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terça-feira, 21 de junho de 2022

Hospitais da FSFX realizam desejos de pacientes em ação de humanização


 15/06/2022


As unidades hospitalares da Fundação São Francisco Xavier realizaram nesta terça-feira (14) mais uma edição do Projeto “O que Importa para Você”?. Para atender os desejos de pacientes, as equipes dos hospitais não mediram esforços para transformá-los em realidade. Pedidos simples, mas cheios de significados, que são capazes de tornar o dia mais leve e alegre.

Os pedidos são avaliados um a um e, após análise da equipe médica, junto à administração hospitalar, são estabelecidos critérios de segurança e normas para não afetar a continuidade do tratamento. Comer uma canjica, receber a visita do pet de estimação, dançar forró ou mesmo ganhar uma festa de aniversário foram alguns dos desejos atendidos nessa ação especial de humanização.

“É sempre um dia muito emocionante para os pacientes e para todas as equipes dos hospitais envolvidas no projeto. Os desejos trazem um momento de distração em meio à rotina hospitalar. Sabemos que essa simples ação torna a relação entre profissionais da saúde e pacientes muito mais humanizada e ajuda substancialmente na recuperação dessas pessoas”, comenta o presidente da Fundação São Francisco Xavier, Salvador Prado Júnior.

O desejo de Camila Oliveira Spavier foi um dos atendidos nessa edição do Projeto ‘O que Importa para Você?’. Internada há 20 dias no Hospital de Cubatão (HC), na cidade da Baixada Santista, ela teve uma complicação na vesícula e aguarda a realização de uma cirurgia. Enquanto está internada, Camila só viu o filho Cauê, de 8 anos, por videochamadas. Nesta terça-feira, ela foi autorizada pela equipe médica a receber a visita do menino, seguindo os protocolos de segurança. “Estava com muita saudade dele. Na semana passada, quando me perguntaram o que eu mais queria, não pensei em outra coisa. Me deu um ânimo a mais”, conta.

Também no HC, a paciente Oscalina Maria Madela, de 85 anos, desejava comer uma iguaria junina: uma canjica. “Eu gosto muito de doce. Sempre gostei. A canjica estava muito gostosa”, comemora.

No Hospital Vital Brazil, em Timóteo (MG), o senhor Geraldo Carlos Alves, de 50 anos, pôde dançar forró com a equipe do hospital. Internado há seis meses devido a uma septicemia, Geraldo, que vive sozinho, caiu na folia e se alegrou.

João Victor de Souza das Mercês, de 21 anos, que tem transtorno mental, ganhou um dia lúdico no Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira (MG). O rapaz adora desenhos animados e recebeu de presente a visita e uma encenação teatral de um personagem infantil.

Centenário

Completar 100 anos de vida e poder comemorar com a equipe multidisciplinar que a atende há anos é mais do que especial. Dona Antônia Maria de Mourão, pôde celebrar a data durante o Projeto ‘O que Importa para Você?’. Paciente da unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga (MG), Dona Antônia ganhou uma festinha de profissionais da saúde com direito a bolo, bexigas e muitos aplausos.

“Fiquei muito feliz com o carinho de todos aqui. Todos são muito atenciosos e carinhosos comigo. Esse é um momento de agradecer a Deus e toda equipe do hospital que me dá forças para continuar bem”, disse dona Antônia.

O que Importa para Você?

O movimento “O que importa para você?” teve início em 2010, nos Estados Unidos, quando o CEO do Instituto norte-americano Healthcare Improvement, Maureen Bisognano, desafiou os profissionais de saúde a terem conversas mais próximas com os pacientes e familiares.

A partir desse estímulo, a preocupação assistencial começou a mudar de “qual é o problema?” para “o que importa para você?” O Hospital de Cubatão foi a primeira unidade da Fundação São Francisco Xavier a desenvolver a iniciativa, em agosto de 2020, que depois foi levada para outros três hospitais, em Minas Gerais.

Como resultado, os hospitais Márcio Cunha, Carlos Chagas e o Hospital de Cubatão foram os únicos no país a receberem a certificação “Beyond Call of Duty for Covid-19” (em português, “Além do Dever para Covid-19”), concedido pela International Hospital Federation (Federação Internacional de Hospitais – IHF). O título foi concedido aos prestadores de serviços de saúde em todo o mundo que foram “além do dever” e implementaram, de forma proativa, respostas organizacionais inovadoras ou de destaque para enfrentar a pandemia em sua região ou país.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Quais os equipamentos médico-hospitalares essenciais em uma UTI?


