23/12/2021
Na manhã de quarta-feira
(22), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP),
reuniu os gestores assistenciais da unidade para um treinamento voltado ao
mapeamento de processos. Realizada no anfiteatro da instituição, a capacitação
contou com a participação de 18 profissionais e foi ministrada pelo coordenador
administrativo, Juvenal Candido da Silva Neto, que falou sobre o planejamento
que permite estruturar o sistema da organização, além de integrar e engajar os
setores no cumprimento de cada etapa necessária para padronização do serviço. A
ação garante a qualidade de atendimento aos pacientes.
“O foco é capacitar essas lideranças para mapear e descrever
todos os processos das unidades de internação, além de alinhar o olhar crítico
de cada um. Neste mês, iniciamos a revisão dos processos assistenciais e
incluímos novos fluxos baseado no perfil epidemiológico da instituição e de um
cenário pós-Covid”, conta a gerente de enfermagem, Grace Campos.
As ações preparam a instituição para uma nova etapa, buscando
sempre a excelência do cuidado. O objetivo é conquistar o selo da Organização
Nacional de Acreditação (ONA), entidade que certifica a qualidade de serviços
de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Para ser acreditada, a organização
precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos
internacionalmente.
O programa estimula ainda a educação continuada das organizações
prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a
melhoria contínua. “Este é nosso primeiro passo em direção a certificação.
Estamos preparando o hospital para esse processo. A meta é iniciar o mês de
janeiro com as auditorias de qualidade e planos de ação com foco na
acreditação. Para nós, esse é um passo de extrema importância e que coloca o
Hospital São Vicente em um novo patamar.”
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