o medo da exposição ao vírus à lotação dos hospitais, sobrecarregados com o atendimento aos pacientes infectados pelo novo Coronavírus e, consequentemente, reduzindo consultas que não são urgentes.

Essa mudança no comportamento dos consumidores não significa, contudo, que os investimentos em saúde diminuíram. Pelo contrário. Em 2019, no último levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2017, constatou-se que o investimento em saúde no país chegava a R$ 608,3 bilhões, representando 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Agora, em 2021, a estimativa é de que esses gastos estejam em torno R$ 770 bilhões, equivalente a 10% do PIB. Desse total de investimentos, 41% são feitos pelo governo e 59% pelas famílias.

Enquanto os números seguem crescendo, os tipos de serviço preferidos pelos usuários mudaram. Cirurgias eletivas diminuíram, enquanto a atenção domiciliar vem ganhando força. Trata-se de uma tendência de cuidar da própria saúde dentro de casa. Desde o começo da pandemia, em 2020, o setor de home care registrou crescimento de 35%, de acordo com estudo divulgado pelo Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead) 2019/2020. Espera-se que o crescimento continue em 2021.

O aumento já é sentido nesse segmento do mercado. As empresas de home care no Brasil somam uma receita anual estimada em R$ 10,6 bilhões, indicam dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e do Nead. Da receita total, 57,5% se referem a internações domiciliares (que custam, em média, 35% menos do que as hospitalares).

Por isso, oferecer atendimento técnico a pacientes que já vêm sendo atendidos por hospitais e agora se encontram em uma segunda fase de tratamento significa dar continuidade ao atendimento hospitalar dentro de casa, com acompanhamento e autorização de médicos especializados, garantindo o cuidado apropriado para cada caso.

A humanização do atendimento é um aspecto cada vez mais almejado pelos usuários, que valorizam um contato mais estreito entre os profissionais de saúde, pacientes e familiares, prezando pelo bem-estar e qualidade de vida. Esse aspecto é especialmente importante para o brasileiro: no país, 63% das pessoas procuram por um atendimento mais humanizado, contra 44% na Espanha e 34% na Itália, por exemplo.

A realidade trazida pela pandemia de SARS-CoV-2 explicitou aquilo que é mais importante para o consumidor, que tende a evitar riscos de exposição sem abrir mão dos cuidados com a saúde. Os usuários estão tomando as rédeas da própria saúde e buscando alternativas que melhor se adaptam às suas necessidades.

Então, neste cenário o home care se torna um serviço que se adapta perfeitamente à nova demanda. Enquanto descentraliza o atendimento (diminuindo as lotações dos hospitais), leva suporte seguro e profissional aos pacientes, com o conforto de estar em um local aconchegante e familiar: o seu próprio lar. Além disso, durante o atendimento os profissionais podem voltar toda a atenção para um único paciente, respeitando sua individualidade e tornando a assistência muito mais personalizada e humana.

Emerson Lunardelli é CEO da Lar e Saúde

 


Boletim Covid-19: ocupação geral de leitos para atendimento à doença segue em queda

 


22/10/2021

Está disponível no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a edição de outubro do Boletim Covid-19, que traz dados sobre o comportamento do setor de planos de saúde durante a pandemia de Covid-19.

Neste número, a publicação chama a atenção para a continuidade do crescimento de beneficiários em todas as modalidades de contratação do plano, evidenciando o interesse dos brasileiros no acesso à saúde suplementar. Os indicadores assistenciais mostram a contínua queda nos leitos alocados para atendimento à Covid-19, desde abril de 2021. Dentre as informações econômico-financeiras, são informadas a sinistralidade no período e inadimplência, cujas taxas se mantiveram estáveis. Quanto às demandas dos consumidores, destaca-se queda no registro de reclamações relacionadas à Covid-19.

A edição de outubro traz ainda uma prévia do número de beneficiários em planos de assistência médica relativa a setembro e demandas dos consumidores recepcionadas pela ANS através de seus canais de atendimento.

O objetivo da publicação é monitorar a evolução de indicadores relevantes do setor de planos de saúde nesse período, subsidiando análise qualificada da agência reguladora e prestando mais informações à sociedade.

