plasamed

plasamed

quarta-feira, 27 de março de 2024

Qualidade de vida: boa alimentação e exercícios regulares são o segredo para a vitalidade

 

27/03/2024


Especialistas do Hospital São José reforçam a importância do tratamento multidisciplinar para pacientes com sobrepeso e obesidade


A alimentação está presente em todos os momentos da nossa vida. Não nos alimentamos somente para nutrir o nosso corpo, comemos para comemorar, quando estamos tristes, quando saímos com amigos etc. Além disso, os agitos da vida moderna também fazem com que a pessoa desconte suas ansiedades e demais emoções na ingestão exagerada de alimentos de baixo valor nutricional e com grande quantidade de açúcares e gorduras.

Observando essa tendência o Ministério da Saúde instituiu em 2015 o Dia Nacional da Saúde, celebrado em 31 de março. A campanha visa conscientizar a população sobre a importância da alimentação saudável para a manutenção da saúde. No mês que iniciou com o Dia Mundial da Obesidade (4/3), a nutricionista do Hospital São José, Revelyn Cardinot, fala sobre a importância da adoção de um novo estilo de vida para o bem-estar da pessoa.

“As pessoas que já estão com obesidade ou sobrepeso, apresentam grande dificuldade para uma mudança de estilo de vida. Por isso, acho importante que elas busquem um acompanhamento multidisciplinar que, além do nutricionista, falem com um psicólogo, ortopedista, cardiologista, entre outros profissionais. Alguns fatores podem facilitar essa baixa adesão ao novo, são eles: olhares de julgamento em locais como academias, tentar dietas da moda sem orientação de um profissional e se frustrar por não alcançar o resultado, e além da própria família não aderir à mudança de estilo de vida, tendo alimentos em casa de alto valor calórico e manter um padrão alimentar em sua maioria com fast-food”, explica a nutricionista

Para além da alimentação, a prática de exercícios físicos regulares também é forte aliada para garantir uma melhor qualidade de vida. Contudo, vale ressaltar a importância de buscar um acompanhamento médico antes de iniciar a prática para o paciente saber se está liberado para a atividade que deseja ou se ela pode apresentar algum risco à saúde.

“O tempo todo ressalto sobre a importância da mudança do estilo de vida. O casamento perfeito para iniciar a perda de peso e ser mais saudável, que é justamente se exercitar. É legal buscar uma atividade que lhe dê prazer, seja aula de dança, musculação, Crossfit, luta, entre outros. E iniciar melhores escolhas alimentares, priorizando alimentos naturais, os que a natureza nos oferece, reduzindo o consumo de açúcar e sal, principalmente os alimentos ultraprocessados como salgadinhos, refrigerantes e sorvetes”, completa Revelyn.

O ortopedista Robson Pinto, que também compõe o corpo clínico do Hospital São José, reforça que o exercício acompanhado de uma alimentação balanceada é o caminho certo sempre!

“A obesidade, é sem dúvida, umas das piores causas de alterações permanentes articulares. Principalmente as articulações de membros inferiores e da coluna vertebral.  A sobrecarga ao nosso organismo diário leva ao desgaste da cartilagem articular e a incapacidade física progressiva e irreversível”, explica o médico

O sobrepeso leva a várias complicações osteomusculares, porém, não só as articulações são danificadas por ele. Alterações degenerativas vasculares e sobrecarga cardiológica fazem a vida do paciente obeso ainda mais complicada gerando uma diminuição da qualidade de vida.  O excesso de peso também ocasiona dor diária e processos inflamatórios repetitivos.

“A dor deve ser controlada com exercícios físicos regulares com ajuda fisioterápica e associados a medicamentos específicos a cada queixa.  O uso dos colágenos, analgésicos e anti-inflamatórios são quase sempre necessários.  Porém, nada substitui a melhora da qualidade física com exercícios regulares e alimentação balanceada para controle total”, esclarece Dr. Robson.

A diminuição do peso corporal com a manutenção muscular é, sem dúvida, a melhor forma de proteção articular. A manutenção da massa magra (musculatura) é fundamental, por isso, no processo de emagrecimento, os exercícios são tão importantes e recomendados. Dentro deles, a musculação, realizada de forma adequada e com acompanhamento, sem sobrecarga, faz parte do processo de melhora total.

De um modo geral os exercícios com pouca carga articular são os mais indicados para iniciar um processo de melhora progressiva do paciente. Os exercícios na água, como natação e hidroginástica e, também, o pilates, são bastante indicados para casos como esse. Caminhadas leves e musculação controlada também podem fazer parte do programa de recuperação física”, finaliza.

A Cura D'Alma





Nenhum comentário:

Postar um comentário