05/04/2024
O Centro Integrado de Medicina Nuclear do Hospital Márcio Cunha iniciou, essa semana, a realização dos exames pelo PET-CT.
Dentre os serviços prestados no Centro Integrado, o destaque é a aquisição do moderno equipamento de PET-CT (Positron Emission Tomography – PET), um dos mais notáveis avanços científicos das últimas décadas, que permite a realização de exames de imagem em alta complexidade com alto nível de precisão, para diagnóstico e tratamento de câncer e outras doenças.
O PET-CT do HMC é o 11º equipamento inserido no sistema de saúde de Minas Gerais e o 7º serviço do interior do estado a oferecer o exame a pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a implantação do procedimento, o hospital passa a ser referência oncológica para aproximadamente 2,3 milhões habitantes de 135 municípios da macrorregião do Vale do Aço, Leste e Nordeste de Minas.
O procedimento reúne medicina nuclear e radiologia, além de permitir uma análise com profundidade da anatomia e do metabolismo do paciente diante do câncer, além da resposta terapêutica ao tratamento. O equipamento também é funcional para a realização de tomografias habituais.
O exame pelo PET-CT é indicado para pacientes que estão em tratamento de câncer, para aqueles que já trataram (acompanhamento) e para os que acabaram de receber o diagnóstico, como também, para casos de doenças neurológicas e cardíacas. Em pacientes oncológicos, a necessidade do procedimento é avaliada pelo especialista responsável pelo tratamento do paciente.
“A aquisição do PET-CT reforça o trabalho desenvolvido no Hospital Márcio Cunha, de oferecer à comunidade o melhor em tecnologia e expertise em saúde. O Centro Integrado oferta serviços e equipamentos que com técnicas seguras e indolores permitem aos médicos definirem com mais propriedade a conduta de tratamento a ser adotada caso a caso. Uma alternativa que não se restringe ao diagnóstico oncológico, mas com uma ampla aplicação em várias especialidades médicas”, ressalta Eduardo Blanski, diretor de negócios do HMC e da Unidade de Oncologia
A Cura D'Alma
Nenhum comentário:
Postar um comentário