plasamed

plasamed

quinta-feira, 14 de março de 2024

No mês da mulher, ginecologista da Casa de Saúde São José incentiva o autocuidado

 14/03/2024

Dra. Caroline Goretti fala sobre os principais exames de rotina e doenças ginecológicas que acometem as mulheres


O mês de março é conhecido como o mês da mulher. A iniciativa frisa que além de pautas sociais, econômicas e de gênero, também é importante pensar na saúde feminina. Muitas vezes o dia a dia corrido com afazeres domésticos, maternidade e trabalho faz com que elas se deixem de lado e não dêem atenção para sintomas de dores ou incômodos. O resultado disso é que, segundo levantamento divulgado em 2023 pelo Ministério da Saúde sobre a saúde da mulher brasileira, a porcentagem de mortes evitáveis nelas aumentou em quase 8%, de 2012 para 2021.

De acordo com a ginecologista da Casa de Saúde São José, Dra. Caroline Goretti, algumas medidas preventivas podem ser adotadas com o objetivo de reduzir o risco de desenvolvimento de problemas de saúde. Ela indica a manutenção da constância na realização de exames e consultas, além de incorporar outros hábitos saudáveis ao dia a dia, como a prática de exercícios físicos, a alimentação equilibrada, evitando bebidas alcoólicas e alimentos processados, o combate ao tabagismo e o uso de preservativos nas relações sexuais. 

Para detectar um problema, que muitas vezes surge de forma silenciosa, alguns exames devem ser realizados regularmente pelas mulheres a fim de manter a saúde em dia: “O preventivo, ultrassom transvaginal e a mamografia são alguns dos mais importantes a serem realizados periodicamente. Devemos incluir também em nossa rotina de rastreamento as sorologias para ISTs e a colonoscopia, exame importante para o rastreamento de câncer de intestino”, ressalta a médica.

Em relação à frequência, a médica indica que haja uma rotina anual de exames, mas alerta  que isso pode variar dependendo da idade ou do histórico familiar da paciente. “O acompanhamento da saúde através de exames e consultas regulares com um especialista, possibilita um diagnóstico precoce e gera uma maior chance de cura com os tratamentos indicados”, completa Drª Caroline.

Nos últimos anos, uma doença que tem chamado bastante atenção dos especialistas é a endometriose.  Segundo estudos do Brazilian Journal of Health Review, entre os anos de 2013 e 2022 os casos aumentaram, registrando quase 120 mil pacientes internados pela doença. Apesar de ser frequente, a médica da Casa de Saúde São José alerta para a importância do exame de rastreamento para começar a tratar a comorbidade.

Além dos exames mencionados como de rotina, pode haver a necessidade da realização de exames adicionais pelas pacientes para detectar outros problemas. Diante disso a ginecologista alerta para sintomas gerais como febre, emagrecimento, perda de apetite e outros mais específicos como dor pélvica, alteração no ciclo menstrual, dor ou sangramento nas relações sexuais, alteração do hábito intestinal e secreções vaginais com cor ou cheiro forte.

A realização de exames e de consultas de rotina com os ginecologistas pode evitar doenças graves como os câncer de colo de útero, mama e ovário. Anualmente, novos estudos são feitos e novos métodos e técnicas são descobertos visando desenvolver técnicas que tornem os exames menos desconfortáveis e cada vez mais precisos.

“A melhoria da qualidade dos exames de imagem nos traz uma maior segurança nos diagnósticos. Além disso, também tivemos um avanço em testes genéticos que muito nos auxiliam no rastreamento de doenças. E, claro, que não podemos deixar de falar da evolução do calendário vacinal preventivo, como a vacina de HPV que é aplicada em crianças e adolescentes”, finaliza a especialista.


A Cura D'Alma







Nenhum comentário:

Postar um comentário