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segunda-feira, 16 de maio de 2022

Casa de Saúde São José promove 28ª Semana da Enfermagem


 06/05/2022


Duas datas do calendário da Saúde – o Dia da Enfermagem (12/05) e o Dia do Técnico de Enfermagem (20/05) – movimentam neste período a Casa de Saúde São José (RJ), hospital carioca da Rede Santa Catarina com forte tradição em acolhimento e tratamento humanizado. Mais uma vez, a Instituição abre suas portas para reunir profissionais da assistência, por meio de um simpósio técnico, nos dias 9 e 10 de maio. Desta vez, o tema será “Processo de Enfermagem: refletindo sobre o seu propósito”. A agenda reúne temáticas atuais da profissão e foca no desenvolvimento técnico e científico dos participantes.

“Estamos chegando a 28ª edição da Semana da Enfermagem, uma marca importante e que nos enche de orgulho. A Casa de Saúde São José é reconhecida pela qualidade técnica dos profissionais da assistência e por proporcionar um atendimento próximo e acolhedor aos pacientes. Nossa Enfermagem é referência em cuidado e, por isso, é importante que nessa semana possamos reconhecer nossos colaboradores e oferecer recursos para a troca de experiências e aprimoramento de capacidades”, comenta a gerente de Enfermagem, Ivonete Costa.

A programação se estenderá até o fim da semana, com atividades voltadas aos colaboradores da Enfermagem e público interno do hospital, com campanha complementar sobre higienização das mãos, atividades lúdicas, distribuição de brindes, lanches especiais e uma missa em homenagem à Nossa Senhora de Fátima e à Enfermagem, que será realizada na Igreja São José, no térreo do hospital, na sexta-feira

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Em processos de fusões e aquisições na saúde, pessoas são principal ativo


 06/05/2022


No terceiro dia da Medical Fair em São Paulo, o auditório FBAH recebeu especialistas de fundos de investimento e operadoras de saúde para discutirem fusões, aquisições e abertura de capital no setor da saúde. Entre os principais pontos discutidos, considerando a implantação de modelos individuais, coletivos, vendas de carteiras e outros, um ativo foi levantado pelos especialistas como fundamental para o sucesso de fusões, aquisições e abertura de capital: as pessoas.

De acordo com Cátia Horsts, CEO da Rhopen, consultoria de RH, esse processo começa pelos donos da operação, indo para as lideranças de área e, por fim, as equipes. “Durante processos de fusões, aquisições e abertura de capital, os acordos feitos viram contrato jurídico. Mas antes disso há vaidades, expectativas, sonhos, medos. Ou seja, você chega no momento de lidar com o principal ativo da sua operação: pessoas. São elas que irão definir o verdadeiro sucesso da sua nova empresa”, declara a executiva.

Cátia ressalta que, durante esses processos, mais do que considerar as pessoas chave da companhia que precisam permanecer, é entender com clareza as condições que a nova operação irá rodar, e como isso irá impactar as equipes novas e remanescentes. “Costumo dizer que, mais do que juridicamente bem amarrado, o contrato é bom quando ele não precisa ser tirado da gaveta. Ou seja: os termos e condições estão claros e bem aplicados à cultura corporativa”.

Predominância de culturas e pontos cegos na gestão de pessoas – ainda de acordo com a especialista, um aspecto fundamental que as empresas precisam considerar na fusão ou aquisição entre companhias de culturas distintas é como isso será adequado e refletido para todo o novo negócio. “Há um senso comum de que a empresa que entra com o maior montante de capital é aquela cuja cultura deve predominar, e essa é uma ideia bastante equivocada. Nem sempre a organização que tem a maior fatia financeira da operação apresenta a melhor cultura, e, portanto, a que deve ser imposta”, destaca. “Sendo as pessoas o principal ativo dessas operações, é fundamental que as companhias envolvidas trabalhem em sinergia e definam denominadores comuns que resultem em premissas que gerem um bom clima organizacional”, acrescenta Cátia.

“Outra frente muitas vezes negligenciada nesses processos é a gestão operacional de pessoas, aquela zona cinzenta entre a equipe de Departamento Pessoal e os sistemas. Os executivos que encabeçam esses processos ficam tão focados nos capitais investidos que deixam de passar o ‘pente fino’ nessa frente e, com isso, acabam perdendo quantias preciosas para a operação da nova companhia”, finaliza a especialista.