 20/06/2022

O surgimento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) representou uma grande evolução no atendimento hospitalar. Nela, a maioria das operações realizadas é potencialmente crítica, exigindo alto grau de confiabilidade por parte dos profissionais envolvidos e dos recursos tecnológicos utilizados. Do contrário, vidas podem ser colocadas em risco.

Para que um hospital funcione adequadamente e cumpra sua missão dentro dos padrões esperados é fundamental que ele conte com equipamentos de qualidade. Só assim é possível garantir o monitoramento constante dos pacientes e realizar intervenções de alta complexidade. Logo, tão importante quanto uma equipe médica qualificada, é a escolha dos equipamentos. Isso porque os aparelhos serão responsáveis por auxiliar a equipe em diagnósticos e ações que precisam ser realizadas de forma rápida e precisa, sem abertura para falhas.

Por que é preciso ter um bom planejamento?

Pacientes em estado crítico precisam de monitoramento e assistência 24 horas, sendo assim qualquer falha ou defeito pode gerar dados incorretos dos parâmetros vitais e atrapalhar a condução do tratamento, acarretando até em erros fatais. Por este motivo, é essencial contar com equipamentos com excelentes condições de uso e funções que garantam informações seguras.

Tendo em vista que por se tratar de uma unidade com foco no monitoramento dos dados vitais e suporte à vida de pacientes graves e que precisam de todo o cuidado e atenção para reduzir os riscos, entender quais aparelhos não podem faltar em uma UTI, seja ela adulto ou infantil, é primordial. Por isso, no momento de planejá-la, devem-se incluir todos os equipamentos essenciais.

Por esse motivo é preciso bastante critério na hora de equipar uma Unidade de Terapia Intensiva para escolher as tecnologias corretas, sendo necessário estar atento às inovações tecnológicas voltadas para essa área. Assim, o hospital garante um tratamento seguro e eficaz aos pacientes, além de otimizar o trabalho dos profissionais de saúde.

Afinal, quais são os equipamentos obrigatórios em uma UTI?

Vimos que é indispensável contar com aparelhos de qualidade em uma Unidade de Terapia Intensiva e, para isso, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelecem, na Resolução n° 7 de 2010, os requisitos básicos para que um leito de UTI possa funcionar. Veja abaixo os equipamentos obrigatórios:

·         Aspirador Cirúrgico

·         Bomba de Infusão

·         Cama hospitalar

·         Cardioversor

·         Carro de parada

·         Central de Monitorização

·         Eletrocardiógrafo

·         Escadinha

·         Maca para transporte

·         Marcapasso

·         Mesinha de alimentação

·         Módulo de Capnografia

·         Módulo de Débito Cardíaco

·         Módulo de Pressão Invasiva

·         Monitor Multiparâmetro

·         Monitor Multiparâmetro de transporte

·         Suporte de soro com rodinha

·         Ventilador Pulmonar estacionário

·         Ventilador Pulmonar de transporte

Como ter acesso às melhores tecnologias?

Comprar equipamentos de UTI exige um alto investimento, e é por isso que, nessa hora, contar com bons fornecedores é fundamental. Uma empresa de locação de equipamentos médico-hospitalares pode oferecer as melhores marcas do mercado, disponibilizando aparelhos novos e com alta tecnologia para colaborar com o dia a dia de uma UTI, deixando a rotina mais eficiente.

Um leito completo de UTI pode ter um custo de locação de R$ 7 mil a R$ 12 mil, dependendo dos modelos, marcas e especificações técnicas dos equipamentos. Ou seja, a locação pode representar uma economia de até 80% se comparado aos custos de aquisição na compra.

Bomba de infusão MI23

Clean Medical atua em todo o território nacional com mais de 4 mil equipamentos locados, todos devidamente certificados pela Anvisa. Com experiência e credibilidade no mercado ao fornecer equipamentos médico-hospitalares, é uma empresa com sede e frota própria, que possui uma equipe técnica altamente qualificada para instalação, manutenção e treinamento, e conta com um time comercial capaz de sanar todas as dúvidas e auxiliar nas melhores escolhas para centros de saúde.