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Evolução de beneficiários 

O número preliminar de beneficiários em planos de assistência médica relativo segue a tendência de crescimento observada desde julho de 2020. Em setembro, foram registrados 48.566.216 beneficiários em planos de assistência médica, aumento de 0,39% em relação a agosto. A taxa de adesão (entradas) no total, considerando todos os tipos de contratações, é superior à taxa de cancelamento (saídas) nos planos médicos hospitalares. O tipo de contratação responsável por esta superioridade é o coletivo empresarial que se mantém, desde julho de 2020, com mais entradas do que saídas de beneficiários.

Considerando o tipo de contratação do plano e a faixa etária do beneficiário, observa-se que a variação foi positiva para os beneficiários acima de 59 anos em todos os tipos de contratação ao longo dos meses de março de 2020 até setembro deste ano.

Informações assistenciais

A proporção de leitos alocados para atendimento à Covid-19 nos hospitais da amostra de operadoras segue a tendência de queda que vem se observando desde abril de 2021, atingindo patamar inferior ao observado em outubro de 2020, quando teve início a segunda onda.

A taxa mensal geral de ocupação de leitos, que engloba tanto atendimento à Covid-19 como demais procedimentos, se manteve em 71% em setembro, abaixo do patamar observado em setembro de 2019 (pré-pandemia). A ocupação de leitos comuns e de UTI para casos de Covid-19 apresentou queda significativa em setembro, enquanto a ocupação de leitos para demais procedimentos manteve estabilidade.

A busca por exames e terapias ficou 10,6% acima do observado para o mesmo mês em 2019. A retomada da realização de exames e terapias eletivas é compreensível, diante da postergação desses atendimentos em 2020, bem como desejada, para que haja a continuidade do cuidado, detecção e tratamento precoces de doenças para o adequado acompanhamento de pacientes crônicos.

Exames

Dos dados sobre realização de exames de detecção de Covid-19, extraídos da base do Padrão TISS (Troca de Informação de Saúde Suplementar), destaca-se que, o número de exames RT-PCR realizados em junho/2021 sofreu uma redução de 12,1 % em relação ao mês anterior, retornando ao patamar de novembro/2020. No caso dos exames de pesquisa de anticorpos, a queda foi ainda maior, com redução de 25,8% entre maio e junho de 2021.

Informações econômico-financeiras 

O índice de sinistralidade trimestral apresentou leve aumento na comparação com o mesmo trimestre de ano pré-pandemia (3º trimestre de 2019) (82% x 83%). Porém, a prévia da taxa de sinistralidade de caixa anual em 2021 foi de 78,6%, ainda 2 p.p. inferior ao índice de 2019. A ANS permanecerá monitoramento a evolução desses dados no setor.

Em setembro de 2021, tanto os dados de inadimplência de planos com preço preestabelecido, como os para planos individuais/familiares e para coletivos, permanecem próximos dos seus patamares históricos.

Demandas dos consumidores

Os dados de setembro de 2021 mostram uma redução de, aproximadamente, 3,2% no total de reclamações registradas nos canais de atendimento da ANS em relação ao mês anterior. Quanto às demandas relacionadas à Covid-19, a redução foi ainda maior. Em setembro de 2021, a Agência registrou o menor número de reclamações sobre o tema desde março de 2020. Do total de reclamações relacionadas ao coronavírus, 44% dizem respeito a dificuldades relativas à realização de exames e tratamento para a doença.

No portal da reguladora, é possível acessar o monitoramento diário das demandas sobre Covid-19.

Consulte o monitoramento diário das demandas sobre Covid-19

Dados 

Para a análise dos indicadores assistenciais, a ANS considerou informações coletadas junto a uma amostra de 49 operadoras que possuem rede própria hospitalar. Para os índices econômico-financeiros, foram analisados dados de 105 operadoras para o estudo de fluxo de caixa e análise de inadimplência. Juntas, as operadoras respondentes para esses grupos de informação compreendem 74% dos beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares. Adicionalmente, na construção do boletim, foram utilizados dados do Documento de Informações Periódicas (DIOPS), do Sistema de Informações de Fiscalização (SIF) e o Sistema de Informação de Beneficiários (SIB).

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