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Estudo vai recrutar 1.200 mães para identificar impactos da gestação precoce


 06/05/2022

Na faixa etária até os 19 anos de idade, a gravidez é considerada de alto risco para as gestantes, fetos e recém-nascidos. Mais do que uma questão de saúde física, essas gestações impactam no agravamento de problemas sociais, biológicos e psicológicos das mães, sendo a gravidez na adolescência um grande desafio não só à saúde pública, mas à sociedade. Segundo dados preliminares do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos – SINASC, 380 mil filhos de mães adolescentes (até 19 anos) nasceram no Brasil em 2020.

Neste ano, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), deu início ao projeto Adolescentes Mães – O impacto da gravidez precoce. A iniciativa – em parceria com o Ministério da Saúde e desenvolvida pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) – recrutará, nas cinco regiões do Brasil, 1.200 participantes: mães adolescentes (até 19 anos), mães adultas (idade entre 20 e 30 anos incompletos) e seus filhos. O objetivo é comparar o perfil e o impacto biopsicossocial das mães adolescentes em relação a mães adultas, com enfoque maior nos casos de ansiedade e depressão. O projeto também se propõe a desenvolver vídeos, podcasts e cartilhas informativas sobre educação abrangente em sexualidade responsável visando a conscientização da população.

Para o médico líder do projeto, Tiago Chagas Dalcin, os resultados, que devem ser divulgados no segundo semestre de 2023, serão de grande valia para o Sistema Único de Saúde (SUS). “O foco da pesquisa é a avaliação do impacto da gestação na saúde da adolescente e também no desenvolvimento do seu filho. É uma questão muito complexa que precisa ser melhor avaliada no Brasil. O impacto de uma gestação em uma adolescente é diferente de uma mulher que teve gravidez na vida adulta. Iremos medir também os impactos das gestações do ponto de vista econômico para o SUS. Os resultados serão valiosos para a saúde, uma vez que servirão de base à formulação de novas políticas públicas, já que a gravidez precoce é acompanhada por diversas mudanças sociais – como o aumento da mortalidade infantil, pobreza e abandono dos estudos”.

O especialista salienta que “há uma estreita relação entre a educação e a gravidez precoce no Brasil. Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) demonstram maior frequência de gravidez em adolescentes de 15 a 19 anos sem escolarização do que naquelas com 9 a 11 anos de estudo. Por esse motivo, o trabalho educacional é necessário para a conscientização e, consequentemente, para a redução da taxa de natalidade por adolescentes no país”.

O projeto também oferecerá capacitação aos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil por meio de um curso com 20 horas de aulas na modalidade de Educação a Distância (EAD). Além disso, disponibilizará materiais educativos desenvolvidos por especialistas do Hospital Moinhos de Vento, em formato digital, para livre acesso.

 


quarta-feira, 11 de maio de 2022

Artigo – Hospitais digitais: quais os desafios para se tornarem realidade no Brasil?


 06/05/2022

A TI vem se tornando core business em todos os segmentos de negócios, circunstância impulsionada significativamente pela pandemia. Em 2019 e 2020, o mundo corporativo passou pelo desafio da sobrevivência e, consequentemente, pela necessidade de transformar e se reinventar. A área da saúde, em especial, precisou acelerar para se adequar a uma grande transformação digital, tema que não recebia tanta prioridade antes dessa crise global.

A mudança para o mundo digital, no entanto, é mais complexa do que parece. Não se trata somente de trocar o papel pelo computador, mas sim, depende de uma transformação cultural envolvendo todas as fases do processo de atendimento, desde a entrada do paciente na recepção do hospital, passando por todo ciclo assistencial, até chegar ao faturamento e ao departamento financeiro da instituição. Além disso, os processos e as integrações entre sistemas internos e externos precisam respeitar os preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Uma das principais barreiras para que a digitalização avance com mais velocidade está ainda no pouco entendimento das instituições de que a tecnologia é base para os seus negócios e o quanto ela pode impulsionar um serviço de excelência.

