plasamed

plasamed

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Casa de Saúde São José e Grupo Oncoclínicas celebram 2000 Cirurgias Robóticas

 

29/08/2023


Programa de Robótica do hospital carioca destaca-se pelo sucesso e formação especializada de cirurgiões na técnica


A Casa de Saúde São José, hospital da Rede Santa Catarina no Rio de Janeiro, chegou ao marco de 2.000 cirurgias robóticas realizadas em pouco mais de três anos e meio. O Programa de Cirurgia Robótica da instituição teve início em novembro de 2019 por meio de uma parceria com a Oncoclínicas. Desde então, o hospital passou a usar o robô Da Vinci Xi em cirurgias oncológicas, torácicas, urológicas, do aparelho digestivo, bariátricas, ginecológicas e de cabeça e pescoço.

 

O equipamento Da Vinci Xi conta com dois consoles, garantindo uma atuação simultânea do cirurgião e do médico auxiliar. A tecnologia permite procedimentos mais seguros e menos invasivos, porque proporciona uma visão tridimensional ao cirurgião. O equipamento também amplia em até 20 vezes as imagens das estruturas vistas pela câmera. Dessa maneira, as operações são realizadas com maior estabilidade e controle dos movimentos, assegurando ao paciente uma recuperação mais rápida e com menos dores no pós-operatório.

 

Além de disponibilizar a tecnologia aos médicos, o hospital conta com uma estrutura de capacitação de novos cirurgiões. “O Programa da Casa de Saúde São José, em parceria com o Instituto Oncoclínicas, se tornou um dos principais centros formadores de novos cirurgiões robóticos do país. Mais de 50 cirurgiões já foram formados”, destaca Hélio Calábria, coordenador do Programa de Cirurgia Robótica da parceria Casa de Saúde São José e Oncoclínicas. O curso oferecido no hospital carioca dura dois meses e é alinhado às diretrizes do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e do Conselho Federal de Medicina.

 

“Por essas e outras vantagens, as cirurgias robóticas são cada vez mais disseminadas e utilizadas por hospitais no Brasil e no mundo. A Casa de Saúde São José foi pioneira ao proporcionar aos médicos não só essa tecnologia, mas também uma estrutura para formação dos profissionais, contando, inclusive, com um simulador para o treinamento”, finaliza Hélio Calábria.

A Cura D'Alma




--

Nenhum comentário:

Postar um comentário