26/04/2022
Beneficiários da Unimed
Jundiaí (SP) contam a partir de agora com o Robô Laura, ferramenta de
inteligência artificial especializada no acompanhamento de pacientes com
doenças crônicas. Realizado por WhatsApp, o acompanhamento permite uma melhor
leitura da evolução do paciente pela equipe médica multidisciplinar, de forma a
oferecer mais subsídios para a tomada de decisão.
Inicialmente, a novidade engloba pacientes com hipertensão
arterial e diabetes. Os contatos são mensais, orientam sobre a busca do equilíbrio
da saúde e qualidade de vida e verificam as condições gerais de saúde dos
atendidos. Em caso de necessidade de intervenção, é realizado um
teleatendimento ou consulta presencial com a equipe de enfermagem.
Para Cristian Rocha, CEO e co-fundador da Laura, o robô também
permite um cuidado personalizado e preocupado em agregar à saúde dos
beneficiários. “Esta é uma forma de prestar um cuidado mais individualizado,
moderno e assertivo, evidenciando a preocupação em trazer cada vez mais
soluções que contribuam para a melhor qualidade de vida do paciente”, afirma.
A Unimed Jundiaí já contava com o NAS – Núcleo de Atenção à
Saúde, criado para oferecer aos beneficiários um serviço dedicado ao cuidado de
pacientes crônicos, por meio de programas de promoção à saúde e prevenção de
doenças. Esse monitoramento agora foi modernizado com a implantação da
tecnologia da Laura, que auxilia a equipe multidisciplinar do NAS a acompanhar
a condição dos pacientes, além de complementar a assistência já prestada em
consultório pelo médico.
Laura
Eleita em 2021 como TOP 10 Open Startups, ranking que reconhece
as startups mais atraentes para o mercado corporativo no país, a startup Laura
oferece soluções de inteligência artificial com o objetivo de democratizar a
saúde por meio da tecnologia e gerar impacto social positivo em escala,
acompanhando toda jornada do paciente. Por meio de inteligência artificial e
tecnologia cognitiva, a ferramenta permite a priorização de atendimento em
instituições de saúde, assim como o gerenciamento de dados da rotina
hospitalar, emitindo alertas para a equipe assistencial. Ativa desde 2016, a
tecnologia da Laura já analisou mais de 11 milhões de atendimentos, reduziu em
25% a taxa de mortalidade hospitalar e ajudou a salvar cerca de 24 mil vidas.
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