22/08/2023
O Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, situado em Três Rios (RJ), realizou um procedimento inédito no estado do Rio de Janeiro. Com a participação do proctologista do HCNSC, Dr. Joaquim Leles, ocorreu a cirurgia de fístula anal com o uso de células-tronco mesenquimais. O novo modelo de tratamento tem registro na Anvisa e possui evidências científicas, sendo, especialmente, eficaz e seguro para pacientes com fístulas decorrentes da doença de Crohn.
“Por causas desconhecidas, pacientes com fístulas anais desenvolvem, geralmente após abscessos na região, uma comunicação anormal entre a parte interna do ânus e a pele ao redor dele. Por ser uma área contaminada, o processo desenvolve uma inflamação crônica com saída de secreção, acarretando prejuízos a eles”, explica Dr. Joaquim.
O coloproctologista conta também que a cirurgia convencional visa retirar essa comunicação, mas tem riscos de acarretar graus variados de incontinência, ou seja, a incapacidade de reter fezes e gases, porque danifica as estruturas musculares. Essa possibilidade não existe na cirurgia feita com o auxílio de células-tronco. Além disso, outra vantagem desta nova modalidade de tratamento é a recuperação rápida e com o mínimo de dor. O paciente operado em 17 de junho alta médica no dia seguinte à realização do procedimento.
“O uso de células-tronco revoluciona o tratamento. Por meio da coleta das células na camada de gordura e após um processo de filtragem e purificação delas, elas podem ser aplicadas na área da fístula, promovendo a regeneração dos tecidos doentes e sem riscos de incontinência”, ressalta o médico.
A Cura D'Alma
Nenhum comentário:
Postar um comentário