22/09/2022
Ações especiais marcam a Semana da Segurança do Paciente
Selos da ONA e do Cofen atestam a
qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Santa Teresa
O Dia Mundial da Segurança do
Paciente foi criado em 2019. A data tem o objetivo de mobilizar pacientes,
profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes
profissionais e o setor de saúde para defender a segurança do paciente. Sabendo
da importância da data, o Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, comemora nos
próximos dias, entre 19 e 23 de setembro, a semana da segurança do paciente. A data
conta com atividades para os funcionários da instituição, abordando a temática.
Preservar o bem-estar de seus
pacientes e evitar riscos no período em que estiverem internados é o objetivo
das ações de segurança. A coordenadora de segurança do paciente do Hospital
Santa Teresa, Ana Paula Meireles, explica que o envolvimento de todos os
colaboradores em prol desta causa é um diferencial. “O envolvimento dos
colaboradores faz toda diferença para a segurança do paciente. Desde os que
estão na assistência até os da alta direção. São pessoas que colocam a
segurança em primeiro lugar e sempre estão abertas para debates”, disse a
coordenadora.
Inovações e mudanças são necessárias
quando se trata do tema. Investir em tecnologias e estratégias para segurança
além de possibilitarem uma melhor estadia ao paciente, também auxiliam o
trabalho dos médicos e enfermeiros.
“Existem muitos movimentos de
segurança que são feitos aqui no Santa Teresa. Implementamos recentemente, um
novo sistema de notificação, com um monitoramento maior e envolvimento das
áreas nas análises incidentes. Além disso, outra novidade que tivemos é a
checagem de medicação beira-leito, mudança pensada para termos uma medicação
ainda mais segura”, explicou a especialista.
Os selos de qualidade consagram
serviços bem prestados através da análise de indicadores específicos a serem
atingidos. Este ano o HST conquistou o selo da Organização Nacional de
Acreditação (ONA), que seria uma metodologia de avaliação destinada a
organizações que prestam serviços para a saúde. O Hospital vinha se preparando
há cerca de 5 anos para conseguir a certificação.
“Foi um grande desafio porque os
requisitos mudaram, era um manual novo. Precisamos nos adaptar e aprender muita
coisa em um espaço curto de tempo, mas o hospital correspondeu e conseguimos a
certificação”, completou Ana Paula.
A ONA segue padrões que são focados
em segurança do paciente em todas as suas subseções. Isso fez com que o
hospital repensasse as suas estratégias não só físicas, mas também de
comunicação com os enfermos. “Quando você define padrões, define o seu perfil e
o seu atendimento de um modo personalizado para cada paciente, traz segurança a
ele. Demonstra cuidado, além de colocar todo mundo na mesma página”, ressaltou
a coordenadora.
Além disso, o HST também conquistou
este ano o selo do COFEN, inédito na região, cuja finalidade é estimular o
desenvolvimento dos profissionais de enfermagem e a qualidade assistencial. Na
ocasião, os enfermeiros fizeram uma adequação de seus processos, trabalharam
com o modelo assistencial de enfermagem (MAE), criaram protocolos e
amadureceram a equipe. Tudo isto foi feito pensando na experiência do paciente
e humanização dos cuidados.
Segundo o gerente de Enfermagem,
Márcio Bastos, o Selo tem importância para os profissionais, mas também para a
população: “Ao conceder o Selo, o Conselho atesta que a assistência prestada na
instituição é de alto nível e reconhece a qualidade das equipes de técnicos de
enfermagem e enfermeiros. Se por um lado, a certificação garante aos nossos
clientes que temos uma equipe capacitada para cuidar, o Selo também comprova
que, em nossa instituição, os profissionais exercem a profissão de maneira
segura, respeitosa e transparente”, avaliou.
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