Em ambientes que dispõem de uma alta gama de dados sendo processados diariamente e com dezenas de atividades ocorrendo simultaneamente, os softwares se tornam essenciais para a execução eficiente em tarefas cotidianas, reduzindo o volume de trabalhos manuais e por consequência o custo, permitindo o monitoramento de todas as áreas de forma integrada, agilizando tarefas, eliminando glosas e retrabalho, entre outros fatores importantes para o bom funcionamento do negócio, permitindo que os profissionais de saúde possam se concentrar no que, de fato, é mais importante: o cuidado com o paciente.

Atualmente, já é perceptível um movimento de aceitação do setor referente a adoção de tecnologias, porém ainda muito tímido. Pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas, mostra que os gastos e investimentos em tecnologia na saúde somam apenas 4,5% do mercado. O levantamento foi realizado em parceria com a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), que representa 56% dos leitos dos hospitais privados.

Mas, mesmo que timidamente, a pandemia impulsionou e acelerou diversos processos com plataformas que precisaram ser adotadas rapidamente pelo setor. A telemedicina ou teleatendimento, por exemplo, cresceu muito desde 2020. É um caminho sem volta. De acordo com dados da Saúde Digital Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital), entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos, via telemedicina no Brasil. A modalidade colabora para a humanização do atendimento médico, estreitando o vínculo entre o profissional e o paciente, essa proximidade vem impactando positivamente para uma medicina mais preventiva e ajudando a reduzir o número de internações e consultas físicas em hospitais e unidades de pronto atendimento. Como consequência, as operadoras de planos saúde também arcam com menores custos de exames e procedimentos muitas vezes desnecessários.

Outra tendência chegando com força é a interoperabilidade de dados, que permite que o médico tenha no momento do atendimento todas as informações do histórico clínico do paciente, incluindo exames e laudos, mesmo que os atendimentos anteriores tenham sido realizados em outras instituições. As barreiras nesse caso vão além da tecnologia, uma vez que diferentes instituições de saúde teriam que compartilhar suas informações com redes concorrentes, contudo uma vez que o paciente é dono dos seus dados, ele pode ser o elo para uma interoperabilidade mais fluída, através de tecnologias que o permitam ter armazenado seu próprio histórico clínico e compartilhá-lo com as instituições que desejar.

Atenta a necessidade de transformações do setor, a indústria de softwares e tecnologia para saúde vêm impulsionando a construção de ferramentas inovadoras que possam simplificar e aperfeiçoar ainda mais a saúde no Brasil. O que se almeja é que hospitais e outras instituições de saúde possam se adequar ao novo momento atendendo um maior número de pacientes preventivamente, que sejam mais inclusivos (atendendo também à longas distâncias com a telemedicina), que possam trazer melhorias com a redução de custos e outros benefícios, que sejam preparados para adversidades como o caso do Coronavírus, e que possam, assim, salvar mais vidas.

Em conjunto todos somos mais fortes. Com o esforço da indústria de tecnologia aliado ao engajamento das instituições de saúde em relação às mudanças necessárias, o sistema de saúde do Brasil de fato trilhará um caminho promissor em prol do bem-estar dos pacientes e de uma saúde cada vez mais digital.

Andrey Abreu é Gerente de Sistemas da MV

terça-feira, 10 de maio de 2022

Centro Avançado em Saúde será primeira unidade de hemodiálise de Timóteo (MG)


 06/05/2022


A Fundação São Francisco Xavier, entidade beneficente de assistência social, vai inaugurar, em breve, o Centro Avançado em Saúde, primeira Unidade de Hemodiálise da cidade de Timóteo, no Vale do Aço. O foco será o atendimento humanizado, já consolidado nas unidades da FSFX. Para atender os pacientes renais crônicos, foram investidos cerca de R$ 10 milhões em infraestrutura, maquinário, tecnologia de ponta e pessoal. O prédio, de 1450 m², está localizado no bairro Timirim (em frente ao Hospital e Maternidade Vital Brazil – HMVB) e atenderá, também à microrregião de Coronel Fabriciano.

“Estamos felizes em trazer para a população esse tipo de atendimento de alta complexidade. O investimento faz parte do nosso compromisso social em ofertar atendimento humanizado e serviços de saúde de excelência em todas as regiões onde atuamos”, comemora Salvador Prado Júnior, presidente da Fundação São Francisco Xavier.