Cardioversor Philips Efficia DFM 100

Ciente da importância de oferecer aparelhos de qualidade, com tecnologia de ponta e poucos riscos de falhas – o que seria capaz de comprometer a vida do paciente e atrapalhar toda a rotina hospitalar, a Clean Medical acompanha de perto as tendências da área e trabalha com grandes marcas. Confira abaixo alguns dos principais equipamentos de UTI que a empresa disponibiliza para garantir um serviço hospitalar completo, seguro e de qualidade aos pacientes críticos:

Monitor Philips Efficia CM150

Bomba de infusão MI23 – Atende a vários requisitos de taxas de fluxos e possui detecção precisa de ar na linha, além de não emitir alarmes falsos. Sua tela é de alto contraste e nitidez, o que permite excelente visualização dos dados mesmo a uma distância de 5 metros.

Cardioversor Philips Efficia DFM 100 – É uma solução altamente confiável, ideal para monitorar a evolução da condição do paciente de modo fácil durante o transporte. Coleta dados e tendências por até 8 horas de monitorização contínua. A interface é bastante simples, com controles intuitivos e voz clara para guiar através das etapas de desfibrilação.

Ventilador Drager Savina 300 Select

Monitor Philips Efficia CM150 – Monitora, analisa e registra os sinais vitais de pacientes adultos, pediátricos e neonatais no pronto-socorro, ambulatório, pronto atendimento, centro cirúrgico, recuperação pós cirúrgica, unidade de terapia semi-intensiva ou intensiva, e transporte entre unidades hospitalares.

Ventilador Dräger Savina 300 Select – É um ventilador de alto desempenho, projetado para atender às necessidades de pacientes graves, tanto bebês como adultos. Possui a função QuickStart-up que, com base nas pré-configurações de peso e altura do paciente, permite o início da aplicação de forma mais rápida e segura.

Quais as vantagens de locar equipamentos para UTI?

Com a locação é possível ter um leito de UTI completo montado em curto prazo, uma vez que elimina o processo burocrático de cotações com fornecedores e que os aparelhos já estão disponíveis, à pronta-entrega. E ainda contempla a instalação, manutenção periódica e treinamento sem custo adicional, visto que, apesar dos aparelhos mais modernos terem uma interface intuitiva, exigindo menos tempo de treinamento, é essencial que os colaboradores saibam manuseá-los corretamente a fim de garantir que os procedimentos sejam realizados com eficiência e qualidade.

Outro fato é que um equipamento com defeito pode fazer com que um leito de UTI fique inoperante até que sua manutenção seja realizada. Isso representa um prejuízo de aproximadamente R$ 3.000,00 por dia para o hospital. A locação gera alta confiabilidade: os equipamentos passam por um minucioso processo de vistoria, realizam-se testes rígidos, manutenção preventiva e devidas calibrações antes da entrega ao cliente, isso minimiza drasticamente defeitos futuros.

Contudo, mesmo passando por este controle de qualidade, ao longo do tempo, devido à utilização, os aparelhos podem apresentar instabilidades ou falhas. Nesses casos, eles são substituídos de imediato por modelos iguais ou similares pela locadora.

Confie na experiência da Clean Medical, entre em contato!


Fone: (11) 5018-1044 l (11) 98609-0750 – Plantão 24 horas

E-mail: contato@cleanmedical.com.br l comercial@cleanmedical.com.br

Site: cleanmedical.com.br

 

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Hospital Fundação Ouro Branco aplica tecnologia para redução de no-show

 

15/06/2022


Referência na otimização de processos de estabelecimentos de saúde, a startup Nina Tecnologia contribuiu para a ampliação do número de atendimentos do Hospital Fundação Ouro Branco (FOB), em Ouro Branco (MG). A robô de Nina Tecnologia é utilizada desde 2020 para confirmar as consultas e os exames de pacientes da instituição de saúde. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, percebeu-se aumento de 14,8 mil novos atendimentos realizados e mais de 57 mil confirmações de agenda ou cancelamentos convertidos em novas consultas e exames.

Os números falam por si, e também representam satisfação para os profissionais de saúde e faturamento à instituição, já que as filas de espera diminuíram e quando é identificada a ausência de pacientes, outros são chamados para cobrir os espaços ociosos de agenda. “A gestão melhorou consideravelmente, aumentou nosso número de atendimentos e baixou o absenteísmo de pacientes”, afirma Ana Jara Gomes Mapa, da Central de Agendamentos do Hospital FOB.

