plasamed

plasamed

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Hospital Evangélico de BH investe no modelo de gestão hospitalista


Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) é a primeira instituição filantrópica do Estado a implantar o modelo hospitalista de gestão assistencial, uma inovação mercadológica para o setor de saúde brasileiro que prioriza o cuidado integral centralizado no paciente, visando a redução do tempo de permanência e a otimização dos custos e da qualidade do atendimento.

Localizado no bairro Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, o HE tem uma estrutura que inclui 166 leitos, sendo 20 de CTI e dois blocos cirúrgicos com total de nove salas. Com 75% de atendimento SUS e 25% via operadoras de planos de saúde, a instituição filantrópica que completou 77 anos em 2023 engloba 24 especialidades médicas.



Segundo os médicos clínicos gerais, sócios-fundadores da Virtus – Hospitalista em Foco e responsáveis pela implementação do modelo no HE, Pedro Gibson e Ricardo Braga Coelho, a Medicina Hospitalar tem diferenciais que visam aumentar a eficiência no cuidado com o paciente, a partir da atuação do médico hospitalista que assume a gestão da assistência direta para agregar competência para manejo específico de pacientes complexos visando uma experiência de qualidade superior e, ao mesmo tempo, a sustentabilidade financeira da organização.

“Nesses primeiros três meses, iniciamos a implantação do modelo pela clínica médica com a proposta de avançar na sequência para incluir pacientes cirúrgicos selecionados através da modalidade de co-manejo”, adianta Ricardo Braga Coelho.

Em um cenário como o atual, com aumento progressivo do custo da saúde no setor público, o modelo hospitalista otimiza a eficiência interna e integra a transição de cuidado para e pela atenção primária, planejando a horizontalidade do tratamento e suporte do paciente dentro das características da rede. “Dessa maneira, a implantação em um hospital filantrópico aumenta a disponibilidade de leitos, permitindo acesso a maior parte da população e garantindo uma sustentabilidade do modelo”, conclui Pedro Gibson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário