10/12/2021
A tecnologia e a
digitalização estão cada vez mais presentes na vida de gestores e profissionais
da saúde. A pandemia gerou uma revolução nas práticas clínicas e na gestão
hospitalar, acelerando o uso de soluções tecnológicas robustas e modernas. Mas
esse movimento não deve parar por aí, já que existe a previsão de que o mercado
de TI voltado à saúde continue em crescimento.
De acordo com o relatório Future of Healthcare Report,
que analisa o setor e as previsões para os próximos anos, mais de 50% dos consumidores
estão interessados em soluções virtuais, como a telemedicina. Isso indica a
necessidade de que os profissionais continuem investindo em inovação
tecnológica para melhorar o atendimento aos pacientes e aumentar a eficiência
de processos e tratamentos.
“A ascensão das soluções digitais foi fundamental durante a
pandemia. Esse cenário não só expôs velhas falhas dos sistemas como reforçou a
necessidade de inovações baseadas na tecnologia para atender a demandas que,
até então, não pareciam urgentes”, comenta Luis Barros, gerente de Marketing e
de Inteligência de Mercado da MV.
A MV, líder no desenvolvimento de softwares para a saúde na
América Latina, traz algumas considerações sobre quais devem ser as tendências
no setor da saúde, aliado à tecnologia, no próximo ano.
Estratégia omnichannel
Segundo uma pesquisa da McKinsey, realizada com 7.500
consumidores em 6 países, 79% dos entrevistados demonstraram uma grande
preocupação com o próprio bem-estar. Dentro desse índice, os entrevistados
comentaram que o uso de dispositivos médicos, acesso a serviços remotos e
rastreadores de atividade física e sono, por exemplo, contribuem para a
sensação de que cuidam melhor da si mesmos
A necessidade de se adaptar para atuar em múltiplos canais será
a chance das empresas aproveitarem um mercado em expansão, conquistando a
confiança de pacientes e contribuindo para sua saúde.
Telemedicina
Se, durante a pandemia, o número de atendimentos remotos já
registrou um crescimento considerável, nada indica que vá voltar ao patamar
anterior. Conforme um levantamento feito pela PwC Consultoria, 91% dos
entrevistados usaram atendimento virtual por vídeo ao longo dos dois últimos
anos e fariam isso novamente, confirmando que essa solução deve se consolidar a
partir de 2022. Mas, além de se preocupar com o aprimoramento da conectividade
para ampliar o acesso a esse sistema, é preciso que as empresas de saúde e as
equipes médicas continuem protegendo a privacidade e os dados dos pacientes, o
que reforça, também, o papel das empresas e soluções em segurança cibernética.
IA e Machine Learning
A Inteligência Artificial (IA) é capaz de aumentar a
produtividade dos serviços de saúde e produzir melhores resultados. Análises de
variáveis como sintomas, estilo de vida, idade, status social e outros aspectos
podem contribuir para diagnósticos presenciais ou remotos e tratamentos com o
auxílio de IA, machine learning e big
data. Além disso, o uso de IA pode apoiar em uma variedade de
áreas, como a administração e assepsia hospitalar.
Outra novidade é a chegada do 5G, que pode otimizar ainda mais a
gestão no setor de saúde, a partir do momento em que seja possível oferecer a
possibilidade de processamento e análise de uma grande quantidade de dados
médicos, auxiliando na tomada de decisões.
A IA também pode ser útil na busca e na redução dos ciclos de
desenvolvimento de medicamentos e possíveis tratamentos para doenças
existentes, o que gera redução de custos e torna os processos de simulações
mais rápidos.
Wearables por
toda a parte
Dispositivos inteligentes – de inaladores a colchões, passando
por aparelhos de eletrocardiograma (ECG) e monitores portáteis de frequência
cardíaca – auxiliam na prevenção e manejo de doenças crônicas, permitem o
acompanhamento remoto de pacientes por equipes médicas e facilitam várias
operações, como intercâmbio de dados com software de telemedicina, entre outras
vantagens.
A pandemia aumentou não apenas o uso de wearables,
mas estimulou o crescimento de plataformas digital-first. Com o uso
da tecnologia, os pacientes recebem alertas quando chega a hora de repor os
remédios ou de agendar uma consulta. Com a Cloud Computing, o
compartilhamento de informações é facilitado e ganha-se em agilidade. Os dados
coletados desses devices podem ser úteis no dia a
dia e servir como guia em caso de necessidade.
Diferentes realidades
Realidades virtual, aumentada e mesclada são exemplos de mundos
gerados por computador que podem aprimorar de forma significativa a maneira
como a medicina é praticada. Isso significa que, por meio dessas simulações, os
profissionais de saúde podem planejar operações, terapias e analisar os
resultados prováveis de diversos procedimentos.
A tecnologia VR pode ser usada para melhorar uma variedade de
tarefas hospitalares, tanto no local quanto eletronicamente. O treinamento
cirúrgico, o ensino de alunos com simulações de casos reais e a criação de
experiências hospitalares virtuais são exemplos de uso de VR na saúde.
Com a realidade aumentada (AR), é possível melhorar sistemas de
telemedicina, fazendo a combinação com os serviços e ferramentas já oferecidos
de forma online. A AR também pode ajudar no transporte do paciente, por meio da
previsão do itinerário por onde as equipes precisarão passar. Além disso, a
tecnologia tem o potencial de melhorar a qualidade da varredura pulmonar dos
pacientes, criando uma imagem em tamanho real sobre como o gás se distribui por
todo o pulmão. Esse método é capaz de auxiliar na luta contra o Coronavírus,
por exemplo.
As soluções de realidade aumentada incluem óculos inteligentes,
instrumentos dentários e sensores de veia. Outras ferramentas de AR permitem
que os médicos projetem seus dedos na tela de um cirurgião habilitado para AR
no local, recebam instruções durante as operações, visualizem modelos 3D e
muito mais.
“A expectativa é que, assim como tem ocorrido ao longo dos
últimos anos, muitas outras atividades possam ser aprimoradas no meio virtual,
com o uso de tecnologias digitais mais eficientes e modernas. Com esse
movimento, reformas que levariam uma década para serem implementadas vão ser
feitas em poucos meses”, finaliza Luis.
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