plasamed

plasamed

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

“Neuromodulação em epilepsia refratária: o que, quando e em quem?” é tema de palestra da LivaNova

 

Foto: Prof Dr Jukka Peltola, neurologista especialista em epilepsia e professor na Universidade de Tampere (Acervo Pessoal)
08/08/2023

Com participação de neurologista finlandês especialista em epilepsia e estande para apresentar sua terapia VNS aplicada à epilepsia refratária, empresa participa do 6o Congresso Brasileiro de Neuromodulação


A LivaNova, empresa de tecnologia médica líder no mercado, participa nos dias 11 e 12 de agosto do VI Congresso Brasileiro de Neuromodulação, evento que reunirá especialistas nacionais e internacionais em São Paulo. Serão abordados resultados e perspectivas futuras acerca do uso da neuromodulação no tratamento de diversas condições neurológicas. A LivaNova estará presente em um estande durante os dois dias do evento, explicando detalhes de sua tecnologia VNS de última geração para o tratamento de pacientes com epilepsia refratária, aquela resistente a medicamentos. Além disso, a empresa também apresentará o simpósio “Neuromodulation in Drug-Resistant Epilepsy: What, When and In Whom?” (Neuromodulação em Epilepsia Refratária: O que, Quando e Em Quem?), com o Prof. Dr. Jukka Peltola, especialista em epilepsia da Universidade de Tampere, na Finlândia.

A epilepsia é uma condição neurológica que ocorre quando o cérebro não funciona corretamente e um grupamento de células cerebrais (neurônios) se comporta de maneira hiperexcitável. Essa hiperexcitabilidade gera convulsões frequentes nas pessoas afetadas, havendo até mesmo risco de vida em episódios convulsivos graves. De acordo com a OMS, a epilepsia acomete cerca de 50 milhões de pessoas no mundo e aproximadamente 3 milhões de brasileiros. O tratamento convencional envolve o uso de medicamentos que evitam descargas elétricas anormais no cérebro.

Para casos de epilepsia refratária (resistente a medicamentos), uma opção de tratamento é a terapia VNS, que age para prevenir crises antes que ocorram e para diminuir a duração e intensidade caso aconteçam. A Terapia VNS usa um gerador, um pequeno dispositivo como um marca-passo, implantado por meio de uma cirurgia minimamente invasiva, que, através de um condutor, envia minúsculos impulsos elétricos ao eletrodo ligado ao nervo vago esquerdo situado no pescoço, ajudando a prevenir as irregularidades elétricas que causam as crises. O nervo vago é um importante elo de comunicação entre o corpo e o cérebro, responsável por enviar impulsos a boa parte do cérebro. 

A LivaNova oferece essa opção de tratamento com o gerador SenTiva®, acompanhado de um sistema de programação de última geração. O SenTiva recebeu a aprovação da Anvisa em outubro de 2020 e já havia recebido a aprovação dos órgãos reguladores dos Estados Unidos, o FDA, em 2017, e da Comunidade Europeia em 2018.

O gerador implantado pode coletar e registrar eventos como a posição do corpo do paciente e as variações da frequência cardíaca. O sistema de programação de última geração inclui um pequeno tablet e um aparelho para detecção dos dados do gerador sem fio, compatível com o gerador SenTiva e todos os geradores de terapia VNS da LivaNova. Quando combinado com a tecnologia inteligente do SenTiva, o Sistema de Programação oferece várias opções avançadas e torna o tratamento mais fácil e eficiente por meio de recursos personalizados para atender as necessidades específicas de cada paciente.

No estande da LivaNova no VI Congresso Brasileiro de Neuromodulação, os visitantes poderão receber mais informações sobre essa terapia, tendo detalhes de todo o processo, desde como é feita a cirurgia até os resultados alcançados por meio do tratamento. Já no simpósio “Neuromodulation in Drug-Resistant Epilepsy: What, When and In Whom?”, com participação do Prof. Dr. Jukka Peltola, serão abordadas as peculiaridades dos casos de epilepsia refratária e detalhes da aplicação da Terapia VNS nesses pacientes.

O congresso acontece nos dias 11 e 12 de agosto no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo, sendo o simpósio realizado no segundo dia do evento, na Sala 1, das 14 às 15 horas. Organizado pela Sociedade Brasileira de Neuromodulação, que representa o capítulo brasileiro da International Neuromodulation Society, o evento visa congregar um conjunto multidisciplinar de profissionais que lidam com neuromodulação. O programa estará repleto de palestras abordando tanto modalidades invasivas como não-invasivas de neuromodulação, simpósios da indústria e workshops.

Mais informações sobre o Congresso em: http://www.neuromodulacao2023.com.br/index.html 

Sobre a LivaNova

A LivaNova é uma empresa global de tecnologia e inovação médica, construída com quase cinco décadas de experiência e um compromisso incansável de proporcionar esperança aos pacientes e suas famílias por meio de tecnologias médicas inovadoras, oferecendo melhorias para a cabeça e o coração. Sediada em Londres, a LivaNova emprega aproximadamente 4.000 funcionários e está presente em mais de 100 países para o benefício de pacientes, profissionais de saúde e sistemas de saúde em todo o mundo. A LivaNova opera com duas divisões, Cardiovascular e Neuromodulação, com sede em Mirandola (Itália) e Houston (EUA), respectivamente.

A Cura D'Alma





Nenhum comentário:

Postar um comentário