17/04/2024
Referência em toda a região centro-sul fluminense, a Unidade atende mais de 3 mil pessoas por mês e gera 517 empregos diretos
Completando 86 anos nessa quinta-feira (18), o Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (HCNSC) é referência para a cidade de Três Rios e toda região centro-sul fluminense, contando com mais de 20 especialidades disponíveis. Sua estrutura conta com centros médico, cirúrgico, de diagnóstico por imagem e de terapia intensiva, laboratórios de análises clínicas e patologias, maternidade, pronto atendimento 24 horas e unidade de internação.
“Contamos com uma equipe de especialistas feita de gente como a gente, nós buscamos sempre proporcionar um atendimento humanizado e de excelência, colocando o paciente em primeiro lugar. O acolhimento e o amor sempre serão nosso compromisso, assegurando o cuidado que vai muito além do diagnóstico, sempre com a intenção de transformar vidas”, diz Mário Kaoru, Diretor Executivo do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição.
As histórias do HCNSC e da cidade de Três Rios estão entrelaçadas. O hospital se tornou essencial para a região e sua população, pois oferece acesso à saúde de qualidade atendendo mais de 3 mil pessoas por mês, sendo esse contabilizado nesse número: cirurgias, emergência, partos, consultas e Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia. Também impulsiona o desenvolvimento econômico local, gerando 517 empregos diretos e contribui para o bem-estar da população trabalhando campanhas e ações de prevenção a diferentes doenças.
Apenas em 2023, o HCNSC realizou 4.195 cirurgias, mais de 59 mil consultas, 8 mil internações, 180 mil atendimentos ambulatoriais, bem como atendeu cerca de 32 mil pacientes por dia.
História
Inaugurado em dia 18 de abril de 1938, o prédio foi construído em terrenos doados pela Mitra Diocesana de Valença, com o encargo de fazer funcionar os serviços hospitalares que a população tanto almejava. Antes da fundação do Hospital, no alto do morro só havia uma construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição. O Hospital cresceu em torno da capela e foi inaugurado 45 anos após a sua construção.
O Hospital mantinha-se através de doações e legados, auxílios e subvenções, rendas de festas, campanhas e promoções de qualquer natureza, visando a obtenção de recursos financeiros para a Instituição.
Na década de 90, o Hospital passava por sua pior crise financeira e estava prestes a fechar as portas. Foi quando, em meados de 2000, a Rede Santa Catarina assumiu, via regime de comodato. Na ocasião, o investimento feito pela Instituição no HCNSC foi cerca de 11 milhões de reais.
Em agosto de 2019, a Mitra Diocesana de Valença antiga detentora do Hospital repassou formalmente para a Rede Santa Catarina todo o patrimônio do HCNSC.
A padroeira
A Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição é, segundo o dogma católico, uma concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, mácula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que afetou a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.
A Cura D'Alma
Nenhum comentário:
Postar um comentário