Segundo levantamentos mais recentes, esquecimento e compromissos em cima da hora refletem as principais queixas das unidades de saúde sobre o absenteísmo de pacientes. “Falamos de um problema que compromete a capacidade de marcação de consultas de uma unidade de saúde, dificulta o acesso de outros usuários ao sistema, acarreta aumento do prazo de espera para a realização de uma determinada consulta e gera gastos financeiros, haja vista que o serviço é pago pela unidade mesmo quando o usuário não comparece ao atendimento agendado”, explica Roberto Dozol, CEO da startup responsável pelo sistema de confirmação.

Antes da chegada da robô Nina ao Hospital FOB, as confirmações de consultas e exames eram realizadas por telefone, o que gerava morosidade, pois muitas vezes o paciente não podia atender à chamada no momento em que era procurado. Com a solução de Nina Tecnologia, a inteligência artificial automatizada e 100% digital encarrega-se de alertar os pacientes e de confirmar exames e consultas agendadas.

“É um sistema contínuo, que realiza tentativas de contato com o cliente sem ser invasivo, porque o usuário consegue retornar no momento mais adequado e na forma de contato que mais utiliza (WhatsApp, e-mail, SMS, chamada telefônica ou e-mails). Isso faz com que a Nina consiga ter um grande alcance. É uma ferramenta prática, fácil e eficiente!”, avalia Ana.

A solução de agendamentos da Nina Tecnologia já confirmou mais de 15 milhões de consultas e exames em mais de 100 instituições de saúde e atua para diminuir a ausência de pacientes, um dos principais desafios de empresas que operam no setor público e privado.

domingo, 12 de junho de 2022

Artigo – Regulamentação da telemedicina: a importância de profissionais da saúde entenderem o cenário


 10/06/2022

Assim como outras tecnologias que vêm sendo utilizadas no setor da saúde, a telemedicina veio para ficar, já que traz vantagens para os pacientes e profissionais da área, como a otimização de tempo e praticidade. Depois de intenso debate, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou no dia cinco de maio deste ano, no Diário Oficial da União, a regulamentação da telemedicina no Brasil como forma de serviço médico mediado por tecnologias e de comunicação. O marco reforça a importância da inovação e de como esta seguirá presente na rotina da sociedade.

Segundo a Saúde Digital Brasil (SDB), entidade representativa dos prestadores de serviço de telessaúde do país, entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos virtuais foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos. Além disso, de acordo com levantamento divulgado este ano pela Associação Paulista de Medicina (APM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), 32,1% dos participantes afirmaram realizar teleconsultas para atender pacientes.

Considerando os dados e a nova regulamentação, profissionais da saúde precisam entender o que muda a partir de agora e como podem aproveitar o recurso de forma assertiva para contribuir com a vida de pacientes. Estudar as possibilidades por meio de webinars, podcasts, eventos, cursos e demais canais, e ainda trocar informações com outros atuantes da área, é essencial neste momento.

A regulamentação envolve parâmetros éticos, técnicos e legais, a fim de proporcionar segurança aos pacientes. Agora é assegurado aos médicos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina a autonomia de decidirem se utilizam a telemedicina, uma vez que a consulta médica presencial ainda segue como sendo a principal. Ou seja, o atendimento à distância é tido como auxiliar, o que exige atenção de todos.

Assim, caberá aos especialistas analisar cada caso para saber se a telemedicina é o caminho mais adequado e é por isso que mais uma vez, reforço a importância de todos estarem conectados, trocando experiências reais que ajudem a saber quando é necessário ou não, o olho no olho.

Ao mesmo tempo, é preciso que fiquem atentos à preservação dos dados e imagens dos pacientes, à assinatura de termos pelos envolvidos e às regras envolvendo horários, fiscalização, territorialidade, entre outros pontos. Tudo isso faz parte da regulamentação da telemedicina para evitar problemas futuros e garantir a integridade das pessoas atendidas.

Diante desses insights, concluo que essa tecnologia tem revolucionado a medicina e tem trazido vantagens significativas para a rotina de todos os envolvidos e resultados satisfatórios. Mas, é de suma importância que profissionais saibam diferenciar o papel de uma consulta online e presencial e principalmente, tenham total conhecimento sobre a regulamentação para garantir processos seguros. Então, fiquem atentos à evolução da telemedicina e aproveitem a inovação da melhor maneira.

