Monitorar os sinais vitais do
paciente internado faz parte da rotina da equipe assistencial. Em média, a cada
seis horas, são aferidos o batimento cardíaco, a pressão arterial, a
temperatura corporal e a oxigenação do sangue. Ao investir em inteligência digital,
o Hcor mostrou que é possível reduzir de sete minutos para a metade o tempo de
mensuração dos sinais vitais, além de aumentar a segurança das informações e
melhorar a qualidade do atendimento.
“Mais de R$ 900 mil foram destinados
para a aquisição de 33 equipamentos Connex Spot Monitor WelchAllyn
(CSM/Hillrom) e para o desenvolvimento da interoperabilidade da plataforma de
software ConnectaTM com o prontuário eletrônico do paciente e o acionamento
automático do time de resposta rápida (TRR), em caso de deterioração do estado
clínico. O hospital é o primeiro da América Latina a ter esse nível de
conectividade entre os sistemas”, revela Alex Vieira, superintendente de
Inteligência Digital.
Além de auxiliar na assistência à
beira-leito, a tecnologia contribui com o gerenciamento do cuidado
individualizado. Por meio de um painel digital no posto de enfermagem, os
profissionais podem visualizar a condição do paciente internado e receber um
alerta sobre a necessidade de intervenção. Também existe a possibilidade de
conectar a plataforma a aparelhos mobile, para que os médicos
possam acompanhar o estado clínico do paciente e serem notificados sobre
alterações importantes nos sinais vitais.
Para José Cesar Ribeiro, gerente
assistencial do hospital, a interoperabilidade à beira-leito dos sinais
vitais nas unidades de internação possibilitará um cuidado de excelência,
focado em proteção, qualidade e segurança. “Estamos construindo um hospital
cada vez mais conectado com as necessidades dos nossos pacientes. Obter o
melhor desfecho clínico é o que nos impulsiona. A integração das diferentes
ferramentas visa melhorar a produtividade dos colaboradores, o
resultado clínico, econômico e a eficiência no fluxo de trabalho
com redução dos riscos associados às transcrições de dados”, destaca.
Segundo Antônio Nasser, presidente da
Baxter no Brasil e diretor-geral para a América Latina, a plataforma chegou ao
mercado para suprir uma necessidade de transformação digital dos hospitais,
impulsionada pela pandemia, que exigiu urgência de atender um número crescente
de pacientes com uma limitação de equipe. “Para ajudar a trazer eficiência aos
fluxos de trabalho, desenvolvemos sistemas mais orientados à ação, priorizando
a assistência e diminuindo o número de tarefas administrativas”, explica.
Estudo inédito de efetividade
Em agosto, o Instituto de Ensino e
Pesquisa do Hcor, irá apresentar o resultado do estudo randomizado em cluster
nas enfermarias, realizado em parceria com a Baxter. O objetivo da investigação
é estimar a efetividade clínica da solução tecnológica que realiza uma análise
dos sinais vitais e aciona automaticamente o time de resposta rápida quando os
critérios pré-definidos são atendidos, comparando-a com o método manual
tradicional.
Hcor é reconhecido como hospital mais
inovador no uso de TI
Com o projeto sobre inteligência
artificial na análise de achados críticos em exames de imagem, o Hcor
conquistou o prêmio ‘100+ Inovadoras no uso de TI em 2022’.
“Para nós é uma honra receber o
prêmio, pois significa o reconhecimento dos nossos esforços em implementar
novas tecnologias e investir cada vez mais na estrutura de inovação do Hcor”,
afirma Alex Vieira, Superintendente de Inteligência Digital e Tecnologia da
Informação do Hcor.
A premiação, promovida pela IT Mídia
em parceria com a FIAP, analisa o cenário de inovação das maiores empresas do
país e reconhece as companhias que apresentaram as iniciativas de destaque do
último ano, com impactos nos negócios.
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