plasamed

plasamed

sexta-feira, 8 de março de 2024

Casa de Saúde São José promove simpósio especial sobre o câncer colorretal

 

08/03/2024

No mês dedicado à prevenção e conscientização da doença, hospital da zona sul do Rio de Janeiro realiza evento online e gratuito com a presença de especialistas



O mês de março é dedicado à prevenção e conscientização do câncer colorretal, que é um tumor maligno que se instala no intestino grosso ou cólon. Trata-se do segundo tumor mais frequente em ambos os sexos, somente atrás do câncer de próstata em homens e de mama em mulheres. Entidades médicas importantes, como a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), alertam para a importância do rastreio e do diagnóstico precoce.

Por isso, no mês da prevenção e da conscientização do câncer colorretal, a Casa de Saúde São José organiza um simpósio on-line e gratuito, voltado para o público médico, a fim de debater sobre o tema e alertar a sociedade sobre a importância do rastreio e do diagnóstico precoce.

O evento aconteceu no último dia 7 e contou com palestras da Dra. Lucia Oliveira, coloproctologista da CSSJ e titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, e convidados.

Para este ano, a Campanha está focada em fortalecer e aprofundar a relação de parceria entre médicos e pacientes. Reconhecemos que a troca de informações entre profissionais de saúde e pacientes desempenha um papel crucial na detecção precoce de lesões tratáveis e, consequentemente, na melhoria dos resultados clínicos”, explicou a especialista da Casa de Saúde São José.

O simpósio tem como objetivo promover o debate acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal. A Programação conta com explicações sobre a importância do exame proctológico; o papel da colonoscopia; o papel do oncologista no rastreamento do CCR; epidemiologia e prevenção primária do CCR.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o Brasil deve registrar 44 mil novos casos da doença por ano no próximo triênio, entre 2023 e 2025, com 70% concentrados nas regiões Sudeste e Sul. Desses casos, 23.660 devem ser diagnosticados entre mulheres e 21.970 entre homens.

Apesar de fazer vítimas em todo o mundo, o câncer colorretal pode sim ser vencido quando descoberto no início. A recomendação das Sociedades é o rastreamento a partir dos 45 anos, com consulta médica anual e colonoscopia a cada 5 anos. Além disso, também é importante a prática regular de atividades físicas, a adoção de uma dieta saudável e evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.

Os principais sintomas conhecidos da doença são: sangramento retal, emagrecimento, alterações no funcionamento do intestino, anemia, muco nas fezes, dor e distensão abdominal. Ao aparecimento de alguns desses sinais, deve-se buscar um especialista com urgência. Vale lembrar que a informação e prevenção aumentam as chances de detecção e cura do câncer. Cuide-se!


A Cura D'Alma





Nenhum comentário:

Postar um comentário