plasamed

plasamed

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Fernando de Noronha inicia segunda fase da pesquisa de imunidade de moradores vacinados contra a Covid-19

 

Coleta de sangue começou nesta segunda-feira (20) e segue até o dia 1º de outubro, no hospital de campanha, no bairro da Floresta Velha, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Por Ana Clara Marinho, G1 PE

20/09/2021 11h56  Atualizado há uma hora


O governo do estado iniciou, nesta segunda-feira (20), a segunda fase da pesquisa de imunização, que faz parte do estudo epidemiológico da Covid-19 realizado em Fernando de Noronha. O objetivo é verificar o nível dos anticorpos dos moradores que receberam a vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus.

·         Veja ocupação dos leitos de UTI e enfermaria em PE

·         Confira a média móvel da Covid-19 no estado

·         Mapa do G1 mostra os números da pandemia em cada cidade

A coleta de sangue para o exame sorológico segue até o dia 1º de outubro, no hospital de campanha localizado no bairro da Floresta Velha, das 9h às 12h e das 13h às 17h. As coletas da primeira fase dessa pesquisa ocorreram em julho.

Segundo a Administração da Ilha, mais de 90% da população adulta recebeu duas doses do imunizante. Os responsáveis pelo estudo informaram que, para participar do estudo, é preciso ter tomado as duas doses da vacina.

Quem não participou da primeira fase da pesquisa pode fazer a coleta de sangue nessa segunda etapa. A nova fase busca avaliar a imunidade humoral (anticorpos) e celular (linfócitos) de defesa do organismo contra a Covid-19 após a aplicação da segunda dose do imunizante.

Os pesquisadores pretendem acompanhar o desenvolvimento imunológico dos moradores em cada etapa da vacinação. A terceira e última fase do estudo está prevista para fevereiro de 2022, seis meses após a aplicação da segunda dose da vacina.

A maquiadora Letícia Flor foi a primeira moradora da ilha a fazer a coleta de sangue nesta segunda-feira (20). “Resolvi fazer logo para esperar o resultado sair, pois tive Covid-19 e quero saber como está minha imunidade”, disse.




Nenhum comentário:

Postar um comentário