Especialistas debatem módulos do projeto e o lançamento de duas ferramentas que contribuem com a pesquisa nacional
Um projeto que ajudou a qualificar, difundir e amplificar o acesso de informações para diversos pesquisadores do país teve, em seu evento de encerramento nesta terça-feira (5), a participação de especialistas para um momento simbólico e de recapitulação dos feitos.
O Educa CEPs foi liderado pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Foram abordados quatro dos 19 módulos de capacitação oferecidos no site (disponíveis até 31 de dezembro). Apesar de o projeto ser destinado aos membros dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs), qualquer pessoa pode acessar as capacitações.
“Projetos de pesquisa com seres humanos precisam ser submetidos na plataforma Brasil e são avaliados por um comitê de ética. Se todos os membros têm a mesma orientação e o mesmo conhecimento, isso facilita para que as avaliações sejam feitas de forma homogênea. Além da equidade, traz agilidade nas deliberações”, explicou Renata Kochhann, líder operacional do projeto Educa CEPs.
Além disso, foram apresentadas duas ferramentas. O Busca Conep, cujo objetivo é auxiliar os membros do Sistema CEP/Conep e pesquisadores a encontrarem resoluções e normativas referentes às pesquisas que envolvam seres humanos, e o Painel Dinâmico de Dados, que servirá para o monitoramento dos projetos vigentes nos 878 CEPs existentes em todas as regiões brasileiras.
“Ressalto a importância do trabalho compartilhado, da soma de competências diversas que tivemos em torno de um projeto que foca na produção de pesquisa do país. Estamos muito alinhados com a CEP no fomento à ciência, sempre visando a ética e a qualidade”, destacou a Coordenadora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Laís Alves de Souza Bonilha.
Fonte: Hospital Moinhos de Vento
Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp
A Cura D'Alma
Nenhum comentário:
Postar um comentário