22/02/2022
Não é comum clínicas,
hospitais e consultórios médicos se depararem com a falta de pacientes
diariamente, situação que consome entre 20% e 30% dos desafios na gestão
assistencial. Fato é que a tecnologia empregada na saúde tem mudado – e para
melhor – a gestão desses estabelecimentos, razão pela qual desenvolvedores
criam soluções e alternativas para conter problemas que afetam a rotina
administrativa das empresas ou causam custos que podem ser revertidos em lucro
ou economia.
Uma dessas tecnologias é atribuída à confirmação de presença
para consultas e exames, que melhora a qualidade e agilidade na prestação do
serviço. Trata-se do sistema de confirmationCALL que é utilizado por cerca de
10 Unimeds de todo país. Uma delas, a Unimed Litoral, em Santa Catarina, viu
aumentar de 36% para 90% a taxa de confirmação de pacientes nas consultas
realizadas no Hospital e nas unidades de atendimento da cooperativa. “O contato
com o cliente passou a ser feito via WhatsApp, o que traz agilidade para tomada
de decisões quando ele responde que não poderá comparecer à consulta. Para
esses casos, imediatamente encaixamos outro paciente e aproveitamos
integralmente a nossa agenda”, conta Davi Pinto, gerente de Atenção Integral à
Saúde.
A solução empregada foi desenvolvida pela startup Nina
Tecnologia, que também ajudou o Hospital Unimed, da Grande Florianópolis, a
resolver um problema que representava perda de receita.
Realidade na saúde
No Hospital Unimed Alto Vale, por exemplo, alguns fatores
justificavam a falta de pacientes, sendo o esquecimento e os imprevistos os
mais comuns entre eles. A ausência também prejudicava o atendimento
médico a outras pessoas que aguardavam disponibilidade para suas consultas ou
exames, o que gerava uma longa fila de espera, responsável pelas principais
queixas de pacientes e que foi resolvida com a ajuda da startup.
A Unimed Taubaté também passava pelo mesmo problema e
automatizou o sistema de confirmação de presença, em março de 2020. Além dela,
outras 80 empresas de saúde de todo Brasil também fazem uso do sistema criado
pela Nina que, em três anos, já confirmou mais de 10 milhões de exames e
consultas para os seus clientes.
Desde que a Unimed Tubarão, outra cooperativa que faz uso de
confirmationCALL, passou a adotar o serviço em seu Hospital foram realizados
cerca de 225 mil confirmações e 30 mil agendamentos convertidos em novas
consultas. A cooperativa também percebeu aumento na presença de pacientes e
Nina tem evitado que 40% das pessoas faltem às consultas e aos exames, uma
média de 4 pacientes a cada 10 agendamentos.
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