26/07/2022
O Hospital da Criança e
Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP) vai estruturar uma quimioteca,
um ambiente de tratamento humanizado para as crianças com câncer, onde elas vão
poder brincar e interagir umas com as outras ao mesmo tempo em que recebem
tratamento. Esse plano poderá ser concretizado com a verba do McDia Feliz, uma
das principais campanhas do País em arrecadação de fundos para causas
infantojuvenis, que tem sua próxima edição confirmada para 27 de agosto. Na
data, toda a renda gerada com as vendas de sanduíches Big Mac nos restaurantes
McDonald’s de todo Brasil será revertida para o Instituto Ronald McDonald, que
promove a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer e
suas famílias e para o Instituto Ayrton Senna, que contribui para ampliar
oportunidades para os jovens por meio da educação.
Dentre as instituições que serão beneficiadas pela ação, está o
Hospital de Base (HB) e Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto,
que integram o complexo Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme). No
ano passado, o HB/HCM recebeu R$ 168.012,23 da ação, valor que foi importante
para manutenção dos atendimentos do SUS e foi empregado na compra de um
aparelho de ultrassonografia portátil, muito importante no diagnóstico e
tratamento do câncer de nossas crianças.
Mesmo com todas as adversidades vividas em 2021, o pior ano da
pandemia de Covid-19, a última edição do McDia Feliz arrecadou, em outubro de
2021, um total de R$ 22,5 milhões em todo o Brasil, que foram investidos em
projetos de saúde e educação em todo o País. Em 2021, foram beneficiados 66
projetos de 56 organizações que atuam na oncologia pediátrica no Brasil,
selecionados pelo Instituto Ronald McDonald.
Dr. Jorge Fares, diretor-executivo da Funfarme, reitera o quanto
esse tipo de parceria é essencial para os trabalhos do SUS da instituição. “O
sistema público é subfinanciado e toda iniciativa que envolva as empresas e a
população nos ajuda muito a atender os pacientes com a qualidade que eles
merecem”, pontua.
Dra. Amália Tieco, diretora-administrativa do Hospital de Base,
destaca a importância de participar de uma campanha deste porte. “É uma honra
para nós fazer parte pelo terceiro ano consecutivo do McDia Feliz, uma das
maiores campanhas em prol de crianças e adolescentes do país, uma iniciativa
que ao mesmo tempo mobiliza e conscientiza os mais diferentes setores da
sociedade sobre o câncer infanto-juvenil”, afirma Dra. Amália.
Dr. Antônio Soares, diretor-administrativo do HCM, pontua que
por meio da verba arrecadada no McDia Feliz será possível estruturar uma
quimioteca, um espaço lúdico e humanizado onde as crianças passarão por
tratamento. “Nós disponibilizaremos um ambiente especial, acolhedor e
humanizado. É isso que nós desejamos e ficamos muito agradecidos com mais essa
ação que será concluída com êxito através do McDia Feliz.”
Dra. Francine Megid, oncologista pediátrica do HCM, explica que
a quimioteca terá uma estrutura lúdica, que possibilitará o brincar mesmo em
uma situação tão hostil quanto a quimioterapia. “Vai ajudar muito nossos
pequenos estruturar esse ambiente com uma decoração adequada, em um local em
que as crianças possam se locomover para realizar outras interações enquanto
recebem a quimioterapia, ter poltronas próprias para as atividades com
terapeuta ocupacional, e locais adequados para que esse material seja guardado
de forma acessível. Assim podemos ter uma ressignificação do ambiente
hospitalar e ainda estimular o desenvolvimento infantil”, esclarece a
especialista.
O franqueado da rede das cidades de São José do Rio Preto,
Catanduva, Fernandópolis e Votuporanga, Rubens Fragoso, destaca a importância
da campanha para o Hospital de Base (HB) e Hospital da Criança e Maternidade
(HCM), entidades beneficiadas por meio da parceria com o Instituto Ronald
McDonald, referência no tratamento oncológico em todo o país. “O McDia Feliz é
parte do compromisso da marca com a sociedade. Utilizamos nossa escala para
conscientizar e promover a saúde, a qualidade de vida, além de contribuir com a
educação de crianças e adolescentes em todo o país através do Instituto Ayrton
Senna, a partir de uma rede de solidariedade formada por todos os nossos
colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes, que se unem para gerar
mudanças e impactar de forma duradoura a vida de milhares de crianças e jovens
e suas famílias que precisam de apoio”, ressalta Fragoso.
Os tíquetes já estão disponíveis. O valor individual é de R$
18,00 e pode ser adquirido diretamente na Captação de Recursos do Hospital de
Base. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira das 7h30 às 17h30 e
na sexta-feira das 7h30 às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo
telefone (17) 99622-6614.
A campanha faz parte da estratégia de atuação ESG da Arcos
Dorados, Receita do Futuro.
Informações: www.mcdonalds.com.br/mcdia-feliz
Nenhum comentário:
Postar um comentário