plasamed

plasamed

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Dia do coração: doenças coronarianas podem surgir de forma silenciosa

 


28/09/2023

Cardiologista do Hospital São José explica como a adoção de hábitos saudáveis pode prevenir problemas no órgão


Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular no Brasil e, pelo menos, 400 mil mortes ocorrem por ano em decorrência dessas enfermidades. O número corresponde a 30% de todos os óbitos no país. Pensando nisso, no Dia Mundial do Coração, o cardiologista do Hospital São José, Dr. Alexandre Menezes, fala um pouco sobre essas principais doenças e como preveni-las. 

Ele inicia esclarecendo que a hipertensão arterial e a doença coronariana, seja ela crônica (conhecida também como angina) ou aguda (representada pelo Infarto Agudo do Miocárdio) são as doenças cardiovasculares de maior relevância no Brasil e no mundo. Diante disso, o médico reforça a importância de as pessoas fazerem a sua parte a fim de evitar complicações maiores.

“Apesar de existir uma pré-disposição genética, adotar hábitos saudáveis de vida, com uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, peixes, aves, com restrição de alimentos processados, açúcares e sódio, associado à prática de atividade física regular tem grande impacto na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, é importante identificar fatores de risco para poder intervir antes que se transformem em doença”, esclarece o especialista.

O tempo entre consultas de check-up varia de acordo com a idade e risco cardiovascular de cada paciente. A frequência é determinada pelo cardiologista na primeira visita da pessoa, onde são realizados exames de rotina como eletrocardiograma e de sangue. Dependendo dos resultados e suspeitas do especialista, ele pode solicitar exames adicionais de acordo com o perfil do enfermo.

“O check-up cardiológico é muito importante, pois as doenças cardiovasculares são, na maioria das vezes, silenciosas e podem proporcionar sintomas apenas em fase avançada da doença, quando os órgãos já foram afetados”, explica Dr. Alexandre.

Apesar de muitas vezes se iniciar sem apresentar sintomas, as doenças coronarianas, em alguns casos, surgem com alguns sinais que podem ser associados a outros problemas, por exemplo: dores de cabeça constantes, sensação de cansaço ao realizar esforços, palpitações e dores no peito.

Desde 2000, o mês de setembro ganhou um significado especial. A Campanha, conhecida como Setembro Vermelho, visa alertar a população acerca das doenças cardiovasculares e incentivar o autocuidado e o diagnóstico precoce.

“A campanha é muito importante exatamente pelo fato de a doença cardiológica ser inicialmente assintomática. Desta forma, podemos alertar a população sobre a importância de identificar problemas cardiológicos de forma precoce, prevenindo infarto e complicações da hipertensão como AVC, insuficiência renal e cardíaca”, comenta o cardiologista.

Por fim, o médico lembra que assim como os adultos, as crianças podem ter problemas cardiológicos congênitos ou adquiridos por conta de hábitos inadequados de vida. Diante disso, é necessário um acompanhamento contínuo com pediatra que, normalmente, já é suficiente para rastrear problemas cardiológicos. Na suspeita de alguma alteração, este profissional encaminha o pequeno ao especialista em cardiologia onde é possível que se faça o diagnóstico e tratamento adequados.


A Cura D'Alma





Nenhum comentário:

Postar um comentário