15/06/2022
Referência na otimização de
processos de estabelecimentos de saúde, a startup Nina Tecnologia contribuiu
para a ampliação do número de atendimentos do Hospital Fundação Ouro Branco
(FOB), em Ouro Branco (MG). A robô de Nina Tecnologia é utilizada desde 2020
para confirmar as consultas e os exames de pacientes da instituição de saúde.
Somente nos cinco primeiros meses deste ano, percebeu-se aumento de 14,8 mil
novos atendimentos realizados e mais de 57 mil confirmações de agenda ou
cancelamentos convertidos em novas consultas e exames.
Os números falam por si, e também representam satisfação para os
profissionais de saúde e faturamento à instituição, já que as filas de espera
diminuíram e quando é identificada a ausência de pacientes, outros são chamados
para cobrir os espaços ociosos de agenda. “A gestão melhorou consideravelmente,
aumentou nosso número de atendimentos e baixou o absenteísmo de pacientes”,
afirma Ana Jara Gomes Mapa, da Central de Agendamentos do Hospital FOB.
Segundo levantamentos mais recentes, esquecimento e compromissos
em cima da hora refletem as principais queixas das unidades de saúde sobre o
absenteísmo de pacientes. “Falamos de um problema que compromete a capacidade de
marcação de consultas de uma unidade de saúde, dificulta o acesso de outros
usuários ao sistema, acarreta aumento do prazo de espera para a realização de
uma determinada consulta e gera gastos financeiros, haja vista que o serviço é
pago pela unidade mesmo quando o usuário não comparece ao atendimento
agendado”, explica Roberto Dozol, CEO da startup responsável
pelo sistema de confirmação.
Antes da chegada da robô Nina ao Hospital FOB, as confirmações
de consultas e exames eram realizadas por telefone, o que gerava morosidade,
pois muitas vezes o paciente não podia atender à chamada no momento em que era
procurado. Com a solução de Nina Tecnologia, a inteligência artificial
automatizada e 100% digital encarrega-se de alertar os pacientes e de confirmar
exames e consultas agendadas.
“É um sistema contínuo, que realiza tentativas de contato com o
cliente sem ser invasivo, porque o usuário consegue retornar no momento mais
adequado e na forma de contato que mais utiliza (WhatsApp, e-mail, SMS, chamada
telefônica ou e-mails). Isso faz com que a Nina consiga ter um grande alcance.
É uma ferramenta prática, fácil e eficiente!”, avalia Ana.
A solução de agendamentos da Nina Tecnologia já confirmou mais
de 15 milhões de consultas e exames em mais de 100 instituições de saúde e atua
para diminuir a ausência de pacientes, um dos principais desafios de empresas
que operam no setor público e privado.
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