Infraestrutura

A Unidade de Hemodiálise tem previsão de inauguração nos próximos dois meses. A estrutura conta com 35 cadeiras de diálise e tem capacidade para atender até 205 pacientes. Uma equipe multidisciplinar, formada por cerca de 60 profissionais diretos e indiretos, está em processo de contratação para o atendimento à população, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionistas, psicólogos, auxiliar administrativo, auxiliar de higienização e equipe de segurança.

Essa nova Unidade de Hemodiálise traz um novo momento da saúde para o Vale do Aço. “Estamos fazendo parte dessa história e isso nos orgulha muito. Agora os pacientes da região terão acesso a um tratamento, tão delicado e complexo, na sua cidade, sem precisar se deslocar três vezes por semana para outro município. O paciente ganha em segurança, conforto e qualidade de vida”, pondera Salvador.

Habilitação

No dia 25 de abril, a Portaria de nº 935, do Ministério da Saúde, habilitou o Centro Avançado em Saúde como Unidade de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica (DRC), que contempla serviços de atendimentos de hemodiálise, diálise peritoneal e nos estágios 4 e 5 (pré-dialítico).

Alessandra de Sousa Andrade MartinsCoordenadora de Assistência do Hospital e Maternidade Vital Brazil, explica que, para conseguir essa habilitação, a unidade passou por vistorias onde foram verificadas as condições de infraestrutura, tratamento da água e composição da equipe de atendimento. “Atendemos todas as resoluções do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Com a autorização de funcionamento, estamos aptos a atender com eficiência aos pacientes renais crônicos que necessitam de hemodiálise”, completa.

 

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Hospital LifeCenter inaugura estrutura focada em cuidado especializado


06/05/2022


O Hospital LifeCenter, Unidade referência em Minas Gerais, que faz parte da NotreDame Intermédica, acaba de receber um novo espaço dedicado ao atendimento com foco no cuidado especializado. Pensado como um ambiente modelo, o novo Centro de Especialidades do Hospital LifeCenter oferece aos pacientes atendimento ambulatorial em 20 especialidades.

A NotreDame Intermédica, que chegou em Minas Gerais em 2020, segue com o seu plano estratégico de oferecer mais opções de saúde de qualidade aos mineiros com a entrega desta Unidade de 860 metros quadrados. Resultado de um investimento total de R$ 4.4 milhões, o Centro de Especialidades do LifeCenter conta com equipamentos de última geração e instalações que proporcionam a melhor experiência para os pacientes e acompanhantes. Ao todo, o espaço possui 21 consultórios, brinquedoteca, fraldário, lanchonete, cafeteria e espaços amplos para proporcionar um acompanhamento com maior comodidade e conforto para os clientes. O atendimento ambulatorial é realizado em 20 especialidades: Anestesiologia, Angiologia, Bucomaxilo, Cardiologia, Cirurgia Geral, Plástica e Vascular, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hepatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Neuro radiologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Urologia.

De acordo com o diretor médico do LifeCenter, Nielsen Christian Gonçalves Ribeiro, o Centro de Especialidades chega para agregar ainda mais excelência a um dos melhores complexos hospitalares do País. “Com a inauguração do Centro de Especialidades, o hospital que já é uma referência em saúde para os mineiros, torna-se uma Unidade completa com foco no atendimento integral: do serviço médico de urgência e emergência ao cuidado especializado”, explica.

“O atendimento médico especializado é o mais eficaz em termos de diagnóstico e tratamento das mais variadas doenças. Ter um espaço como esse, que reúne um renomado corpo clínico em uma estrutura de ponta, capaz de atender pacientes nas principais especialidades médicas, é concretizar o propósito da NotreDame Intermédica de oferecer o que há de melhor em prestação de serviços médicos”, conclui.

O Centro de Especialidades está localizado no andar LifeCenter nível Lojas, com acesso direto pelo estacionamento. Para saber mais sobre a estrutura, horário de atendimento e agendamento de consultas online, basta acessar o portal do hospital. Sobre os planos disponíveis na rede NotreDame Intermédica Minas, faça a consulta aqui.

