plasamed

plasamed

terça-feira, 5 de março de 2024

Preocupação com a saúde: qual a importância do check-up anual?

 

05/03/2024

Médico do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição incentiva consultas regulares para a prevenção de doenças


Como muitos dizem que o ano só começa depois do carnaval, chegou a hora de priorizar a saúde! Realizar check-up anual é um hábito que previne doenças silenciosas e contribui para a manutenção da saúde e bem-estar. Nem sempre temos tempo para comparecer às consultas regularmente, muitas vezes é preciso sentir algum sintoma repentino para estimular a ida ao hospital. Para falar sobre o tema, o clínico-geral do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, Dr. Antonino Neto, compartilha os benefícios da medicina preventiva.

Para o especialista, o check-up anual atua como um método preventivo para diagnóstico precoce de doenças e complicações ainda no início. “A frequências dos exames de rotinas podem variar de acordo com sexo, idade e histório familiar de cada paciente, porém acima dos 40 anos, o check-up médico torna-se imprescindível, pacientes com comorbidades como hipertensão e diabetes precisam realizar o acompanhamento anual de  exames conforme  a necessidade, muita vezes, a cada 6 meses”, avalia.  

É bom destacar que o check-up anual consiste em um panorama geral do paciente, incluindo exames clínicos, como sangue, urina, colesterol, eletrólitos, eletrocardiograma e ultrassonografia. No caso das mulheres, ainda há a mamografia e preventivo de câncer de colo uterino que deve ser feito anualmente. Já os homens devem realizar o exame de próstata todo ano. A partir do diagnóstico geral, poderemos evoluir para uma investigação mais aprofundada com exames específicos, além de incluir demais especialidades médicas, como cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia e avaliação nutricional.

O médico alerta que o check-up anual auxilia na descoberta de doenças silenciosas como as cardiovasculares. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 350 mil mortes das mortes registradas no Brasil são causadas por infarto, derrame ou insuficiência cardíaca. Em seguida do câncer e diabetes que também são doenças silenciosas que há mais chances de controle, quando são descobertas precocemente.  

Para um 2024 com mais qualidade de vida, o clínico-geral destaca dicas valiosas para manter a saúde em dia. “A prática de exercícios físicos regulares é imprescindível, a musculação virou prioridade, principalmente para as pessoas acima dos 40 anos. Isso porque acima desta idade, o corpo começa a perder massa magra (músculos) e aumenta a massa gorda (gordura) contribuindo para o aparecimento de doenças. Além disso, é preciso tentar equilibrar uma dieta saudável para garantir a nutrição, melhora do sono, humor e prevenir diabetes”, aconselha o Drº Antonino.

A Cura D'Alma




Nenhum comentário:

Postar um comentário