André Brandão é Fundador e CEO da Medictalks, plataforma digital de acesso gratuito com conteúdos feitos por médicos, para médicos, onde profissionais de todo o país compartilham experiências reais de vida e conhecimento científico relevante e atualizado. Por meio de videoaulas, cursos, artigos, webinars e podcasts, a healthtech cumpre a missão de democratizar o acesso ao conhecimento médico-científico confiável, atualizado e independente, contribuindo com melhores desfechos clínicos para pacientes em todo o Brasil

sábado, 11 de junho de 2022

Unimed Sorocaba adquire tecnologia inédita no interior paulista para monitoramento de recém nascidos


 10/06/2022

No mundo, segundo estudos epidemiológicos acompanhados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a asfixia perinatal atinge mais de 1 milhão de bebês recém nascidos por ano. No Brasil, estima-se que perto de 20 mil crianças nascem com falta de oxigenação no cérebro. Esses dados reforçam a necessidade de acompanhamento de bebês logo nas primeiras horas de vida.

Ciente deste cenário e da necessidade de busca constante de novas tecnologias de sua estrutura e capacitação de seus profissionais, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro, em parceria com a empresa PBSF – Protecting Brains & Saving Futures, instalou no final de maio em sua UTI Neonatal uma nova tecnologia de monitoramento de bebês de alto risco.

A PBSF possui um sistema avançado de telemedicina para prover o monitoramento especializado de bebês, implementando o conceito de UTI Neonatal Neurológica. Em cinco anos, esta ação já foi aplicada em 6 mil de crianças de alto risco, as protegendo de futuras sequelas irreparáveis.

Único no interior paulista

O Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro é o único hospital do interior paulista a adquirir essa tecnologia e o segundo da rede Unimed no Brasil. Segundo o médico pediatra e co-fundador da PBSF, Dr. Alexandre Netto, o número de crianças que tiveram sequelas após a asfixia perinatal é bastante representativo. “Cerca de 25% dos atletas paralímpicos do Brasil têm sequelas por causa da asfixia perinatal, um cenário que queremos mudar. Esta tecnologia vai auxiliar equipes médicas e de enfermagem a identificar lesões cerebrais de uma forma mais precisa, garantindo uma melhor qualidade de vida.”

A tecnologia permite o monitoramento remoto e não invasivo contínuo por horas após o nascimento, reduzindo o número de número de bebês que terão sequelas neurológicas. De acordo com a médica pediatra e intensivista Elaine Garcia Moreno, coordenadora UTI Infantil do hospital, o novo sistema vai ajudar médicos e equipe de enfermagem a identificar sinais sutis no bebê que podem resultar em lesões cerebrais. “Estamos em contato com a empresa há dois anos para trazer essa tecnologia ao hospital. Iniciamos agora com uma primeira fase de treinamento, mas teremos um acompanhamento contínuo da empresa através de reuniões regulares para tirarmos dúvidas e discutirmos casos”, explica a médica.

Com a capacitação de suas equipes, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro poderá receber e acompanhar bebês com asfixia perinatal de hospitais da região. “Estamos nos capacitando para poder receber pacientes de outras cidades e estender a um número maior de bebês uma possibilidade de uma melhor qualidade de vida. Para isso, vamos notificar outros hospitais sobre a tecnologia que trouxemos ao nosso hospital”, afirma Dra. Elaine Moreno.

terça-feira, 7 de junho de 2022

Hospital da Criança e Maternidade: Troca de equipamentos promove economia energética pelo meio ambiente


 06/06/2022


Neste Mês do Meio Ambiente, junho, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) tem uma novidade que impacta positivamente a sociedade: a troca dos chillers da instituição vai proporcionar uma diminuição de 21,4% no consumo anual de energia. Essas mudanças impactam positivamente no meio ambiente: anualmente, espera-se reduzir em 6,71 toneladas o total de CO2 expelido na atmosfera. O gás carbônico é um dos responsáveis por desequilibrar o clima e aumentar as médias da temperatura.

A troca dos chillers vai resultar em uma diminuição de aproximadamente R$ 440 mil nos custos de manutenção da instituição anualmente, valor que poderá ser empregado no atendimento de nossos pacientes.

A renovação dos equipamentos foi possível graças a uma parceria entre a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que inclui outras ações que estão em andamento.

No total, foram substituídos três chillers por aparelhos com menor consumo elétrico. “O chiller é um sistema de condicionamento ambiental de refrigeração por água gelada. É um aparelho de grande porte e alto desempenho, que através de seu sistema de refrigeração tem a função de resfriar água, o que permite arrefecer o ar em grandes ambientes”, explica Rodrigo Plazas, engenheiro clínico e de infraestrutura da Funfarme.

