04/09/2023
O III Simpósio Regional de Gerenciamento de Desastres e Catástrofes Hospitalares, promovido pela Casa de Saúde São José, hospital da Rede Santa Catarina no Rio de Janeiro, reuniu nesta quinta-feira (31/08) especialistas de instituições de Saúde e de órgão públicos, como a Defesa Civil do RJ, para um rico debate sobre prevenção de intercorrências como incêndios e outros episódios que demandam evacuação de equipe e de pacientes. Além de discutir medidas preventivas, simulados e treinamentos, o evento foi um espaço para troca de experiências sobre procedimentos de desmobilização, atendimento a múltiplas vítimas e ações de rescaldo.
Organizado pelas áreas de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho da CSSJ, o Simpósio trouxe temáticas como “O Panorama dos Simulados de Múltiplas Vítimas que aconteceram na CSSJ”, com as lições aprendidas. A palestra foi apresentada pelo médico do Trabalho, Dr. Marcelo Jacobina. “A aplicação da nova metodologia de ensino e preparação para o atendimento às múltiplas vítimas externas, através do laboratório de simulação dos protocolos do plano de desastres e catástrofes externas da CSSJ”, foi o tema apresentado pela engenheira de Segurança do Trabalho Eliana Jesus.
Já o palestrante Roberto Martins, chefe da área de Segurança Predial do INTO-RJ, trouxe para o evento o tema “O gabinete de crise na gestão estratégica de desastres hospitalares”. O Simpósio contou também com apresentações de diversos profissionais da São José, como a psicóloga Elaine de Souza, da Medicina do Trabalho; Tatiana Pavani, supervisora de Enfermagem do Pronto Atendimento; o bombeiro civil profissional Roberto Silva, da brigada de incêndio da CSSJ; e Henrique Borges, técnico de Segurança do Trabalho.
A pandemia também teve destaque na grade de palestras. Coordenador médico do Pronto Atendimento da São José, Dr. Bruno Bussade contou sobre o cenário de preparação hospitalar e sobre o aprendizado durante o enfrentamento da doença.
A Cura D'Alma
Nenhum comentário:
Postar um comentário