Realidade em diversas cidades
brasileiras, a tecnologia 5G chega até o final deste ano em todas as capitais
do país, proporcionado aceleração de diversas indústrias, entre elas a de
saúde, e assegurando benefícios direto aos pacientes, médicos, gestores e demais
profissionais da saúde.
O avanço da Internet das Coisas e o fácil acesso à dados geram
expectativas de impactos positivos diretos na saúde suplementar, que atende
aproximadamente 23% da população brasileira, segundo dados da Agência Nacional
de Saúde Suplementar (ANS). “São quase 47 milhões de usuários atendidos por
companhias privadas, como o Grupo Sabin, investindo em ferramentas e recursos
tecnológicos para promover inovação no atendimento, reduzir custos operacionais
e melhorar o planejamento de assistência do paciente para os médicos e demais
profissionais do setor”, observou o head do Rita Saúde
– plataforma integradora de negócios em saúde do Grupo Sabin, Fernando Uzuelli.
Ainda de acordo com o executivo, as vantagens serão percebidas a
curto, médio e longo prazos. “Acredito que o 5G é uma tecnologia que pode
fortalecer ainda mais a relação médico paciente. Teremos serviços de
telemedicina mais arrojados, além de procedimentos clínicos e laboratoriais
mais eficientes. Estamos diante de um horizonte de oportunidades a serem
exploradas com maturidade, desde a atenção primária à medicina personalizada de
ponta”.
Porém, observa o médico, é fundamental amadurecer as
instituições de saúde para que o 5G não seja apenas uma ferramenta sem um
processo de trabalho. “Estamos diante de uma tecnologia com alto potencial de
velocidade e transmissão de dados e precisamos saber implementa-la de forma
estratégica para que seja eficaz e sustentável. É preciso entender que os
processos de trabalho em saúde que vão surgir demandando 5G, passam pela
necessidade de estrutura de ponta e mão de obra qualificada, fatores
relacionados ao amadurecimento do setor. Não se trata somente em investir em
modelos inovadores para transformar o acesso à saúde, é impreterível olhar para
eles de maneira holística para torná-los factíveis e também rentáveis”,
detalhou.
Valor em Saúde é a melhor
estratégia de cuidado
Cada vez mais atual e pertinente, a tecnologia aplicada à saúde
leva o pensamento à cirurgia robótica, medicina de alta precisão, realidade
virtual, entre outros avanços hightechs que
aprimoram as experiências de pacientes em laboratórios, clínicas e hospitais de
todo o mundo. No Brasil, as apostas em inovação e tecnologias para otimizar a
assistência já fazem parte da rotina de profissionais e pacientes, por meio de
recursos e soluções acessíveis que facilitam jornadas desde a chegada ao
consultório até o tratamento, passando pelas mais distintas fases de todo o
atendimento.
“Estamos falando de um processo que já vinha sendo desenhado,
foi acelerado pela pandemia e que não perdeu força mesmo diante do
arrefecimento da crise sanitária. Pelo contrário. As novas tecnologias em saúde
chegaram para ficar. Um exemplo disso é o próprio Rita Saúde, que lançamos em
meio à um contexto de pandemia e segue crescendo no mercado, oferecendo saúde
dentro do conceito 5.0, com base nos pilares da medicina participativa,
preventiva e preditiva, tendo as pessoas no centro do cuidado e planos pensados
para públicos variados”, observa Uzuelli.
O especialista esclarece, por exemplo, como esse tipo de
tecnologia, junto à outras – outrora emergentes, como a telemedicina – ajudam a
preencher as lacunas dos sistemas de saúde.
“A pandemia evidenciou os desafios do setor e trouxe à tona a
mudança no perfil do consumidor. Eles adotaram novos hábitos de cuidados e um
deles foi a telemedicina. Basta analisar os indicadores da Saúde Digital Brasil
que mostram que, entre 2020 e 2021, mais 7,5 milhões de pessoas foram atendidas
na modalidade de pronto atendimento e mais de 6,5 milhões tiveram seus casos
resolvidos no atendimento digital, evitando deslocamentos até um pronto
socorro. No Rita Saúde, por exemplo, o 5G será um importante agregador de valor
à jornada de cuidados via teleconsulta. Teremos uma conexão mais fluida e de
melhor qualidade. Ganham pacientes e as equipes de atendimento”
Ainda de acordo com o head da plataforma,
as tecnologias revolucionaram o acesso aos cuidados médicos, com prontuários
eletrônicos, históricos digitalizados, autocuidado apoiado integral, exames na
palma da mão em tempo recorde e outras ferramentas facilitadoras que beneficiam
todos os atores envolvidos no cuidado. Inovações que permitem entregar uma
saúde de alta qualidade e precisão, sem perder o mais importante, o olhar estratégico
centrado no paciente. Uzuelli fala também sobre as vantagens do paciente da
saúde digital, que assume o papel de protagonista do cuidado.
“Com dados em mãos, o paciente muda seu olhar sobre o
atendimento. O acesso às informações, além de transformar seu pensamento,
modifica o comportamento tornando-o mais engajado e ativo em toda a jornada, a
partir do entendimento de suas reais necessidades e buscando a melhor forma de
supri-las”
Um cenário que aponta para um atendimento cada vez mais
humanizado. O executivo detalha que a lógica é simples, mais tecnologia à
disposição resulta em processos ágeis, mais tempo para os profissionais de
saúde se dedicarem ao atendimento de forma individualizada e coordenada. “Há
benefícios de ponta a ponta da jornada. Ganham os profissionais de saúde, que
têm mais tempo para se dedicar ao paciente. E, este ganha em qualidade de
relacionamento”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário