15/07/2022
A logística hospitalar é um conceito
que possibilita um gerenciamento mais eficiente do estoque de insumos em
hospitais, além de gerar uma série de benefícios que podem facilitar a vida de
gestores, médicos e pacientes.
Para Éber Feltrim, especialista e consultor
de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, ter a organização de um
ambiente hospitalar como premissa básica de gestão pode melhorar diretamente o
atendimento aos pacientes. “Avaliar os passos e necessidades do paciente se
torna o ponto principal para que o desfecho do seu caso seja positivo. Isso
significa que um acompanhamento mais preciso irá transformar a experiência do
usuário durante o atendimento hospitalar. Adotar medidas para monitorar e
controlar as necessidades de exames e medicamentos para o paciente tornam os
processos muito mais seguros para ele e rentável para a instituição, já que
reduz custos evitáveis. Além de ser mais produtivo para os profissionais, que
exercem seu papel com maior precisão”, ensina.
De acordo com o especialista, a
integração de setores em uma clínica é parte crucial desse processo de
otimização. “Uma clínica bem organizada e integrada garante a satisfação do
cliente. Se o médico ou profissional está atrasado dentro da sala, por exemplo,
a recepção precisa estar ciente de quanto tempo levará este atraso para
encontrar a melhor solução e contornar a situação frente ao paciente. É
necessário que todos os setores conversem de forma ampla entre si”, recomenda.
Além de garantir maior organização
interna, satisfação da equipe, otimização de processos e melhorar a
rentabilidade, um atendimento em que os processos acontecem de forma rápida e
eficiente é a principal razão para que os pacientes escolham retornar para
determinada clínica ou hospital. “Não só facilita o retorno dessas pessoas,
como também faz com que eles indiquem aquela clínica para outros, aumentando o
número de pacientes em potencial”, ressalta Feltrim.
O CEO da SIS Consultoria afirma que a
gestão de estoque de qualidade é fundamental para alcançar uma logística
hospitalar eficiente. “É importante que as clínicas realizem a gestão de
mercadorias, insumos médicos e até mesmo itens de papelaria. Registrar o fluxo
de entrada e saída de artigos não só melhora a eficiência dos procedimentos,
como minimiza a necessidade de investimento desnecessário de capital. Um
rigoroso controle desse processo é fundamental para potencializar a
rentabilidade de uma organização e reforçar a sua estrutura de negócio”,
declara.
Com uma gestão de estoque eficiente é
possível:
·
Prever necessidades de compra e
reposição;
·
Reduzir a incidência de perdas por
roubo ou vencimento dos prazos de validade;
·
Otimizar o espaço físico de
armazenamento;
·
Controlar o uso do investimento.
Além de todos os benefícios
destacados, um bom sistema de logística hospitalar pode garantir um
relacionamento mais estreito entre a clínica e seus fornecedores. “O
planejamento logístico tem base em três objetivos, sendo eles redução de
custos, investimentos assertivos e a melhoria do serviço. Os fornecedores atuam
diretamente nesses 3 pontos, alinhando ainda mais os interesses de ambas as
partes”, conceitua.
Para Feltrim, não existe uma fórmula
mágica e cada clínica oferece seus próprios desafios para que uma logística
eficiente seja implementada. “Não tem um passo a passo definido, já que cada
hospital ou clínica é único e tem suas particularidades. Mas deve-se pensar no
fluxo interno e externo do seu negócio. Interno trata-se dos processos que os
pacientes não enxergam, como o controle de estoque, chegada de materiais,
preparação dos leitos e padronização de procedimentos operacionais. Já o fluxo
externo é o que o paciente vê, como atendimento, organização do ambiente e
identidade visual. A logística hospitalar deve passar por todo este fluxo de
forma coerente e harmoniosa”, finaliza.
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