plasamed

plasamed

quarta-feira, 13 de março de 2024

Hospital Moinhos de Vento oferece cursos gratuitos em três áreas da saúde

 

13/03/2024

Três projetos do Ministério da Saúde, liderados pelo Hospital Moinhos de Vento, estão oferecendo cursos gratuitos de aperfeiçoamento para profissionais que atuam em diferentes segmentos da área da saúde. As iniciativas fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Todas as formações são na modalidade autoinstrucional, online e com certificação após a conclusão do curso e podem ser encontradas no site.

TB PED

Um milhão e 300 mil pessoas morreram em decorrência da tuberculose em 2022 e um quarto da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, agente causador da doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil é um dos países prioritários elencados pela OMS para controlar a enfermidade, que tem cura e tratamento disponível.

Para isso, no entanto, é preciso diagnosticar os pacientes e investigar aqueles que tiveram contato com eles. Com o intuito de auxiliar nessa identificação, o projeto TB PED, que avalia a prevalência de tuberculose em crianças de seis meses a 15 anos incompletos no país, está com inscrições abertas para a primeira turma do curso “Diagnóstico, Tratamento e Vigilância da Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB)”.

Direcionado para profissionais da área da saúde que atuam em unidades básicas e/ou de referência para o tratamento da tuberculose no Brasil, o curso tem oito horas de duração. A formação está disponível até o dia 30 de junho de 2024.

ATS Educação

Como uma Secretaria Estadual de Saúde vai implementar uma nova tecnologia do SUS? O custo-benefício da inserção de um novo procedimento no Estado é satisfatório? São questões como essa que o projeto ATS-Educação auxilia a responder.

Por meio de capacitações oferecidas para servidores e demais profissionais de saúde que atuam em Secretarias Estaduais de Saúde, a iniciativa é um instrumento fundamental para embasar a tomada de decisão, tanto política quanto clínica, dentro de um processo interdisciplinar sistemático com base em evidência científica. Para isso, está com 10 módulos de formação abertos para conclusão até 31 de dezembro de 2026.

Diretrizes

Diretrizes clínico-assistenciais são um conjunto de recomendações, baseadas em evidências científicas, que orientam médicos e outros profissionais de saúde sobre os melhores caminhos e práticas para diagnosticar, tratar ou cuidar de pacientes com diferentes condições de saúde. Elas ajudam a garantir que os pacientes recebam o melhor tratamento, e ao mesmo tempo, que os recursos de saúde sejam usados de maneira eficiente.

Nesse sentido, o projeto Diretrizes tem como objetivo promover as melhores práticas baseadas em evidência no SUS, trazendo melhorias para a assistência recomendada à população. Para capacitar profissionais que atuam nessa área, está disponível, até 31 de dezembro de 2026, o Curso Básico de Diretrizes Clínico-Assistenciais. A atividade tem 20 horas de duração, dividida em sete aulas.

O público-alvo são profissionais com conhecimento em revisão sistemática ou avaliação de tecnologias em saúde, que estejam envolvidos em atividades da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) ou Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), incluindo membros de Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) e servidores do Ministério da Saúde.

Informações sobre os cursos podem ser acessadas aqui.

A Cura D'Alma





Nenhum comentário:

Postar um comentário