Como parte das celebrações do
movimento “Outubro Rosa”, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte (MG) vai
lançar, no próximo mês, a campanha “Um Toque de Arte Muda o Quadro”, criada
para captar recursos que serão direcionados para o Centro de Oncologia, que
funciona em seu Complexo de Serviços de Saúde, em Betim. Atualmente o setor
atende 1.415 pacientes de Betim e de cidades do entorno via Sistema Único de
Saúde (SUS).
A iniciativa visa possibilitar a execução de dois projetos. O
primeiro é a ampliação do atendimento, por meio de uma nova sala de
quimioterapia com capacidade para receber mais 80 pacientes. A unidade também
precisa preparar a infraestrutura da sala que vai abrigar o novo mamógrafo, que
deve chegar no início de 2023. Apenas essa segunda intervenção demanda aporte
de R$ 700 mil.
A campanha do Hospital Evangélico é fruto do trabalho em
conjunto dos setores de Comunicação, Imprensa e Cultura e de Captação de Recursos
do Hospital Evangélico em parceria com a agência Melt Comunicação. “A
campanha “Um Toque de Arte Muda o Quadro” será mais uma iniciativa para que a
instituição possa oferecer o melhor atendimento aos pacientes em tratamento de
câncer. A ampliação da oferta do serviço e o novo mamógrafo são conquistas
importantes para a comunidade que terá uma rede de atendimento mais robusta”,
destaca a gerente de Marketing e Inovação, Rosepaula Aparecida Andrade
Rodrigues.
A instituição tem outros projetos em curso como o “Troco
Solidário”, em parceria com as lojas do Supermercados BH em Betim, com valores
destinados para o Complexo de Serviços de Saúde, promoção de ações solidárias
junto aos pacientes, sobretudo os mais carentes, e iniciativas que visam gerar
redução de custos das unidades, por meio do recebimento de doações de insumos e
materiais hospitalares e de gêneros alimentícios.
Em 2021, a área de Captação de Recursos arrecadou R$ 1,253
milhão. Para este ano, a meta é ampliar as parcerias com organizações e pessoas
físicas, que também podem contribuir financeiramente para a sustentabilidade
financeira da instituição filantrópica que atende 75% via SUS e 25% por meio de
operadoras e saúde e particulares. Para saber mais, basta ligar (31) 4040-4940.
Lenços
A campanha foi inspirada no singelo ato da paciente Valéria
Leandro da Silva, 41 anos, que está em tratamento oncológico desde maio de 2020
na unidade. Durante um atendimento psicológico, um dos serviços oferecidos, ela
manifestou interesse em enviar um lenço de cabeça para a colega de tratamento
Suelaine, que tinha feito a mastectomia radical no mesmo dia que ela.
A psicóloga Juliana Andrade fez a entrega. Tempos depois, o
mesmo lenço foi passado para outra paciente que registrou o uso em fotos e
enviou para a Valéria. “A gente sempre guarda um lenço. Eu quis passar para a
Suelaine porque eu sabia que ela ia perder os cabelos por causa do tratamento,
como eu já tinha perdido os meus. O afeto que recebemos é parte do tratamento e
essa troca nos permite criar uma rede de apoio que é fundamental”, explica.
Por outro lado, a paciente destaca que o lenço é um adereço que
recupera a auto estima da mulher porque ajuda a compor o visual/estilo e a
driblar os olhares piedosos da comunidade. “Tem umas amarrações diferentes e
muito bonitas que valorizam o rosto e a roupa”, ressalta.
Assim, o lenço, símbolo da campanha, foi transformado em obra de
arte com estampas de aquarelas da artista plástica mineira Monica Bonilha, que
pintou 30 figuras femininas inspiradas em mulheres que estão em tratamento
oncológico. Entre as ações programadas está a realização de um leilão virtual
das obras, para angariar recursos para os projetos.
HE – Instituição
fundada há 76 anos, inicialmente como ambulatório, o Hospital Evangélico de
Belo Horizonte engloba, além da Unidade Serra, mais 9 unidades de negócios em
Belo Horizonte, Contagem e Betim. Em 2021, realizou mais de 1,368 milhão de
procedimentos médicos pelo SUS, convênios e particulares, e é referência em
atendimentos de nefrologia e oftalmologia para o SUS no Estado. Atualmente, a
rede tem mais de 2,3 mil colaboradores.
A Cura D'Alma
Nenhum comentário:
Postar um comentário