Segundo Plazas, esses equipamentos são muito úteis aos hospitais, pois formam um sistema silencioso que permite o controle preciso da temperatura ambiente em locais com grandes áreas. “Permite a melhor qualidade do ar interno através da renovação do ar, manutenção simplificada e vida útil prolongada”.

De acordo com cálculos disponíveis no Diagnóstico Energético na Chamada Pública de 2020, o consumo anual do sistema antigo era de 2.481,99 MWh/ano, enquanto o consumo previsto do novo sistema de chillers é de 1.945,49 MWh/ano.

A economia prevista, portanto, é de 536,5 MWh/ano. Considerando que o valor médio de cada kWh é de R$ 0,82, a economia anual será de aproximadamente R$ 440 mil, valor que pode ser revertido ao atendimento e tratamento de pacientes.

“Todo o complexo Funfarme conta com aproximadamente 8 mil colaboradores. Fazemos milhares de atendimentos todos os dias, entre consultas clínicas, procedimentos, terapias, exames e cirurgias. É preciso que, a cada dia mais, descubramos novas formas de economizar recursos naturais, já que a energia elétrica provém da água, e também de poluir menos o meio ambiente, para que nós e nossos filhos e netos possamos viver em um lugar melhor”, afirma Jorge Fares, diretor-executivo da Funfarme.

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Hospital Nossa Senhora da Conceição é referência para Gestação de Alto Risco


 02/06/2022


A gestação é um período sensível do ponto de vista da saúde, tanto para a mãe quanto para o bebê. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental para manutenção do bem-estar da mãe e o desenvolvimento do filho. Infelizmente, é comum o surgimento de complicações durante a gestação, o que exige um cuidado médico ainda maior. Para lidar com essa questão, o Hospital Nossa Senhora da Conceição mantém um Ambulatório de Gestação de Alto Risco, serviço que garante mais segurança para a mãe e para o bebê, buscando evitar uma prematuridade extrema. Para se ter uma ideia, cada dia a mais que se consegue manter o bebê no útero materno representa em média três dias a menos de internação na UTI neonatal.

O Ambulatório para Gestação de Alto Risco do HNSC é referência no Sul de Santa Catarina e oferece a estrutura necessária para situações em que a gestante apresenta várias doenças maternas e fetais, ou em condições sócio biológicas que, de alguma forma, podem prejudicar a boa evolução materna ou fetal.

“A gestação de alto risco deve ser tratada de maneira individualizada, com profissional qualificado, visto que o manejo inadequado pode gerar desfechos adversos e colocar em risco a mãe e o bebê”, comenta Gabriela Loch, ginecologista e obstetra do HSNC.

Rede Cegonha 

O Hospital Nossa Senhora da Conceição é contemplado ao programa Rede Cegonha, uma estratégia do Ministério da Saúde com o objetivo de promover o acesso ao planejamento sexual e reprodutivo, garantindo atenção humanizada na gravidez, parto e puerpério e atenção a criança do nascimento ao segundo ano de vida, assegurando um crescimento e desenvolvimento saudável.

A estratégia Rede Cegonha atua nas organizações das referências regionalizadas para: Gestação de Alto Risco (GAR), Centro de Parto Normal (CPN), Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) e leitos para Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn), Unidades Cuidados Intermediários Neonatais e Unidades de Cuidados Neonatais na modalidade Canguru. O HNSC é referência em Gestação de Alto Risco (GAR), com uma média de 300 consultas mês com o médico obstetra, além de todo o atendimento da equipe multidisciplinar.

O ambulatório recebe gestantes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde ou por policlínica, que apresentem patologias conforme as citadas nas Normas Técnicas do Ministério da Saúde, como por exemplo: diagnóstico de Diabetes Gestacional, Endocrinopatias e Síndromes Hipertensivas, entre outras. Todo o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar neste ambulatório até o tempo que a gestante necessitar, para então depois ela ir para o Alojamento Conjunto onde ficam internadas até a hora do parto.

Durante esse acompanhamento do obstetra, ele indica a necessidade de internação clínica em Alojamento Conjunto do nosso hospital ou elas continuam em atendimento semanal ainda no ambulatório até o tempo indicado para o nascimento da criança.

O nascimento ocorre no Centro Obstétrico do hospital, que conta com uma média de 250 nascimentos por mês, dentre esses, as gestantes que estavam em acompanhamento no ambulatório para alto risco. Após o nascimento, se tudo estiver bem, mães e bebês ficam dois dias em contato direto no alojamento conjunto até a alta hospitalar.