Notredame IntermédicaMinas – Centro de Especialidades Hospital LifeCenter

Endereço: Avenida do Contorno, 4.747 – andar Lifecenter nível Lojas – Funcionários – Belo Horizonte (MG)

Agendamentos de consultas online: clique aqui

Agendamento por telefone: (31) 3279-2222

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 19h

Informações: GNDI Minas


sexta-feira, 6 de maio de 2022

Hospital com 100% de atendimento SUS em Itabira tem alto índice de satisfação de pacientes em seis anos


 05/05/2022

Quem busca atendimento médico de qualidade pelo Sistema Único de Saúde, em Itabira, no leste de Minas Gerais, tem destino certo: o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Recentemente, a unidade hospitalar completou seis anos sob a gestão da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), entidade beneficente de assistência social. Referência para mais de 225 mil habitantes, dos 12 municípios da microrregião de Itabira, pesquisa realizada pela FSFX apontou que 82,26% dos entrevistados estão satisfeitos com o atendimento recebido na unidade, alcançando números superiores a hospitais de grandes centros.

“Desde que assumimos a administração do Hospital Municipal Carlos Chagas, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) vem promovendo um modelo de gestão marcado pelo atendimento humanizado e acolhedor. Além disso, estamos sempre atentos às inovações do mercado, com objetivo de trazer melhorias de processos e de assistência à saúde”, comenta Salvador Prado Júnior, presidente da Fundação São Francisco Xavier.

Com 100% do seu atendimento destinado a pacientes SUS, o HMCC é um hospital geral, com atendimento nas áreas de média complexidade, ambulatório, internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico, maternidade, tratamentos de hemodiálise de agudos e serviços de diagnóstico. A unidade hospitalar possui 98 leitos.

Entre as especialidades médicas oferecidas na unidade estão: clínica médica, cirurgia geral e pediátrica, anestesiologia, cardiologia, gastroenterologia, proctologia, angiologia, neurologia, ortopedia, reumatologia, hematologia, terapia intensiva, colonoscopia, radiologia, ecocardiografia e oftalmologia.

Reconhecimento

Com modelo de trabalho focado nas pessoas, equipe capacitada e investimentos em tecnologia de ponta, o Hospital Municipal Carlos Chagas é reconhecido por instituições ligadas à saúde. O HMCC se destacou mesmo em momentos mais desafiadores, a exemplo do plano de ação para a Covid-19. A instituição foi uma das três do Brasil a receber, em 2021, o reconhecimento do Programa “Além do Dever para Covid-19”, pela Federação Internacional de Hospitais, certificação concedida a hospitais a mais de 100 hospitais de 28 países.

“Esse reconhecimento é uma demonstração de que estamos no caminho certo. Nossos profissionais, mesmo em momentos tão difíceis como a pandemia, sempre estiveram ao lado dos pacientes. A relação médico paciente é primordial, e, por isso, o acolhimento é fundamental para o processo de recuperação das pessoas”, pontua a gerente executiva do HMCC, Andrea Maria de Assis Cabral.

Novidades

A população de Itabira contará com um posto de coleta de sangue do Hemominas no Hospital Municipal Carlos Chagas. A novidade foi anunciada em março deste ano, através de um Termo de Cooperação/Plano de Trabalho, assinado pela Prefeitura Municipal. A expectativa é aumentar o banco de sangue e outros componentes do sangue, trazer mais segurança e melhoria das condições para os doadores de Itabira e cidades vizinhas.

A meta é atender 2.400 candidatos à doação de sangue e coletar 1.920 bolsas por ano, com a cooperação da Fundação Hemominas, responsável pelas atividades administrativas e técnico-científicas para o funcionamento do banco de sangue no município.

Acolhimento

Moradora do bairro Gabiroba, em Itabira, a assistente de negócios, Dayanne Lopes Ferreira Madeira, 35 anos, é só elogios à nova gestão do Hospital Municipal Carlos Chagas. Há cinco anos, ela deu à luz ao seu filho, Theo, na maternidade do Hospital e lembra que ficou encantada com o atendimento. “Tudo foi perfeito, as consultas foram todas nos consultórios da maternidade do HMCC. Tive uma gestação muito tranquila e fui muito bem acompanhada. Com a nova administração, o hospital melhorou 100%. A gente tem muito a agradecer”.

Recentemente, o filho de Dayanne precisou passar por uma cirurgia, também realizada no HMCC. “É um sentimento de gratidão. Toda a equipe foi muito atenciosa comigo e meu filho. A gente se sente acolhida. Me deixaram tranquila em todo o processo, desde as consultas, o pré-operatório e no dia da cirurgia. Os profissionais do hospital são maravilhosos”, conclui.